A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Padronização de TCC Universidade Castelo Branco Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Padronização de TCC Universidade Castelo Branco Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Padronização de TCC Universidade Castelo Branco Enfermagem

2 Apresentação gráfica Utilização de fontes não recomendadas no Roteiro
Fontes recomendadas : Arial ou Times new Roman Utilização de tamanhos de fontes não definidos no Roteiro Tamanhos definidos : 12 no texto e 10 nas citações diretas com mais de 3 linhas e 9 notas e rodapé Utilização de negrito ou itálico em locais onde não deveriam aparecer Negrito ou itálico: utilização em locais específicos como no título do trabalho, referências, etc. Formatação errônea das margens nas folhas do trabalho Formatação definida: esquerda e superior (3 cm) e direita e inferior (2 cm)

3 Formato padrão da capa ►Autor (nome completo do autor sem negrito)
►Elemento obrigatório; ►Logomarca da UERJ; ►Informações gerais (exemplar da Biblioteca) - Encadernação em capa dura; - Cor azul-rei; - Inscrições em dourado. ►Cabeçalho - Nome da Instituição, Centro, Faculdade/Instituto/Escola - em caixa alta ►Título/subtítulo (caixa); ►Autor (nome completo do autor sem negrito) Nome do Orientador ►Local, mês e Ano de defesa.

4 Formato padrão da folha de rosto
►Elemento obrigatório; ►Primeira folha do trabalho; ►Autor (nome completo sem negrito); ►Título/subtítulo (caixa alta); ►Informações relativas à natureza do trabalho - Margem direita (justificado em 8cm); - Natureza: Monografia - Objetivo; - Instituição a que o trabalho é submetido; - Área de concentração. ►Local, mês e ano de defesa.

5 Folha de aprovação Maior incidência de falhas
Nome do autor em negrito; Informações sobre a natureza do trabalho fora do padrão e com a área de concentração errada; Não inclusão da data da defesa; Não inclusão do(s) orientador(es) e co-orientador(es) quando não constam da banca; Nomes do(s) orientador(es) e membros da banca com a grafia errada; Falta de padronização da afiliação.

6 Dedicatória, Agradecimentos e Epígrafe
Maior incidência de falhas Alinhamento, parágrafo e formatação da fonte. Formatos padrão

7 Resumos Maior incidência de falhas Resumo em português
Sem a referência do trabalho; Referência com alinhamento justificado (Lembrete: Referência pela ABNT, com alinhamento à esquerda). Texto dos resumos sem a tabulação de parágrafo e com mais de 500 palavras; Palavras-chave muito genéricas; Abstract e Keywords - necessidade do cuidado na tradução ( caso façam)

8 Resumo e Abstract

9 Listas Maior incidência de falhas
Falhas na ordem de apresentação das listas (em alguns casos aparecem após o sumário); Listas com apenas uma ou duas informações; Numeração não seqüencial ou que apresentam a mesma numeração dos capítulos e suas subdivisões; Erro de alinhamento. Confusão entre abreviaturas, siglas e símbolos. DEVEM SEMPRE VIR ANTES DO SUMÁRIO

10 Ordem das listas As listas de figuras/ilustrações/gráficos/quadros etc. devem ser ordenadas conforme a ordem em que as mesmas são apresentadas no trabalho, seguidas da lista de tabelas, da lista de abreviaturas e siglas e, por fim, da lista de símbolos. Os gráficos, quadros e figuras poder ser arrolados numa única lista de ilustrações.

11 Sumário Maior incidência de falhas Sumário mal alinhado;
Números dos capítulos e pontilhado em negrito; Pré-textuais mencionadas no sumário; Introdução com número de capítulo; Apêndices e anexos numerados ao invés de alfabetados; Colocação de letras em casos onde só existe um Apêndice ou um Anexo; Apêndices e Anexos sem título; Ausência de pontilhado.

12 Formato padrão do sumário
►Elemento obrigatório; ►Enumeração das partes do trabalho na mesma ordem e forma em que aparecem; ►Transcrição das seções de um sumário ►Observações - Mais de um volume: sumário completo em cada um dos volumes; - Os elementos pré-textuais não constam do sumário; - Introdução: sem numeração de tópico e sem indicação de subdivisão.

13 Dicas para formatação de listas e sumário
Criar uma tabela no word; Inserir uma linha e três colunas ajustadas conforme a necessidade de largura de numeração, título e paginação; Alinhamento e conteúdo A primeira coluna deverá ser alinhada à esquerda e conterá a numeração dos capítulo, seções, etc. do trabalho; A coluna do meio deverá ser justificada e conterá o título dos capítulo, seções, etc. do trabalho; A última coluna deverá ser alinhada à direita e conterá a página inicial do capítulo, seções, etc. do trabalho. Espaçamento Simples com um espaço entre uma informação e outra. Remover as bordas da Tabela (Selecionar toda a tabela e clicar em Formatar/Bordas e Sombreamento escolhendo a opção Borda/Nenhuma).

