A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Populismo (IV República) Colégio Militar de Belo Horizonte História – 3ª ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Populismo (IV República) Colégio Militar de Belo Horizonte História – 3ª ano."— Transcrição da apresentação:

1 O Populismo (IV República) Colégio Militar de Belo Horizonte História – 3ª ano

2 a.Identificar as características da Constituição de b.Identificar as características dos principais partidos políticos. c.Identificar as principais medidas do Governo Dutra. d.Explicar a gestão de Getúlio Vargas enquanto presidente eleito. e.Descrever as causas e conseqüências do suicídio de Getúlio Vargas. Objetivos

3 f.Identificar os motivos da instabilidade política entre os governos Vargas e Kubitschek. g.Justificar a construção de Brasília e a transferência da capital do país. h.Identificar as principais medidas do Governo Jânio Quadros. i.Explicar a grave tensão social do governo João Goulart. j.Identificar as causas e conseqüências do Movimento de 1964.

4 O Populismo Após a derrubada do Estado Novo houve a implantação de um regime democrático que durou de 1946 a A Esta fase chamamos de Populismo, pois os governos se caracterizaram por buscar na população sua fonte de poder. Os governos não se caracterizaram por fazer o que a população precisava ou desejava, mas sim pelas promessas que passaram a ser feitas nas campanhas. A Fórmula original do populismo foi inventada por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo. Naquela época, ele marcou a forma de governar através da idéia do presidente realizador de obras para o povo. Foram os Partidos Políticos característicos do período: UDN, PTB, PSD e PC.

5 A Constituição de 1946 Vargas foi derrubado em outubro de 1945 pelas Forças Armadas. O governo foi entregue ao Ministro do Supremo Tribunal, José Linhares As eleições foram realizadas em 02 de dezembro de 1945, sendo eleito o Gen Eurico Gaspar Dutra Em 1946 foi promulgado a constituição que tinha como características: –foi promulgada –restabeleceu a democracia –restabeleceu o federalismo –estabeleceu amplas liberdades individuais e políticas –liberdade de imprensa

6 O Governo de Dutra ( ) Grande importação de produtos devido ao saldo acumulado durante a guerra – inibiu a produção industrial. Fechamento do Partido Comunista – que havia obtido a legalidade em Aplicação do Plano SALTE com pouco resultado. Asfaltamento e duplicação da estrada Rio-S.Paulo (Via Dutra). Construção da Usina de Paulo Afonso (rio São Francisco).

7 General Dutra

8 Governo Democrático de Getúlio Vargas ( ) Eleito pelo PTB-PSP Getúlio retoma propostas trabalhistas – grande aumento do salário mínimo Desenvolvimento da industria nacional – constituição da Petrobrás e do BNDS. Grande oposição a Getúlio pela sua posição nacionalista em relação a indústria. Nos jornais da capital se destacou os artigos de Carlos Lacerda em oposição a Getúlio. Atentado contra Carlos Lacerda da rua Tonelero – morre um oficial da aeronáutica – é implicada um segurança pessoal da guarda de Getúlio. Constrangido com a acusação de ter mandado matar Carlos Lacerda, Getúlio prefere o suicídio, morrendo em 24 de agosto de 1954.

9 Juscelino Kubitscheck de Oliveira ( ) Juscelino foi eleito com apoio do PTB-PSD. Se destacou por grandes empreendimentos. industriais, colocados no seu PLANO DE METAS. 1)Usinas hidrelétricas (Três Marias, Furnas). 2)Grandes estradas – Belém-Brasília. 3)Desenvolvimento da siderurgia. 4)Implantação da industria automobilística (Volks, Ford, Willys). 5)Construção de Brasília – inauguração em 1960.

10 CRISE DO POPULISMO – 1961 A 64.

11 Jânio da Silva Quadros (1961 – 7 meses) Eleito pela UDN-PSD Proibição de cassinos no Brasil. Proibição do biquini nas praias e de briga de galo Condecorou Ernesto (Che) Guevara, herói da Revolução Cubana Muito criticado e sem apoio no Congresso renuncia ao cargo de presidente. É substituído pelo seu vice João Goulart que tinha fama de ser ligado ao Partido Comunista.

12 Ernesto Che Guevara recebido com honras de Estado por Jânio Quadros Jânio com a vassoura: vamos varrer a corrupção deste país!

13 João Belquior Marques Goulart – chamado de Jango ( ) Devido a oposição a Jango, é reinstituído o Parlamentarismo, sendo o 1º ministro Tancredo Neves. Em 1963, através de um plebiscito, Jango recupera os poderes presidenciais. Jango herdeiro do trabalhismo de Getúlio e influenciado pelos comunistas, lança em março de 1964 um programa chamado as Reformas de Base - programa que estabelecia a reforma agrária através de desapropriação, nacionalização de setores industriais e controles dos bancos – reformas que foram interpretadas como uma nova Revolução Cubana. Em 31 de marco ocorre a Revolução de 1964, movimento militar para impedir a continuidade das transformações implementas por Jango. Este movimento foi apoiado por setores civis da Igreja, do empresariado e da classe média.

14 Discurso de João Goulart na Central do Brasil. Manifestações pró-Reformas de Base promovida pelos comunistas.

15 Governo parlamentarista de João Goulart – 1961/63. Crise: Forças Armadas divididas; Cmdo do III Exército apoiava João Goulart. Saída parlamentarista. Novamente a crise com a volta ao presidencialismo. Governo presidencialista de João Goulart –1963/64 Forte oposição do Congresso. Dilema do presidente: conseguir popularidade para se manter no poder solução: guinada à esquerda proposta das Reformas de Base. Resultado: partidos e facções de esquerda passaram a apressar a Revolução Comunista. Reação: prepara-se a Contra-Revolução de 1964.

16 2.3. As Razões do Movimento Militar de Março de Arraigado sentimento anticomunista nas Forças Armadas (traição de 1935). Polarização do mundo e seu reflexo no Brasil: EUA X URSS Polarização entre os políticos brasileiros: Leonel Brizola, Miguel Arrais e Francisco Julião Carlos Lacerda, Magalhães Pinto, Ademar de Barros X

17 Lideradas pelo Gen Olympio Mourão Filho, as tropas da 4ª RM marcham de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro, iniciando a Revolução, no dia 31 de março. Tropas da revolucionárias ocupam o Ministério da Guerra.

18 O Marechal Castelo Branco, escolhido como o primeiro presidente da Revolução, sendo em seguida confirmado pelo Congresso Nacional. Muitos homens públicos apoiaram a Revolução de 1964, como Carlos Lacerda, Magalhães Pinto, Tancredo Neves, Juscelino Kubitscheck e Roberto Marinho.


Carregar ppt "O Populismo (IV República) Colégio Militar de Belo Horizonte História – 3ª ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google