A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Invasões Estrangeiras – Brasil Colonial Colégio Militar de Belo Horizonte História – 6º ano – Maj Edmundo 05/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Invasões Estrangeiras – Brasil Colonial Colégio Militar de Belo Horizonte História – 6º ano – Maj Edmundo 05/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Invasões Estrangeiras – Brasil Colonial Colégio Militar de Belo Horizonte História – 6º ano – Maj Edmundo 05/2012

2 Invasões Estrangeiras Durante a época colonial, o Brasil sofreu diversas invasões e ataques estrangeiros. Durante a época colonial, o Brasil sofreu diversas invasões e ataques estrangeiros. Foram duas Invasões Francesas e duas Invasões Holandesas. Foram duas Invasões Francesas e duas Invasões Holandesas. As invasões francesas ocorreram no Rio de Janeiro e no Maranhão. As invasões francesas ocorreram no Rio de Janeiro e no Maranhão. As invasões holandesas ocorreram na Bahia e em Pernambuco. As invasões holandesas ocorreram na Bahia e em Pernambuco.

3 Invasão Francesa no Rio de Janeiro ( ) Os franceses pretendiam fundar uma colônia a qual deram o nome de França Antártica. Os franceses pretendiam fundar uma colônia a qual deram o nome de França Antártica. Eram comandados por Nicolau Durand de Villegaignon. Eram comandados por Nicolau Durand de Villegaignon. Fundaram uma fortificação chamada de Coligny Fundaram uma fortificação chamada de Coligny Fizeram uma aliança com os índios Tamoios (Confederação dos Tamoios) Fizeram uma aliança com os índios Tamoios (Confederação dos Tamoios) Estácio de Sá comandou a luta de expulsão dos Estácio de Sá comandou a luta de expulsão dosFranceses.

4 Invasão Francesa no Rio de Janeiro

5 Estácio funda a cidade do Rio de Janeiro, como uma base de luta contra os franceses. Estácio funda a cidade do Rio de Janeiro, como uma base de luta contra os franceses. Na expulsão dos franceses atuou o Padre Anchieta, que aliciou índios para o lado dos portugueses. Na expulsão dos franceses atuou o Padre Anchieta, que aliciou índios para o lado dos portugueses.

6 Invasão Francesa no Maranhão ( ) Os franceses planejavam fundar a França Equinocial. Os franceses planejavam fundar a França Equinocial. Eram comandados por Daniel de La Touche. Eram comandados por Daniel de La Touche. Fundaram a cidade de São Luís. Fundaram a cidade de São Luís. Foram expulsos por Jerônimo de Albuquerque. Foram expulsos por Jerônimo de Albuquerque.

7 São Luís: cidade fundada pelos franceses em 1612

8 Invasões Holandesas Os holandeses eram de importância fundamental no comércio do açúcar. Os holandeses eram de importância fundamental no comércio do açúcar. As invasões holandesas ocorreram por causa da União Ibérica. As invasões holandesas ocorreram por causa da União Ibérica. Quando Portugal foi reunido a Espanha, a Holanda foi impedida de fazer o comércio de açúcar, decidindo-se então pela invasão. Quando Portugal foi reunido a Espanha, a Holanda foi impedida de fazer o comércio de açúcar, decidindo-se então pela invasão. Os Holandeses criam uma companhia para financiar a invasão: a Cia. Das Índias Ocidentais (WIC) Os Holandeses criam uma companhia para financiar a invasão: a Cia. Das Índias Ocidentais (WIC)

9 Amsterdã, capital da Holanda

10 Invasão Holandesa na Bahia (1624 – 1625) Em 1624 uma esquadra holandesa ataca Salvador. Em 1624 uma esquadra holandesa ataca Salvador. Eram comandados por Jacob Wilhekens e Johan Van Dorf. Eram comandados por Jacob Wilhekens e Johan Van Dorf. A resistência foi chefiada pelo bispo D. Marcos Teixeira. A resistência foi chefiada pelo bispo D. Marcos Teixeira. A chegada de um grande esquadra luso- espanhola (Jornada dos Vassalos) termina com a Invasão. A chegada de um grande esquadra luso- espanhola (Jornada dos Vassalos) termina com a Invasão.

11 Invasão na Bahia (1624)

12 Salvador, capital da Bahia.

13 Invasão Holandesa em Pernambuco (1630 – 1654) Os holandeses atacam Pernambuco em Os holandeses atacam Pernambuco em A resistência é comandada pelo governador Matias de Albuquerque que não consegue impedir o domínio. A resistência é comandada pelo governador Matias de Albuquerque que não consegue impedir o domínio. Os holandeses foram ajudados por traidores entre os portugueses e brasileiros. O caso mais famoso foi o de Calabar. Os holandeses foram ajudados por traidores entre os portugueses e brasileiros. O caso mais famoso foi o de Calabar.

14 Invasão em Pernambuco ( )

15 Fases da dominação Holandesa – fase de guerras de conquista onde os holandeses dominaram a maior parte do litoral nordestino – fase de guerras de conquista onde os holandeses dominaram a maior parte do litoral nordestino – 1644 – fase Nassoviana; corresponde a administração de Maurício de Nassau. Nesta época o nordeste prosperou, foi construída a cidade de Recife, houve liberdade religiosa, financiamento para senhores de engenho, criação de escolas e desenvolvimento técno-científico – 1644 – fase Nassoviana; corresponde a administração de Maurício de Nassau. Nesta época o nordeste prosperou, foi construída a cidade de Recife, houve liberdade religiosa, financiamento para senhores de engenho, criação de escolas e desenvolvimento técno-científico.

