A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística. Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística. Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem:"— Transcrição da apresentação:

1 O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística. Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem: O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística. Compreender a importância da Investigação no Processo de Enfermagem Primeira etapa para a determinação da saúde, ocorre quando você faz uma entrevista e o exame físico, coletando informações que garantam a certeza de possuir todos dados sobre situação do entrevistado. Divide-se em cinco fases essenciais: -Coleta de dados -Validação -Organização -Identificação de Padrões/Teste das Primeiras Impressões -Comunicação e Registro (LEFREVE, 2005)

2 Investigação no Processo de Enfermagem Coleta de dados É um processo permanente que começa quando você encontra o paciente pela primeira vez, e continua até que ele receba alta. Recursos a serem levados em consideração: consumidor ( indivíduo, família e comunidade); pessoas significativas; registros médicos e de enfermagem; consultas verbais e escritas e estudos diagnósticos/ laboratoriais. Os dados coletados podem ser diretos (ex: entrevista e o exame físico) e indiretos (ex: o cônjuge, outra enfermeira). Você pode assegurar a coleta abrangente de dados obedecendo três fases: antes de você encontrar a pessoa; quando você encontra a pessoa e após encontrar a pessoa. Há dois tipos principais de investigação: investigação da base de dados (todos os aspectos do estado de saúde) e investigação dirigida (condição específica – ex: hábitos intestinais de uma pessoa) (LEFREVE, 2005)

3 Investigação da Base de Dados Geralmente, as instituições possuem instrumentos investigativos padronizados, também chamados de formulários de base de dados. Três fatores influenciam a forma como esses instrumentos são elaborados: 1.As necessidades e os problemas comumente encontrados- o instrumento usado para investigar um adulto é diferente para investigar um bebê. 2.O modelo ou a teoria de enfermagem- adotado pela instituição (padrões funcionais de saúde, teoria do autocuidado, respostas humanas e assim por diante) 3.Padrões de cuidado- para a investigação, conforme definidos por órgãos legislados e associações de profissionais de enfermagem. Investigação dirigida Como parte da investigação abrangente da base de dados ou o único tipo de investigação para monitorar problemas específicos ou aspectos do cuidado. Ex: como parte de uma investigação completa de admissão você estabelece uma investigação dirigida para o estado neurológico do seu paciente. (LEFREVE, 2005)

4 A entrevista e o exame físico devem levar em consideração os aspectos éticos, culturais e espirituais. A entrevista de enfermagem : estabelecer o Rapport; organize-se; não confie na memória; planeje o tempo; assegure-se da privacidade; concentre-se e seja uma pessoa confiante, acolhedora e útil. Ao iniciar a entrevista: identifique-se - diga seu nome e cargo; verifique o nome da pessoa entrevista, pergunte a ela como gostaria de ser chamada e explique o seu propósito com brevidade. Durante a entrevista: dê atenção total a pessoa; não tenha pressa e se possível sente-se. Concluindo a entrevista: solicite a pessoa entrevistada um breve resumo de suas principais preocupações; pergunte se ainda existe algo a ser discutido; ofereça se como um recurso e responda a todas as perguntas que surgirem; explique a rotina dos cuidados e conclua com uma observação positiva. (LEFREVE, 2005)

5 Identificação dos dados subjetivos e objetivos Subjetivos- o que a pessoa declara Objetivos – o que você observa Identificação de indicadores e realização de inferências Dados subjetivos: Comecei a tomar penicilina para um abscesso num dente. Dados objetivos: Erupção leve na região do tronco Indicadores Tenho problemas com funcionamento de meus intestinos. Inferência correspondente Pode estar constipado (LEFREVE, 2005) Dados SubjetivosDados Objetivos Estou mal do estomâgo.Pressão sanguinea 110/70 Sinto saudades de casa.Erupção de pele no braço direito

6 Validação (verificação) de dados verificação de que suas informações são factuais e completas constituí passo essencial no pensamento crítico. Ajuda a evitar: -Pressuposições -Ausência de informações pertinentes -Compreensão errônea de situações -Conclusões apressadas ou foco na direção errada -Erros na identificação de problemas (LEFREVE, 2005)

7 Organização (agrupamento) de dados Agrupar dados relacionados é um princípio de pensamento crítico que favorece sua capacidade de ter uma visão clara da situação de saúde. Agrupamento de dados de acordo com o modelo de enfermagem Ao serem identificados os diagnósticos de enfermagem, é útil o agrupamento dos dados de acordo com um modelo holístico, ao invés de um modelo médico. Agrupamento de dados de acordo com os sistemas orgânicos Na busca da identificação de dados capazes de indicar possíveis problemas médico, a abordagem por sistemas do organismo é interessante, uma vez que os problemas médicos costumam ser causados, frequentemente, por anormalidades no funcionamento dos sistemas ou de órgãos. (LEFREVE, 2005)

8 Identificação de padrões/ teste das primeiras impressões Depois que você agrupa os dados em grupos de informações relacionadas, começa a obter as primeiras impressões dos padrões de funcionamento humano. Analise o exemplo a seguir: - homem de 72 anos - cego - afirma: Estou sempre batendo em tudo. - afirma: Eu me movimento com a bengala para chegar aonde quero. - apresenta batidas e escoriações visíveis nos braços e na cabeça. Irrelevante: homem Relevante: idoso, cego, diz que está sempre batendo em tudo, usa bengala, tem escoriações e batidas nos braços e na cabeça. Pensamento crítico: 1.Determinar o que é relevante. 2.Lembrar-se de causa e efeito. Comunicação e Registro A fase final da Investigação envolve a comunicação e o registro. A comunicação de dados anormais no momento oportuno agiliza o diagnóstico e o tratamento de problemas urgentes. O registro dos dados no momento oportuno promove: 1.Continuidade 2.Exatidão 3.Pensamento crítico (LEFREVE, 2005)


Carregar ppt "O cuidar de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade com visão holística. Unidade II: Os propósitos e etapas essenciais para o cuidar em enfermagem:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google