A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anotem logo os assuntos importantes Ass: Lógica Obj: Compreender a aplicação da lógica e os tipos de lógica existentes. Hoje existem: Lógica matemática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anotem logo os assuntos importantes Ass: Lógica Obj: Compreender a aplicação da lógica e os tipos de lógica existentes. Hoje existem: Lógica matemática."— Transcrição da apresentação:

1 Anotem logo os assuntos importantes Ass: Lógica Obj: Compreender a aplicação da lógica e os tipos de lógica existentes. Hoje existem: Lógica matemática ou simbólica. Lógica filosófica – linguagem. Pode ser utilizada: computação, na matemática, nos jogos, na linguagem.

2 Para próxima aula Trazer o livro Filosofando ou xérox do cap. 9, pág 100. Ler o cap. 9 todo. Resolver questões 5 a 15 da pág 109 do livro. Note bem! Poderá ser feita uma VI na próxima aula após a correção do exercício.

3 Exercícios de lógica 1. Lógica matemática: Qual a lógica da seqüência dos números e quem é x? 2,4,4,6,5,4,4,4,4,x? 2. Charadas: lógica filosófica. Um homem olhava uma foto, e alguém lhe perguntou: De quem é essa foto? Ao que ele respondeu: Não tenho irmãos nem irmãs, mas o filho deste homem é filho de meu pai. De quem é esta foto? 3. Jogo de raciocínio lógico, os canibais.

4 LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.

5

6 O objetivo da lógica é reconhecer/eliminar um raciocínio falso. Para Heráclito tudo se transforma no seu contrário e nada permanece idêntico. O lógus é a mudança de todas as coisas, o conflito entre elas. Para Parmênides a mudança é o não-ser, o nada, impensável e indisível. Se uma coisa tornar-se contrária a si mesma, deixará de ser e, em seu lugar, haverá nada, coisa nenhuma, pois o que se contradiz se autodestrói.

7

8 Obras de Aristóteles e teoria Analíticos (séc. IV a.C.) Órganon – instrumento, ele não usou a palavra lógica. Segundo Aristóteles a lógica se divide em: Formal ou simbólica– forma correta da operação do pensamento. Estrutura do pensamento. Material – adequação do raciocínio à realidade.Operação do pensamento, conclusões do raciocínio.

9 Raciocínio inválidos Todos cães são vegetarianos. Dálmatas são cães. Logo, dálmatas são vegetarianos. Todos cães comem carne. Nenhum cão é peixe. Logo, nenhum peixe come carne.

10 Tipos de raciocínio ou argumentação Dedutivo_ G –P Toda mulher gosta de chocolate Regina é mulher Logo, Regina gosta de chocolate. Indutivo _P –G O cobre é condutor de calor O cobre é um metal Todo metal é condutor de calor Falacioso (falácia, sofisma, paralogismo) Sofisma-intenção de enganar o interlocutor, paralogismo-erro, equívoco.)

11 Tipos de argumentação Analógico Comparação Vagner é aluno do CMF e é inteligente. X é aluno do CMF então... Tautológico – o que alguns alunos fazem na VI de filosofia!!!!!!!!!!!!!! Encher lingüiça Repetir o enunciado da pergunta O triângulo tem três ângulos.

12 Silogismo Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta destas premissas, sendo todas proposições categóricas ou singulares. Termo Médio é o termo que se repete nas duas premissas mas não aparece na conclusão.

13 Silogismo 1) Todo silogismo contém somente três termos: maior, médio e menor; 2) Os termos da conclusão não podem ter extensão maior que os termos das premissas; 3) O termo médio não pode entrar na conclusão; 4) O termo médio deve ser universal ao menos uma vez; 5) De duas premissas negativas, nada se conclui; 6) De duas premissas afirmativas não pode haver conclusão negativa; 7) A conclusão segue sempre a premissa mais fraca; 8) De duas premissas particulares, nada se conclui.

14 Qual o termo médio da expressão? Todo cachorro é um mamífero Todo mamífero é vertebrado Logo, todo cachorro é vertebrado Qual é o termo médio? Mamífero

15 O silogismo

16

17

18 Princípios aristotélicos da lógica Princípio da identidade – se um enunciado é verdadeiro, essa é sua identidade. A lei da não contradição – duas proposições contraditórias não podem ser verdadeiras. A lei do terceiro excluído – ou é V ou F, exclui uma terceira possibilidade. Não se pode negar e afirmar algo simultaneamente.

19 Exercício Qual dos três princípios da lógica, se refere a música do Jota Quest a seguir? Correção dos exercícios p. 109 do livro Respostas

20 Respostas exercícios p Toda violeta é roxa 2. Toda violeta é flor Silogismo 3.Logo, toda flor é roxa Premissas (1 e 2) Conclusão (3) Quantidade – geral; Qualid – afirmativa Predicados: em todas é particular Termo: violeta, roxa e flor Argumento F, pq nenhum termo pode ser total na conclusão sem ser total nas premissas.

21 Respostas exercícios p. 109 Alguns humanos são sábios Alguns humanos não são inteligentes Logo, alguns sábios não são inteligentes Façam conforme modelo anterior. Tempo 3 minutos.

22 Respostas exercícios p Tenho observado...e conclui que... Indução 8. Analogia 9. Analogia 10. Indução 11. Dedução (toda pessoa, caso part) 12. Dedução 13. Indução (casos part. Lei geral) 14. Analogia 15. Dedução

23 Tipos de falácias Não formais Argumento de autoridade Argumento contra o homem Acidente Ignorância da questão Petição de um princípio ou círculo vicioso Equívoco

24 Lógica – Jota Quest Exagero de vida Exagero de amor Exagero de ego Exagero da falta Falta de vida, de amor, de valor. Falta de graça e de grana Falta dos irmãos. A vida é dura é injusta A vida é crua e assusta A vida é jogo e é luta A vida é fogo e é cruz A vida passa A vida é pouco. A vida é sua A vida é pouco a pouco... Entre a vida e a morte Onde esta a lógica? Entre a guerra e a paz O amor não tem lógica Amor por tudo Amor profundo Um amor maior que o mundo Amor sem paz Amor que dói demais Amor de mãe e pai Entre a vida e a morte Onde está a lógica? entre a guerra e a paz O amor não tem lógica

25 A lógica e a metalinguagem

26 A computação é um dos campos de atuação da lógica simbólica. A foto mostra uma placa com circuito de um computador.

27

28

29 Reposta (A.I) (B.E) Agora faça o inverso (~A.~E) (B.~I)

30 Respostas 2,4,4,6,5,4,4,4,4,x ; x=9 O homem olhava a foto de seu filho. Nunca deixar q o n de canibais seja maior q o n de monges.


Carregar ppt "Anotem logo os assuntos importantes Ass: Lógica Obj: Compreender a aplicação da lógica e os tipos de lógica existentes. Hoje existem: Lógica matemática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google