16

17 – Guerra de expulsão dos Holandeses (Insurreição Pernambucana). A sáida de Nassau e a mudança de orientação política da WIC, provocam a guerra dos colonos contra o domínio holandês. Destacaram-se três líderes: Fernandes Vieira (português), Henrique Dias (Negro) e Felipe Camarão (Índio). Depois de várias batalhas com as de Guararapes e Tabocas, os holandeses deixam o Brasil em – Guerra de expulsão dos Holandeses (Insurreição Pernambucana). A sáida de Nassau e a mudança de orientação política da WIC, provocam a guerra dos colonos contra o domínio holandês. Destacaram-se três líderes: Fernandes Vieira (português), Henrique Dias (Negro) e Felipe Camarão (Índio). Depois de várias batalhas com as de Guararapes e Tabocas, os holandeses deixam o Brasil em 1654.

18

19

20 1ª Batalha dos Guararapes (19/04/1648)

21 André Vidal de Negreiros As três lideranças na Guerra contra os holandeses Felipe Camarão Henrique Dias

22 Consequências Os holandeses levam as técnicas de produção açucareira para as Antilhas, determinando a decadência do ciclo do açúcar. Os holandeses levam as técnicas de produção açucareira para as Antilhas, determinando a decadência do ciclo do açúcar. Os holandeses trouxeram artistas e botânicos, entre eles os pintores Franz Post e Albert Eckhout que deixaram dezenas de pinturas da época colonial. Os holandeses trouxeram artistas e botânicos, entre eles os pintores Franz Post e Albert Eckhout que deixaram dezenas de pinturas da época colonial. A fuga de escravos durante a invasão fez surgir o Quilombo de Palmares. A fuga de escravos durante a invasão fez surgir o Quilombo de Palmares.

23

24 Quilombo de Palmares Durante a guerra contra s holandese, muitos escravos fogem das fazendas e se escondem num lugar de muitas palmeiras: Palmares. São dezenas de mocambos com um só objetivo: viver em liberdade. Palmares ficava numa zona um tanto afastada do litoral, com terra fértil onde predominavam palmeiras e era cercada por alta cerca de pau-a-pique. Os africanos viviam das culturas do milho, mandioca, feijão e bananeiras. Teve o comando do rei Ganga-Zumba, o deus da guerra. Com sua morte, o seu substituto foi Zumbi, rei dos Palmares. mandioca Zumbi foi morto no dia 20 de novembro, data em que hoje se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Existe um fato que até hoje deixa dúvidas: a História afirma que na batalha final, quando o chefe dos quilombos, Zumbi, se viu dominado, atirou-se de um despenhadeiro. Alguns historiadores atestam que o mesmo foi preso e morto pelos bandeirantes chefiados por Domingos Jorge Velho. O crescimento do lugar provocou seu desmembramento no município de Atalaia, a 13 de outubro de 1831, através do decreto do Governo Geral. Em seguida, foi criada a Vila Nova Imperatriz elevada à categoria de cidade pela lei 1.113, de 20 de agosto de A denominação união surgiu através do decreto 46, de 25 de setembro de 1890, e teve origem no fato da cidade ser o elo entre as estradas de ferro de Alagoas e Pernambuco. Em 1944, ocorreu a mudança definitiva para União dos Palmares, homenagem ao quilombo. Todos os anos, entre os dias 25 de janeiro e 2 de fevereiro, a cidade realiza a festa da padroeira Santa Maria Madalena; em novembro o Dia da Consciência Negra, com apresentações folclóricas como bandas afros, emboadores, guerreiro matuto.

25 Domingos Jorge Velho, bandeirante conhecido por sua crueldades, tinha a idéia: reduzir a cinzas os mocambos de Palmares. Em troca queria os africanos aprisionados, terras e ainda o perdão por seus crimes. Depois de inúmeros ataques, o Diabo Velho com seus nove mil homens bombardearam a cerca do Quilombo Símbolo de luta e resistência à escravidão, Zumbi foi um herói negro. Nasceu no Quilombo, em 1655.Zumbi foi morto no dia 20 de novembro, data em que hoje se comemora oDia Nacional da Consciência Negra. Existe um fato que até hoje deixa dúvidas: a História afirma que na batalha final, quando o chefe dos quilombos, Zumbi, se viu dominado, atirou-se de um despenhadeiro. Alguns historiadores atestam que o mesmo foi preso e morto pelos bandeirantes chefiados por Domingos Jorge Velho.

26 Ataque Estrangeiros Durante a época colonial houve diversos ataques as cidades portuária. Durante a época colonial houve diversos ataques as cidades portuária. Piratas (corsários) ingleses e franceses atacavam cidades litorâneas para cobrar resgate. Piratas (corsários) ingleses e franceses atacavam cidades litorâneas para cobrar resgate. Entre os corsários mais famosos temos Thomas Cavendish (Santos em 1591), Lancaster, Leclerc (Rio, 1709) e Duguay Trouin (Rio, 1711). Entre os corsários mais famosos temos Thomas Cavendish (Santos em 1591), Lancaster, Leclerc (Rio, 1709) e Duguay Trouin (Rio, 1711).

27 FIM Aula de uso gratuito. Peça esta aula pelo ou pelo sigaweb do CMBH.


Carregar ppt "Invasões Estrangeiras – Brasil Colonial Colégio Militar de Belo Horizonte História – 6º ano – Maj Edmundo 05/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google