A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Bruno Barbosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Bruno Barbosa"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Bruno Barbosa
Quem tem medo de TCC? C T C Professor Bruno Barbosa

2

3 TCC- TERROR CIENTÍFICO CONCLUINTE

4 Escolha do Tema Escolha do Orientador

5 COMO DEFINIR O TEMA DO TCC?

6 Alguns profissionais defendem a posição de que o tema do trabalho deve partir, necessariamente, dos alunos, pois, caso contrário, ele seria imposto. Outros defendem a idéia de que os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo com a sua intenção educativa.

7 Texto - Introdução Delimitação do tema:
É a restrição dos assuntos abordados no tema. Temporal Geográfica Por tipo (porte de empresa, nível organizacional, setor, tipo de sistemas, etc.)

8 Pensar no todo SEMPRE!!! REFLETIR

9 CLAREZA NA RELAÇÃO SEMPRE!!!
ORIENTAÇÃO A orientação deve obedecer uma certa ordem, começo, meio e fim ou planejamento, execução e normalização. CLAREZA NA RELAÇÃO SEMPRE!!!

10

11 O orientador e seu orientando devem ampliar seus conhecimentos e seus processos de produção, indo além de suas atividades curriculares básicas.

12 PROJETO PLANEJAMENTO da maneira pela qual se deseje apresentar o trabalho, demonstrando os itens que serão partes integrantes e a metodologia que será aplicada para a sua realização.

13 PLANEJAMENTO É TUDO!

14 É preciso saber vender seu produto!

15

16 Qualidade do TCC Tema relevante, inovador e atual;
Clareza na exposição do tema e de sua delimitação; Texto construído segundo a metodologia científica (ABNT), usando referencial teórico; Estruturação lógica: início (Objetivo), meio (Desenvolvimento) e fim (Conclusão); Correção gramatical e linguagem adequada ao contexto científico-acadêmico (verbo no infinitivo).

17 O TCC tem por objetivo a reflexão de um tema ou problema específico, resultante de um processo de investigação.

18 As fases Duas fases: Antecedente (projeto de pesquisa),
Consolidadora (TCC final). Segundo Vergara (2005), qualquer pesquisa necessita de um projeto bem elaborado. “Ele pode não garantir o sucesso da investigação, mas sua inadequação, ou sua ausência, certamente, garantem o insucesso”.

19 DESENVOLVIMENTO (Verdade X Realidade)
Não basta ter apenas as escritas com a palavra do orientando, deve conter as provas (citações) de que é realmente a expressão da verdade, no entanto, não se trata de trabalho de cópia e sim de interpretação e criação do aluno. O trabalho sem citação não tem valor de comprovação!

20 Estrutura do TCC Capa: Título e subtítulo;
Folha de Rosto: credenciais; Termo de Aprovação; * Dedicatória e Epígrafe; * Agradecimento; Resumo - **Palavras-chave **Abstract key-words; Sumário Lista de figuras, tabelas, abreviaturas... Introdução; Desenvolvimento; Considerações Finais; Conclusão * Anexos e Apêndice; Referências Bibliográficas. Pré-Textual Textual Pós-Textual Com (*) é Opcional!

21 Texto - Introdução Visão geral do TCC. Deve conter:
o problema ( incluindo a importância e a delimitação do tema objetivos metodologia adotada.

22 CADA TIPO DE PESQUISA POSSUI SEU VERBO MAIS ADEQUADO!!!
Texto - Introdução Objetivos: Qual a finalidade do trabalho A resposta ao problema apresentado. Objetivos Específicos: Outros objetivos secundários e específicos CADA TIPO DE PESQUISA POSSUI SEU VERBO MAIS ADEQUADO!!! EVITE REPETIR VERBOS!

23 Isto depende de para onde você quer ir !
Que caminho devo tomar? OBJETIVOS PARA QUÊ? PARA QUEM?

24

25 Questões para o TCC Algumas perguntas para a pesquisa: O quê? Título
Por quê? Objetivos – Introdução Para quem? leitor – Introdução Onde, com que, quando e como? Desenvolvimento Quanto? Resultados O que significa? Desenvolvimento Qual a conclusão? Considerações finais Quem disse? Referências Qual o tempo? Cronograma

26 Recomendações para o TCC
No texto: Revisar várias vezes o texto; Submeter para outros revisarem; Revisar trabalhos de outros; Avaliando se aprende a escrever e a julgar; Usar um dicionário; Não esquecer dos agradecimentos; Não usar a primeira pessoa; Palavras estrangeiras em itálico; Explicar siglas entre parênteses. Pesquisar formatação de texto (TCCs)

27 Recomendações para o TCC
Na apresentação: Não usar gírias, ironias, piadas e brincadeiras; Consistência no uso de tempo verbal. Usar o passado ao término; Cuidado com palavras estrangeiras; Usar o tempo (nem mais nem menos); Distribuição do tempo entre o grupo; Traje social; Levar mídias sobressalentes.

28 Recomendações para o TCC
Equilíbrio; Escrever e falar o estritamente suficiente e necessário: Não encher linguiça; Não omitir coisas importantes

29 Recomendações para o TCC
Análise do referencial teórico: As referências devem ser as mais recentes possíveis ; Conter obrigatoriamente a indicação correta da fonte de origem – Autor, Título e a Imprensa.

30 LEMBRETES Devem ser informada(s) a(s) conclusão(ões) a que se chegou, baseada(s) nas premissas encontradas no decorrer do desenvolvimento do trabalho. Quando oportuno, é neste setor que serão incluídas as sugestões e orientações quanto ao assunto abordado.

31 O QUE SE ESPERA DOS TRABALHOS:
TCC ...Uma demonstração da habilidade de trabalhar um tema com conhecimento e ordem

32

33 PROBLEMAS MAIS COMUNS NOS PROJETOS/TCC DA ENFERMAGEM UCB

34 “Começar” do “início”!!! Dificuldade em entender o que é um TCC.
Distância de professores no momento da delimitação do tema. Não entendimento de que é uma OBRIGATORIEDADE. Associação com duplas por interesse/amizade e não por afinidade temática/teórica/conceitual.

35 Seu trabalho é importante!

36 Problemas de percurso Associação com docentes sem proximidade com a temática. Orientador x Orientando: A LUTA!. A falta de clareza na relação leva a cisão.

37 Como o processo é visto:

38 “Concluindo” sem “fechar”!
Trabalhos COMUNS geram RESULTADOS comuns. Trabalhos sem prazer, levam ao sofrimento.

39 TCC tem prazo!!!!

40

41

42 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação - referências - Elaboração. NBR Rio de Janeiro: ABNT, _____. Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. NBR Rio de Janeiro: ABNT, _____. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação. NBR Rio de Janeiro: ABNT, _____. _____. Emenda 1. Rio de Janeiro: ABNT, BIMESTRE FILHO, Gino. Rumo ao Aprender: Metodologia Científica. Taubaté: CABRAL, _____. _____. 2.ed. Atual. e Ampliada. São Paulo: Plêiade, 2009.


Carregar ppt "Professor Bruno Barbosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google