A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA LATINA CARACTERIZAÇÃO GERAL. Objetivos a. Situar a América Latina no mundo. b. Reconhecer os limites e as posições astronômica e geográfica. c.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA LATINA CARACTERIZAÇÃO GERAL. Objetivos a. Situar a América Latina no mundo. b. Reconhecer os limites e as posições astronômica e geográfica. c."— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA LATINA CARACTERIZAÇÃO GERAL

2 Objetivos a. Situar a América Latina no mundo. b. Reconhecer os limites e as posições astronômica e geográfica. c. Descrever as principais características do quadro físico. d. Identificar as regionalizações do ponto de vista geográfico e socioeconômico.

3 a. Situar a América Latina no mundo

4 Nome da região: América Latina Localização: Conformada pela América do Sul, América Central e México (América do Norte), e banhada pelo oceano Atlântico e Pacífico; Idiomas: Português, Espanhol, Francês e línguas indígenas. Superfície: Cerca de km²

5 População/Origem dos povos Aprox. 500 milhões (2006). (Ameríndios e Eurameríndios) Ameríndios ou índios são nomes dados aos habitantes humanos da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais. São também chamados de povos pré-colombianos. Os vestígios mais antigos encontrados na América (pinturas rupestres e objetos de pedra) foram encontrados no estado do Piauí. Acredita-se que tais vestígios tenham 40 mil anos.

6 População/Origem dos povos Em Minas Gerais (Lapinha em Pedro Leopoldo) foi encontrado o crânio de Luzia em Sendo este o fóssil humano mais antigo já encontrado na América. Estudos apontam que Luzia tenha aproximadamente 14 mil anos.

7 População/Origem dos povos Ao estudar a morfologia craniana de Luzia, os estudiosos encontraram traços que lembram os atuais aborígines da Austrália e os negros da África.morfologiaaboríginesAustráliaÁfrica Formulou-se a hipótese de que o povoamento das Américas teria sido feito por duas correntes migratórias de caçadores-coletores:Américascaçadores-coletores Uma vinda da Ásia, provavelmente pelo estreito de Bering através de um corredor de terra que se formou com a queda do nível dos mares durante a última idade do gelo.Ásiaestreito de Beringidade do gelo A outra vinda da Oceania, em canoas, pelo Oceano Pacífico.

8 População Ameríndia Entres os Ameríndios destacam-se: – Astecas (que habitavam áreas onde hoje corresponde ao México); – Maias (que habitavam áreas da América Central); – Incas (que habitavam uma vasta área da Cordilheira dos Andes). Essa população já estava bastante evoluída quanto à arquitetura e técnicas agrícolas. Esses grupos de ameríndios resistiram à colonização.

9 Povos Eurameríndios/Colonização Na porção Norte – os ingleses e franceses imprimiram uma colonização voltada para povoamento. Na porção Sul – os espanhóis e os portugueses imprimiram uma colonização voltada para a exploração de matérias-primas (vegetais e minerais)

10 Povos Eurameríndios/Colonização Os Holandeses, franceses e ingleses ocuparam uma pequena porção no norte da América do Sul. Tais áreas hoje correspondem à Guiana Francesa, Suriname e Guiana. Foram ocupadas para o plantio de Cana-De- Açúcar. Ainda hoje a Guiana Francesa é uma colônia.

11 d. Identificar a regionalização do ponto de vista geográfico e socioeconômico.

12 O continente americano possui duas formas de regionalização: do ponto de vista físico e do ponto de vista histórico- cultural. Divisão Geográfica (DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS PORÇÕES DE TERRA) – América do Norte, América Central e América do Sul; AMÉRICA DO NORTE AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA DO SUL

13 HISTÓRICO - CULTURAL (ORIGEM DA LÍNGUA DO COLONIZADOR) – América Anglo- Saxônica e América Latina.

14 AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA: EUA e Canadá; Predomina o inglês, uma língua anglo-saxônica (origem germânica); Prevaleceu o que chamamos de colônias de povoamento. Nas colônias de povoamento, os colonizadores vinham em busca de uma nova pátria. Não foi realizada com mão-de-obra escrava, e sim por levas de europeus que saíram do seu continente por causa de conflitos e guerras religiosas da época e vieram com interesses não- mercantis. Eram cidadãos que queriam construir um NOVO MUNDO, uma nova Europa.

15 AMÉRICA LATINA: Área compreendida desde o México até o Chile e Argentina; Predomina o espanhol e o português, línguas originadas do latim; Prevaleceu o que chamamos de colônias de exploração; Elementos unificadores: –Formação histórica; –Atual situação de dependência e subdesenvolvimento. CONSEQÜÊNCIAS DA EXPLORAÇÃO MERCANTILISTA NAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS: Os melhores solos são destinados ao cultivo de gêneros para exportação; Basicamente, exportação de produtos primários e importação de industrializados; Concentração populacional no litoral; Concentração de terras; Desigualdade social.

