A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Protoctista Os Protozoários. Protozoários unicelulares e de nutrição heterotrófica; a maioria é aquática, de água doce, salgada e solo úmido; podem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Protoctista Os Protozoários. Protozoários unicelulares e de nutrição heterotrófica; a maioria é aquática, de água doce, salgada e solo úmido; podem."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Protoctista Os Protozoários

2 Protozoários unicelulares e de nutrição heterotrófica; a maioria é aquática, de água doce, salgada e solo úmido; podem ser parasitas de invertebrados e de vertebrados (inclusive do homem); há casos de mutualismo e comensalismo. Classific em filos: estruturas para locomoção

3 Filo Rhizopoda Possuem pseudópodes para locomoção e captura de alimentos (fagocitose); Clasmocitose eliminação de resíduos; Entamoeba histolytica : instala-se no intestino humano e causa disenterias. E. coli e E. gengivalis (comensalismo)

4 Filo Actinopoda apresentam pseudópodes afilados (axópodes); Radiolários são exclusivamente marinhos; Heliozoários são de água doce; esqueleto intracelular de sílica.

5

6 Filo Foraminifera possuem carapaça externa; originaram as vasas: rochas sedimentares calcáreas – (pirâmides do Egito); rochas sedimentares petrolíferas;

7 Filo Zoomastigophora Flagelo para a locomoção: sésseis parasitas do homem e de outros animais mutualismo tricomoníase x cupim

8 Filo Cilliophora numerosos cílios para a locomoção vida livre/parasita/mutualismo

9 Ciliados em mutualismo no tubo digestivo de ruminantes (boi, carneiro) Cistos: formas de resistência com envoltório protetor, citoplasma reduzido e atividade metabólica quase nula.

10 Paramecium caudatum: exemplo de ciliado - macronúcleo e micronúcleo; - alimentação do paramécio, citofaringe; - tricocistos (defesa).

11 Filo Apicomplexa engloba protozoários sem estruturas locomotoras; possuem ciclos de vida complexos com estágios em forma de esporos; são todos parasitas; causam doenças em vertebrados (mamíferos e aves) e invertebrados (insetos e minhocas)

12 Reprodução dos protozoários: Reprodução assexuada: - divisão binária - divisão múltipla

13 Reprodução sexuada: Conjugação em paramécios

14 - Amebíase - Leishmaniose ou úlcera de Bauru - Doença de Chagas - Doença do sono - Malária Doenças causadas por protozoários

15 agente causador: Entamoeba histolytica causa lesões intestinais de difícil cicatrização, provocando fortes diarréias Amebíase ou disenteria amebiana

16 Medidas profiláticas contra a amebíase

17 -agente causador: protozoário flagelado Leishmania brasiliensis - da leismaniose visceral (ataca baço e fígado e pode levar à morte) - agente transmissor: mosquito do gênero Phlebotomus (birigui ou mosquito-palha). O mosquito injeta sua secreção salivar anticoagulante com as leishmânias. Pelo sangue, as leishmânias atingem a pele e as mucosas, causando feridas e lesões graves. - reservatórios naturais Leishmaniose tegumentar ou úlcera de Bauru

18 - agente causador: protozoário flagelado Trypanosoma cruzi - agente transmissor: barbeiro ou chupança, inseto hematófago, Triatoma infestans. - reservatórios naturais do tripanossomo: animais silvestres como o tatu, tamanduá etc. Doença de Chagas

19 Sintomas: insuficiência cardíaca devido a lesões na musculatura do coração.

20

21 - agentes causadores: Plasmodium vivax - malária terçã benigna (48h) Plasmodium malarie - malária quartã benigna (72h) Plasmodium ovale - malária quartã benigna (72h) Plasmodium falciparum - malária terçã maligna (48h) 40% dos casos de malária 95% dos casos de morte Malária - Maleita - Impaludismo - febre terçã - febre quartã.

22 Agente transmissor: Mosquito do gênero Anopheles, hematófago, fêmea, contaminado.

23 o mosquito injeta uma saliva anticoagulante contendo os esporozoítos que atingem a circulação, chegam ao fígado e se instalam nas células hepáticas. Ciclo evolutivo da malária

24 no fígado com forma arredondada, os trofozoítos invadem as hemácias; dentro da hemácia, cada trofozoíto, assexuadamente, origina de 6 a 36 merozoítos; cada hemácia infestada arrebenta e libera merozoítos na corrente sangüínea febre merozoítos invadem hemácias sadias, se reproduzir por divisão múltipla, liberando em 48h, uma nova geração de Plasmodium vivax.

25

26 Dentro das hemácias alguns merozoítos se diferenciam e gametócitos masculinos e femi- ninos e poderão contaminar um novo mosquito.

27 -Ao picar um maleitoso, o mosquito ingere hemácias contendo gametócitos; -O zigoto se instala na parede estomacal, formando um ovocisto; - esporozoítos. -Os esporozoítos migram para a glândula salivar do mosquito; -Invadem outro ser;

28 quinino - destrói os plasmódios do sangue mas não os alojados no fígado, podendo reinfestar as células sangüíneas. malária endêmica - linhagens resistentes ao quinino (em regiões endêmicas com o uso contínuo) Tratamento e profilaxia:

29 Medidas preventivas

30 Exercícios

31 a. eliminação de água do meio para o protozoário que vive em água salgada; b. eliminação do excesso de água que entra em um protozoário que vive no sangue; c. eliminação do excesso de proteínas que entram num protozoário de água doce; d. absorção do excesso de água que existe no meio em que vive um protozoário; e. eliminação do excesso de água que entra em um protozoário que vive em água doce. 1. O vacúolo pulsátil é uma organela responsável pela:

32 2. Em um protozoário, a digestão dos alimentos é do tipo _____________e as trocas gasosas e a excreção ocorrem por_________________. a. extracelular, osmose. b. intracelular, osmose. c. intracelular, difusão d. extracelular, difusão. e. acelular, difusão. As palavras que preenchem corretamente as lacunas acima são:

33 3. O esquema ao lado é parte da célula de um protozoário pedunculado cuja extremidade livre possui cílios e em cujo interior existem dois núcleos. A partir das características citadas pode-se afirmar que esse protozoário pertence à mesma classe da ameba ou do paramécio? Justifique.


Carregar ppt "Reino Protoctista Os Protozoários. Protozoários unicelulares e de nutrição heterotrófica; a maioria é aquática, de água doce, salgada e solo úmido; podem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google