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Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de.

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1 Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território Seminários de Desenvolvimento Sustentável Tema Geral: Território Sessão sobre: MOBILIDADE Prof. Responsável: José Manuel Viegas 2ª parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território

2 Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território2 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território DEFESA AMBIENTAL A QUE NÍVEIS INTERVIR ? Decisões primárias (localizações, actividades) Desejo de mobilidade Produção de transporte Escolha de modo* Construção de mais infra-estrutura Emissões Maior produção e venda de veículos Impactes Tecnologias de tracção e combustíveis Dispersão, absorção Preços, regulamentos Avaliação de projectos Tecnologias de produção de veículos Engenharia de infra-estruturas É necessário desenvolver intervenções tecnológicas mas também intervenções aos níveis comportamentais de pessoas, empresas e da sociedade em geral Planeamento Territorial Fiscalidade automóvel

3 Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território3 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território EXPECTATIVAS SOBRE O SISTEMA DE TRANSPORTES E DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO r As decisões de localização de residências e de indústrias são muito influenciadas pelas expectativas de facilidade e custos de transportes Quando os sinais são no sentido da expansão contínua do alcance e capacidade da rede rodoviária de boa qualidade, promove-se a expansão das áreas urbanas r Há múltiplos interesses a favor desta opção Proprietários dos terrenos a urbanizar Municípios que ganham mais população e receitas fiscais Indústria da construção (lucro mais fácil na construção que na recuperação) Banca Os próprios (que sub-estimam as dificuldades de congestionamento)

4 Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território4 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território A PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO PELO PLANEAMENTO INTEGRADO TRANSPORTES - USOS DE SOLO r É possível – ainda que com efeitos visíveis só a prazo – mitigar os problemas de impactes ambientais dos transportes, através de medidas de densificação selectiva Maior densidade e variedade de funções urbanas junto das estações dos transportes colectivos de alta capacidade e frequência maior fracção das viagens em Transporte Colectivo Maior diversidade de equipamentos e funções em cada bairro maior fracção das viagens a pé r Também pela exigência de Acessibilidade adequada às expectativas de Mobilidade Implantação de Equipamentos com forte atracção de público só com bom serviço de TC com a capacidade correspondente (pre-existente, ou a custear pelo promotor do equipamento)

5 Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território5 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território INTERVENÇÃO CORRECTIVA PELA OFERTA FÍSICA r Mais infra-estrutura rodoviária induz mais tráfego e repõe saturação r Mas a intervenção no sentido de uma rede viária bem hierarquizada pode ajudar muito: Deslocações mais longas e com maior velocidade nas vias de 1º nível Segundo nível para distribuição urbana Terceiro nível nos movimentos internos aos bairros Fluidez e capacidade nos níveis mais altos, velocidade muito moderada e prioridade ao peão nos níveis mais baixos menor poluição atmosférica, menor ruído, maior segurança r Transportes Colectivos de alta frequência e boa qualidade podem atrair muitos clientes, se complementados por acessos pedonais cómodos e seguros

6 Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território6 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território A INTERVENÇÃO CORRECTIVA PELA VIA DOS PREÇOS r O sistema de preços nos transportes tem sido cego relativamente à racionalidade económica e ambiental. Alguns princípios básicos Pagamento deve mais alto quando se consomem recursos mais escassos quando se recebe serviço de melhor qualidade O pagamento no uso do transporte individual deve ser associado mais ao uso e não tanto à posse A subsidiação da mobilidade em TC deve ser dirigida apenas aos cidadãos carentes e não a todos os cidadãos r A nível urbano, estacionamento com preços (e fiscalização) que promovam os níveis desejados de saturação e rotação

7 Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território7 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território A INTERVENÇÃO CORRECTIVA POR VIA REGULAMENTAR r Há vários domínios de intervenção eficaz por via regulamentar: Tecnológica, impondo níveis máximos de emissões em veículos novos e inspecções periódicas aos veículos menos poluição Requisitos mínimos em matéria de segurança activa e passiva de veículos menor sinistralidade De Acesso físico, limitando Locais e Horários de cargas e descargas Tráfego automóvel em determinadas zonas residenciais De acesso ao mercado dos serviços de transporte, estimulando Oferta mais variada de transportes colectivos, desejavelmente com melhor ajuste da oferta aos vários segmentos da procura

8 Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território8 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de Ordenamento do Território AS TELECOMUNICAÇÕES E AS MUDANÇAS NA MOBILIDADE r As telecomunicações permitem uma substituição directa de muitas deslocações sobretudo no trabalho e educação r Mas podem gerar indirectamente deslocações mais longas e/ou em maior número: No trabalho e educação: menor número de dias de trabalho no escritório, compensado por deslocações mais longas (tele-trabalho) mais tempo livre para novas actividades, a que correspondem mais contactos(mais projectos) possibilidade de uma divisão mais fina do trabalho (mais parceiros por projecto) No lazer e compras: acesso fácil à informação gera mais curiosidade facilidade de comunicação dá mais confiança e garantia de serviço


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