A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CMBH – 2012 – 8º ANO E.F. DISCIPLINA: Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CMBH – 2012 – 8º ANO E.F. DISCIPLINA: Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 CMBH – 2012 – 8º ANO E.F. DISCIPLINA: Geografia ASSUNTO: Conhecendo o Mundo U.D.: 1 BIM.: 1º LIVRO DIDÁTICO: O Mundo Subdesenvolvido – Avanços e Retrocessos (Coleção Marechal Trompowsky) I. OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S) A SER(EM) ATINGIDO(S): Descrever as formas de divisão das terras emersas do ponto de vista geológico e histórico-cultural, localizando-as no planisfério. Identificar as grandes massas líquidas e sua importância para a sobrevivência da humanidade.

2 PLANISFÉRIO

3 As fronteiras foram riscadas no mapa, a terra não sabe disso:
São para ela tão inexistentes como esses meridianos com que os velhos sábios a recortaram como se fosse um melão. é verdade que vem sentindo há muito uns pruridos, uma leve comichão que às vezes se agrava: ela não sabe que são os homens... Ela não sabe que são os homens com suas guerras e outros meios de comunicação. Mário Quintana. A vaca e o hipogrifo. Porto Alegre: Globo, 2006.

4

5 *Território nacional – parte do espaço terrestre sobre o qual determinado povo exerce poder ou domínio, desenvolvendo atividades políticas, econômicas e sociais com autonomia e organizando esse espaço de acordo com seus interesses. Os territórios são separados por linhas imaginárias denominadas limites, sendo eles determinados por meio de acordos ou possessões Nação: espaço ocupado por pessoas (povo) que compartilham traços em comum (língua, hábitos, crenças, etc.), ou seja, que possuem identidade cultural.

6 * Estado: Poder público – Constitui-se em um território habitado por um povo que possui uma identidade histórico-cultural própria (nação) e uma organização político-administrativa (governo, tribunais, forças militares, etc) que o torna soberano e independente em relação a outras nações do mundo. * A divisão política é um método de regionalização do mundo em partes (territórios) que possuem um governo (Estado Soberano).

7 POVO + IDENTIDADE -CULTURAL + ESPAÇO FÍSICO = NAÇÃO
Resumindo: POVO + IDENTIDADE -CULTURAL + ESPAÇO FÍSICO = NAÇÃO NAÇÃO + TERRITÓRIO NACIONAL + GOVERNO SOBERANO (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) = ESTADO

8 Antes de estudar a regionalização da Terra a partir do critério histórico-cultural, vamos compreender porque as terras emersas e os oceanos apresentam a atual configuração.

9 A ORIGEM DOS CONTINENTES
Em 1912, o cientista alemão Wegener elaborou uma teoria segundo a qual as porções de terra emersas teriam formado um único continente (Pangeia) há mais ou menos 150 a 200 milhões de anos – TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL. Durante muito tempo essa teoria foi desacreditada, mas em 1960 se fortaleceu com o surgimento de indícios que a comprovaram: evidências climáticas, geológicas, geográficas e biológicas. Atualmente, com métodos aprimorados, sabe-se que os continentes se movimentam lentamente (2 cm/ano), dando origem à Teoria da Tectônica de Placas.

10 Estrutura interna da Terra
Aumento da temperatura – 1ºC a cada 33 metros de profundidade; Camadas – Núcleo (fluído e sólido), Manto (mesosfera – sólido / astenosfera – fluído) e litosfera (sólida).

11 A litosfera se movimenta sobre a camada de rocha fluída da astenosfera, devido às correntes de convecção. A existência dessa massa fluída (magma) é responsável pela movimentação das placas litosféricas, levando a formação dos oceanos e alterando a posição das terras emersas.

12 Vamos acompanhar as explicações sobre a origem dos continentes nas páginas 16 a 19. A teoria da Deriva Continental e posterior configuração espacial das terras emersas (atualmente) é a primeira forma de regionalização estudada: regionalização física.

13 Regionalizar um espaço significa dividi-lo em regiões que tenham características importantes em comum, ou seja, áreas com características homogêneas e semelhantes. Tipos de regionalização: 1. Física 2. Histórico-cultural 3. Sistemas (será estudada posteriormente) 4. Desenvolvimento econômico (será estudada posteriormente)

14

15 PARTES LÍQUIDAS OCEANOS LAGOS MARES PARTES SÓLIDAS CONTINENTES ILHAS

16 71% da superfície da Terra é constituída de água

17 Grifar as características dos Oceanos nas páginas 21 a 23.
Conceitos: - Oceano: Grande extensão de água salgada que banha um ou mais continentes. Cada uma das cinco grandes divisões da parte líquida do globo: Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Antártico. Grifar as características dos Oceanos nas páginas 21 a 23.

18 Mar: Os mares se diferem dos oceanos pela dimensão e posição geográfica. Geralmente os mares ficam nos limites continentais. Tipos de mares : Mar aberto: apresenta intensa comunicação com os oceanos, tais como mar do Norte, mar da China, Golfo do México. Mar interior: comunica-se com os oceanos através de canais ou estreitos, tal como o mar Mediterrâneo. Mar fechado: não se comunica com os oceanos. (ver mapas da página 23).

19 Lago: Extensão de água cercada de terra; um dos habitats lênticos (águas quietas).
Lagoa: Lago de pequeno tamanho.

20 29% da superfície da Terra é constituída de terras emersas: Continentes (terras emersas de maior extensão) e ilhas (terras emersas de menor extensão)

21 A Oceania é o menor de todos os continentes (9 milhões de km2) e a Groelândia é a maior de todas as ilhas ( km2).

22 Considerando o critério físico ou geológico-geográfico podemos regionalizar a Terra da seguinte forma:  Continente Euro-afro-asiático (57% das terras emersas): do ponto de vista físico, a Europa é apenas uma península da Ásia, não ocorrendo a presença de superfícies líquidas separando-as; antes da abertura do Canal de Suez a África e a Ásia estavam unidas por um braço de terra (istmo); Continente Americano (28% das terras emersas); Continente Oceânico (Austrália e ilhas do Pacífico - 6% das terras emersas); Antártida (9% das terras emersas).

23 A regionalização histórico-cultural diz respeito aos blocos continentais e leva em consideração aspectos relacionados à história, ao processo de descoberta e colonização e não à geologia (idade dos terrenos). 1. Velho Mundo: Europa, Ásia e África. Do ponto de vista histórico e social a Europa forma um continente distinto. Mundo conhecido pelos europeus até o século XV.

24 2. Novo Mundo (Novo Continente): América do Norte, América Central e América do Sul. “Mundo” conhecido pelos europeus a partir do século XV. 3. Novíssimo Mundo: Oceania. Terras colonizadas pelos europeus no século XVII. 4. Continente antártico: Antártida. Terras sendo estudadas e conhecidas a partir do século XX.


Carregar ppt "CMBH – 2012 – 8º ANO E.F. DISCIPLINA: Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google