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Quem tem medo de TCC? Professor Bruno Barbosa C T C.

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1 Quem tem medo de TCC? Professor Bruno Barbosa C T C

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3 TCC- TERROR CIENTÍFICO CONCLUINTE

4 Escolha do Tema Escolha do Orientador

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6 Alguns profissionais defendem a posição de que o tema do trabalho deve partir, necessariamente, dos alunos, pois, caso contrário, ele seria imposto. Outros defendem a idéia de que os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo com a sua intenção educativa.

7 Delimitação do tema: – É a restrição dos assuntos abordados no tema. – Temporal – Geográfica – Por tipo (porte de empresa, nível organizacional, setor, tipo de sistemas, etc.) Texto - Introdução

8 Pensar no todo SEMPRE!!! REFLETIR

9 ORIENTAÇÃO A orientação deve obedecer uma certa ordem, começo, meio e fim ou planejamento, execução e normalização. CLAREZA NA RELAÇÃO SEMPRE!!!

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11 O orientador e seu orientando devem ampliar seus conhecimentos e seus processos de produção, indo além de suas atividades curriculares básicas.

12 PROJETO PLANEJAMENTO da maneira pela qual se deseje apresentar o trabalho, demonstrando os itens que serão partes integrantes e a metodologia que será aplicada para a sua realização.

13 PLANEJAMENTO É TUDO!

14 É preciso saber vender seu produto!

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16 – Tema relevante, inovador e atual; – Clareza na exposição do tema e de sua delimitação; – Texto construído segundo a metodologia científica (ABNT), usando referencial teórico; – Estruturação lógica: início (Objetivo), meio (Desenvolvimento) e fim (Conclusão); – Correção gramatical e linguagem adequada ao contexto científico-acadêmico (verbo no infinitivo). Qualidade do TCC

17 O TCC tem por objetivo a reflexão de um tema ou problema específico, resultante de um processo de investigação.

18 Duas fases: – Antecedente (projeto de pesquisa), – Consolidadora (TCC final). Segundo Vergara (2005), qualquer pesquisa necessita de um projeto bem elaborado. – Ele pode não garantir o sucesso da investigação, mas sua inadequação, ou sua ausência, certamente, garantem o insucesso. As fases

19 DESENVOLVIMENTO (Verdade X Realidade) Não basta ter apenas as escritas com a palavra do orientando, deve conter as provas (citações) de que é realmente a expressão da verdade, no entanto, não se trata de trabalho de cópia e sim de interpretação e criação do aluno. O trabalho sem citação não tem valor de comprovação!

20 Estrutura do TCC Capa: Título e subtítulo; Folha de Rosto: credenciais; Termo de Aprovação; * Dedicatória e Epígrafe; * Agradecimento; Resumo - **Palavras-chave ** Abstract key-words ; Sumário Lista de figuras, tabelas, abreviaturas... Introdução; Desenvolvimento; Considerações Finais; Conclusão * Anexos e Apêndice; Referências Bibliográficas. Pré-Textual Textual Pós-Textual Com (*) é Opcional!

21 Texto - Introdução Visão geral do TCC. Deve conter: – o problema ( incluindo a importância e a delimitação do tema – objetivos – metodologia adotada.

22 Objetivos: – Qual a finalidade do trabalho – A resposta ao problema apresentado. – Objetivos Específicos: Outros objetivos secundários e específicos Texto - Introdução CADA TIPO DE PESQUISA POSSUI SEU VERBO MAIS ADEQUADO!!! EVITE REPETIR VERBOS!

23 OBJETIVOS OBJETIVOS Que caminho devo tomar? Isto depende de para onde você quer ir !

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25 Algumas perguntas para a pesquisa: 1.O quê? Título 2.Por quê? Objetivos – Introdução 3.Para quem? leitor – Introdução 4.Onde, com que, quando e como? Desenvolvimento 5.Quanto? Resultados 6.O que significa? Desenvolvimento 7.Qual a conclusão? Considerações finais 8.Quem disse? Referências 9.Qual o tempo? Cronograma Questões para o TCC

26 No texto: –Revisar várias vezes o texto; –Submeter para outros revisarem; –Revisar trabalhos de outros; –Avaliando se aprende a escrever e a julgar; –Usar um dicionário; –Não esquecer dos agradecimentos; –Não usar a primeira pessoa; –Palavras estrangeiras em itálico; –Explicar siglas entre parênteses. –Pesquisar formatação de texto (TCCs) Recomendações para o TCC

27 Na apresentação: –Não usar gírias, ironias, piadas e brincadeiras; –Consistência no uso de tempo verbal. Usar o passado ao término; –Cuidado com palavras estrangeiras; –Usar o tempo (nem mais nem menos); –Distribuição do tempo entre o grupo; –Traje social; –Levar mídias sobressalentes. Recomendações para o TCC

28 Equilíbrio; –Escrever e falar o estritamente suficiente e necessário: Não encher linguiça; –Não omitir coisas importantes Recomendações para o TCC

29 Análise do referencial teórico: As referências devem ser as mais recentes possíveis ; Conter obrigatoriamente a indicação correta da fonte de origem – Autor, Título e a Imprensa. Recomendações para o TCC

30 Devem ser informada(s) a(s) conclusão(ões) a que se chegou, baseada(s) nas premissas encontradas no decorrer do desenvolvimento do trabalho. Quando oportuno, é neste setor que serão incluídas as sugestões e orientações quanto ao assunto abordado. LEMBRETES

31 O QUE SE ESPERA DOS TRABALHOS: TCC...Uma demonstração da habilidade de trabalhar um tema com conhecimento e ordem

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33 PROBLEMAS MAIS COMUNS NOS PROJETOS/TCC DA ENFERMAGEM UCB

34 Começar do início!!! Dificuldade em entender o que é um TCC. Distância de professores no momento da delimitação do tema. Não entendimento de que é uma OBRIGATORIEDADE. Associação com duplas por interesse/amizade e não por afinidade temática/teórica/conceitual.

35 Seu trabalho é importante!

36 Problemas de percurso Associação com docentes sem proximidade com a temática. Orientador x Orientando: A LUTA!. A falta de clareza na relação leva a cisão.

37 Como o processo é visto:

38 Concluindo sem fechar! Trabalhos COMUNS geram RESULTADOS comuns. Trabalhos sem prazer, levam ao sofrimento.

39 TCC tem prazo!!!!

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42 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação - referências - Elaboração. NBR Rio de Janeiro: ABNT, _____. Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. NBR Rio de Janeiro: ABNT, _____. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação. NBR Rio de Janeiro: ABNT, _____. _____. Emenda 1. Rio de Janeiro: ABNT, BIMESTRE FILHO, Gino. Rumo ao Aprender: Metodologia Científica. Taubaté: CABRAL, _____. _____. 2.ed. Atual. e Ampliada. São Paulo: Plêiade, 2009.


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