14 Modelo para a elaboração de sumário em forma de tabela no word
Não esquecer de remover as bordas.

15 Parte textual Espaçamentos autorizados (p.17 do Roteiro):
Entre capitulações: os textos da seções e subseções devem ser separados do texto que os sucede e os precede por dois espaços de um e meio (1,5) No texto dos parágrafos: antes e depois igual a zero, com espaço de 1,5 nas entrelinhas. Utilizar espaço simples para citações longas (com mais de três linhas), notas de rodapé, e legendas. Falhas no espaçamento entre as capitulações, seções, subseções e o texto. Falhas de espaçamento no texto dos parágrafos.

16 Parte textual Capitulações apresentadas de forma diferente do sumário.
O sumário deve refletir o que aparece nas capitulações, seções e subseções. As legendas das tabelas devem aparecer acima das mesmas e as legendas das ilustrações na parte inferior. Legendas de tabelas e figuras fora do lugar. Utilizar o recurso de compactação de todas as figuras do documento para o formato web/tela Figuras muito pesadas nos arquivos .

17 Parte textual - Citações
Citações de mais de três linhas mal alinhadas. Justificar o texto com recuo de 4cm a partir do início da margem esquerda. Citações segundo a ABNT: Citações com mais de três autores no texto e apenas um autor nas referências; Uso do “et al.” em itálico. Nas citações com mais de três autores, cita-se o sobrenome do primeiro autor com a expressão latina “et al.”, seguida de vírgula e ano. Ex.: (MENDES et al., 2001). Nas Referências: MENDES, Álvaro et al. Obs.: Até três autores, mencionam-se os três.

18 Elementos pós-textuais
Referências Falhas no alinhamento; Referências sem negrito ou itálico nos títulos de livros ou nomes de revistas; Meses em inglês aparecem com letra inicial minúscula (deve ser maiúscula). Apêndices e Anexos Alguns autores esquecem de incluir no arquivo as figuras ou textos que aparecem no material impresso; Apêndices e Anexos sem título ou com título diferente do sumário em negrito.

19 Formatando páginas das pré-textuais e seguintes em um único arquivo
Para o Word 2003, utilizar o recurso de quebra de seção conforme o tutorial encontrado em:

20 Dicas para compactação de imagens Word 97 ou no Word 2003
Clique com o botão direito do mouse sobre uma das imagens e selecione a opção “Formatar Imagem”; Na caixa seguinte clique em “Compactar”;

21 Em seguida marque as opções: “Todas as imagens do documento”, “Web/Tela”, “Compactar Imagens” e “Excluir áreas cortadas das imagens”; Clique em “OK”, aguarde o processo de compactação, salve o documento com um título diferente e confira se ocorreu algum erro ou corte nas figuras. Caso isso aconteça, retome o documento original e repita o procedimento.

22 Word 2007 Clique com o botão esquerdo do mouse sobre uma das imagens para selecioná-la; Clique na aba “Formatar”, que fica na barra de menus;

23 Com a aba aberta, clique em “Compactar Imagens”;
Na caixa a seguir, clique em “Opções”;

24 Nas configurações de compactação, marque os itens: “Executar compactação básica”, “Excluir áreas cortadas” e “Tela (150 dpi)”; Escolha se quer a redução apenas nesta foto ou em todas as imagens da apresentação e clique em OK novamente. Lembre-se que o seu trabalho criado no Word 2007 (.docx) pode ser convertido para o Word 2003 (.doc), pelo processo “salvar como”. Utilize o arquivo sem compactação para a vesão impressa.

25 Definições (segundo a ABNT) Formas de Apresentação Outras normas
TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT - NBR (2005)

26 ESTRUTURA Elementos textuais # obrigatórios
# Introdução # Desenvolvimento # Conclusão

27 . ELEMENTOS TEXTUAIS – descrição segundo a NBR-14724:2005
INTRODUÇÃO Parte inicial do texto, onde devem constar: -Problematização do objeto de pesquisa - a delimitação do assunto tratado, - objetivos da pesquisa - outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. DESENVOLVIMENTO Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em Seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. -Metodologia -Revisão de Literatura / Revisão Bibliográfica ou Referencial Teórico - Discussão ou Análise dos dados ( caso de pesquisas de campo) CONCLUSÃO Parte final do texto na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. É opcional apresentar os desdobramentos relativos à importância, projeção, repercussão, encaminhamento e outros. _ Inclui a contribuição do estudo.