16 Limites e as posições astronômicas e geográficas 33 PAÍSES; ÍNUMERAS POSSESSÕES EUROPÉIAS; PREDOMÍNIO DA COLONIZAÇÃO IBÉRICA; LÍNGUAS LATINAS; EXTREMO SETENTRIONAL – TIJUANA / MÉXICO; EXTREMO MERIDIONAL – USHUAIA NA ARGENTINA; ABRANGE DUAS ZONAS TÉRMICAS (TROPICAL PREDOMINANTE E TEMPERADA DO NORTE E DO SUL);

17 América Central Continental e Insular América Central Continental corresponde aos países do istmo que liga a América do Sul e a América do Norte. América Central Insular corresponde às ilhas do Mar das Antilhas ou Mar do Caribe. Pode ser dividida em Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas.

18 c. Descrever as principais características do quadro físico GEOLOGIA RELEVO CLIMA VEGETAÇÃO HIDROGRAFIA

19

20 Consequências Colisão da Placa de Nazca com a Placa Sul Americana: – Formação do dobramento denominado Cordilheira dos Andes; – Terremotos; – Vulcões; – Países mais diretamente afetados: Chile, Equador e Peru. Colisão da Placa do Caribe com a Placa de Cocos – Cadeias de montanhas em países da América Central; – Terremotos/tsunamis – Vulcanismo – Países mais diretamente afetados: Haiti, República Dominicana, Cuba, Nicarágua, Guatemala, El Salvador

21

22 Terremoto no Chile

23 Terremoto no México

24 PANORAMA GERAL DO RELEVO E DA HIDROGRAFIA DA AMÉRICA DO SUL DOBRAMENTO MODERNO– CORDILHERIA DOS ANDES (Os processos de formação superam os de erosão) Altitude máxima – Pico do Aconcágua com 6960 metros. ESTRUTURA GEOLÓGICA ANTIGA - ESCUDOS CRISTALINOS - PLANALTOS E SERRAS (Processos de erosão superam os de formação) – Altitude máxima – Pico da Neblina com 2993 metros.

25 Cordilheira dos Andes – Lago Tectônico

26 PANORAMA GERAL DO RELEVO E DA HIDROGRAFIA DA AMÉRICA DO SUL PLANÍCIE AMAZÔNICA PLANÍCIE PLATINA PLANÍCIE DO ORINOCO NAS PLANÍCIES OS PROCESSOS DE SEDIMENTAÇÃO SUPERAM OS DE EROSÃO. FORMAÇÃO DAS BACIAS SEDIMENTARES.

27 PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL E INSULAR

28 PANORAMA GERAL DO RELEVO E DA HIDROGRAFIA DA AMÉRICA CENTRAL

29 PANORAMA GERAL DO RELEVO E DA HIDROGRAFIA DO MÉXICO

30 CLIMA E CORRENTES MARÍTIMAS EQUATORIAL 2.TROPICAL (América Central e norte da América do Sul) 3.SUBTROPICAL (o Uruguai está totalmente nesta faixa) 4.FRIO DE MONTANHA (Maior influência da altitude, mesmo na zona tropical) 5.DESÉRTICO 6.MEDITERRÂNEO 7.SEMI-ÁRIDO Corrente de Humbolt – fria – Formação do Deserto de Atacama. Ameniza o inverno europeu Corrente fria da Califórnia – Deserto no México

31 VEGETAÇÃO FLORESTA EQUATORIAL (Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Guianas, América Central). 2.CERRADO/Savana 3.FLORESTA BOREAL (CONÍFERAS) 4.ESTEPES E PRADARIAS 5.DESERTO 6.VEGETAÇÃO DE ALTITUDE 5 DESERTO DO ATACAMA – O MAIS ÁRIDO DO MUNDO

32 SUB-REGIÕES DA AMÉRICA LATINA

33 MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL

34 PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL E INSULAR Menor país do istmo Colonizado por ingleses Disputas por terras. Os países mais pobres do istmo. Maior estabilidade. Não possui Forças Armadas.

35 AMÉRICA ANDINA

36 AMÉRICA PLATINA

37 GUIANAS

38 Sub-regiões - Geopolítica MERCOSUL MERCADO COMUM DO SUL BLOCO ECONÔMICO DO TIPO UNIÃO ADUANEIRA

39 PACTO ANDINO

40 MCCA – MERCADO COMUM CENTRO AMERICANO


Carregar ppt "AMÉRICA LATINA CARACTERIZAÇÃO GERAL. Objetivos a. Situar a América Latina no mundo. b. Reconhecer os limites e as posições astronômica e geográfica. c."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google