28 Elementos pós-textuais
ESTRUTURA Elementos pós-textuais # obrigatórios * opcionais # Referências * Glossário * Apêndice (s) * Anexo (s) * Índice (s) (definições conforme a NBR 14724:2005)

29 Referências conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme a ABNT/NBR-6023:2002 elemento obrigatório para todos os documentos citados no texto, mesmo que em notas de rodapé Glossário lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições

30 Apêndice (s) texto ou documento elaborado pelo autor que complementa sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. APÊNDICE A - Avaliação numérica de células APENDICE B - Avaliação de células musculares poderão ser utilizadas letras maiúsculas dobradas quando o número de apêndices esgotar as 23 letras do alfabeto

31 Anexo (s) Índice (s) texto ou documento NÃO elaborado pelo autor
que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. ANEXO A - Representação gráfica da contagem de células inflamatórias - Grupo I ANEXO B - Representação gráfica da contagem de células inflamatórias - Grupo II Poderão ser utilizadas letras maiúsculas dobradas quando o número de anexos esgotar as 23 letras do alfabeto Índice (s) deverá ser elaborado conforme NBR- 6034:1989

32 Formas de apresentação
TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT - NBR 14724 (2005) Formas de apresentação

33 .FORMAS DE APRESENTAÇÃO - segundo a NBR 14724:2005
Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A-4 , fonte tamanho 12 para o texto e menor para citações longas e notas de rodapé - digitados ou datilografados somente no anverso da folha (exceto a folha de rosto) MARGEM: - esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm ESPACEJAMENTO - todo o texto com espaço 1,5 entrelinhas = = citações longas, notas, referências, resumo, abstract = espaço 1 (simples) = = separar as referências e os títulos das seções do texto que os precede ou que os sucede por entrelinha dupla (1 espaço duplo ou 2 espaços 1,5) NOTAS DE RODAPÉ - devem ser digitadas dentro das margens, separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas (1) e por um traço de 3 cm a partir da margem esquerda INDICATIVOS DE SEÇÃO - o indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caracter = = os títulos sem indicativo numérico como lista de ilustrações, sumário, resumo, referências e outros, devem ser centralizados (ABNT/NBR-6024:1989) CITAÇÕES NO TEXTO - conforme ABNT/NBR-10520:2002

34 .FORMAS DE APRESENTAÇÃO - segundo a NBR 14724:2005
PAGINAÇÃO - = = todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas = = a paginação é numerada a partir da primeira folha da parte textual = = algarismos arábicos - canto superior direito, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha = = numeração contínua em todos os volumes, caso tenha mais de 1 = =havendo apêndice e anexo, numerar na seqüência do texto principal. NUMERAÇÃO PROGRESSIVA - = =adotar a numeração progressiva para as seções do documento. = =os títulos das seções primárias devem iniciar em folha distinta. = = destacar gradativamente os títulos da seções utilizando negrito, itálico ou grifo, ou redondo (caixa alta) - conforme ABNT / NBR : 1989

35 .FORMAS DE APRESENTAÇÃO - segundo a NBR 14724:2005
ABREVIATURAS E SIGLAS - por extenso na 1a. vez que aparecer no texto, acrescentando-se a abreviatura ou a sigla entre parêntesis. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) EQUAÇÕES E FÓRMULAS - aparecem destacadas no texto para facilitar leitura. é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte os expoentes, índices e outros elementos. quando destacadas no parágrafo são centralizadas e, se necessário, deve-se enumerá-las. quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição,subtração e etc.

36 organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros) -
.FORMAS DE APRESENTAÇÃO - segundo a NBR 14724:2005 ILUSTRAÇÕES - FIGURAS (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros) - = = devem ser enumeradas sequencialmente em algarismos arábicos, precedidos da palavra figura, com legendas breves e claras, sempre abaixo da ilustração, colocadas o mais perto possível do trecho a que se referem TABELAS - (elementos demonstrativos de síntese de informações tratadas estatisticamente conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE, 1993) = = devem ter numeração independente e consecutiva - em algarismos arábicos = = colocar o título acima da tabela, precedido da palavra tabela = = indicar fontes citadas na construção das tabelas e outras notas eventuais em notas de rodapé - solicitar autorização prévia do autor para reproduzir tabela (mas não precisa mencionar) = = inserir o mais próximo possível do trecho a que se referem - se não couber em uma folha, não fechá-la na parte inferior, continuar na seguinte, repetir título e cabeçalho = = utilizar linhas horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior = = evitar linhas verticais para separar colunas e linhas horizontais para separar as linhas.

37 TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT - NBR 14724 (2005) Outras normas

38 .OUTRAS NORMAS - segundo a NBR 14724:2005
As normas relacionadas abaixo constituem prescrições para a Norma de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos - ABNT/NBR-14724:2005 NBR-6023: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - REFERÊNCIAS - ELABORAÇÃO NBR-6024: NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DAS SEÇÕES DE UM DOCUMENTO PROCEDIMENTO NBR-6027: SUMÁRIO - PROCEDIMENTO NBR-6028: RESUMOS - PROCEDIMENTO NBR-6034: PREPARAÇÃO DE ÍNDICE DE PUBLICAÇÕES - PROCEDIMENTO NBR-10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS IBGE - NORMAS DE APRESENTAÇÃO TABULAR. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano - 2.ed. São Paulo: FEBAB,


Carregar ppt "Padronização de TCC Universidade Castelo Branco Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google