A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO."— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO

2 ORIGENS DO ESTADO ÁRABE
Foi na Península arábica, onde 5/6 do território equivale a áreas desérticas, que a civilização islâmica teve suas origens. O clima é extremamente quente e seco.

3 Seus habitantes são de origem semita, viviam em tribos, mas estas não eram unidas politicamente. Eram aproximadamente 300 tribos divididas entre beduíno e tribos urbanas .

4 Tribo beduínos: eram seminômades que vagavam pelo deserto em busca de um oásis para seus animais. Viviam em constantes guerras, fazendo dos saques um dos recursos de sua sobrevivência.

5 Tribo urbana: estabeleceram-se na faixa costeira do Mar Vermelho e sul da Península, onde o clima era mais favorável para sobreviverem. Dedicavam-se ao comércio e tinham as  caravanas de camelos, que transportavam produtos do Oriente para regiões do Mar Mediterrâneo.

6 União árabe - século VII – teve por base a religião
União árabe - século VII – teve por base a religião. Maomé fundou o Islamismo e usou as guerras santas para expandir as fronteiras do império. Podemos dividir a história árabe em 2 etapas: Arábia pré- islâmica: época antes do islamismo. Arábia islâmica: época durante o islamismo.

7 PERÍODO PRÉ-ISLÂMICO Foi nessa época que habitavam na península arábica, tanto os árabes beduínos como os árabes urbanos. Na região dos árabes urbanos, surgiram cidades como MECA e IATREB(MEDINA), que se tornaram grandes centros comerciais.

8 Até o século VII, os árabes não eram unidos politicamente, mas tinham pontos em comum, Por exemplo: o idioma árabe e as crenças religiosas. Nesse período eles eram politeístas, tendo umas 360 divindades. Mas para unir as várias tribos , em Meca foi construído um templo religioso, a Caaba ( casa de Deus), com as principais divindades.

9 Na Caaba, encontrava-se a pedra negra, que de acordo com a crença, veio do céu pelas mãos do anjo Gabriel. Com todas essas atrações, estas cidades prosperam rápido.

10 PERÍODO ISLÂMICO Começou com Maomé ( ), fundador do islamismo,ou religião muçulmana ou maometana. Maomé era membro da tribo coraixita,de família pobre, nasceu em Meca e desde jovem participava nas caravanas comerciais pelo deserto, com tudo isso, ele teve contato com as várias crenças religiosas da região além do judaísmo e do cristianismo, ambas monoteístas.

11 Em suas pregações, Maomé condenou os ídolos da Caaba, pois havia somente um único deus . Isso não agradou nenhum pouco os sacerdotes da Caaba, que logo trataram de persegui-lo, obrigando Maomé a fugir para Iatreb ( Medina), em 622. Essa fuga ficou conhecida como hégira, e marca o início do calendário mulçumano.

12 Em Iatreb ( Medina) Maomé se popularizou e organizou um exército que conquistou Meca e destruiu os ídolos da Caaba, em 630. A Caaba foi convertida em centro de orações  e a crença politeísta foi proibida. Depois disso , Maomé, espalhou o Islamismo por toda a Arábia, unificando as tribos pela religião.

13

14 Mil e Uma Noites Pregação monoteísta de Maomé Meca e Medina
Jihad = esforço, difusão da religião islâmica . Não entender como guerra santa Ataque de Maomé a Meca – destruição dos ídolos da Caaba.

15

16

17

18

19 A sagrada Pedra Negra

20

21 Dimensões atuais: Altura - 15 metros; Comprimento - 12 metros; Largura - 10,30 metros. A porta está a dois metros do chão. A Pedra Preta está a um metro e meio. No seu interior as paredes e o piso estão revestidos com mármore e há três colunas de madeira

22 Alhambra

23

24

25

26 O mundo árabe após Maomé
Maomé morre em 632 d.C. com 62 anos de idade. Início do processo de expansão, que se espalhou por todo Oriente Médio, norte da África e Península Ibérica Submeteram (dominaram) uma grande quantidade de povos

27 Túmulo de Maomé em Medina

28 Durante o século VII o próprio Maomé lidera o processo de expansão.
Com sua morte, seu genro, chamado Ali assume a liderança do movimento de expansão do Islã. Após a conquista de Magreb, os muçulmanos atravessam o estreito de Gibraltar e invadem a Europa em 711. Em 732 tentam avançar para o interior da Europa, mas são detidos por Carlos Martel em Poitiers.

29 Expansão Expansão Expansão

30 Carlos Martel limita a invasão islâmica em Poitiers 732

31 CULTURA RELIGIOSA Religião monoteísta com elementos do paganismo pré-islâmico (Caaba e a Pedra Negra) Encontramos várias semelhanças com o judaísmo e com o cristianismo. Obrigações básicas de todo seguidor de Maomé:

32 1.Crer que só Alá é Deus e Maomé é o seu profeta;
2. Orar cinco vezes ao dia voltado para Meca; 3. Dar esmolas conforme as posses; 4. Jejuar no mês de Ramadã; 5. Fazer a Jihad - esforço, difusão da religião islâmica. Não entender como guerra santa.

33 Alcorão Alcorão ou Corão (em árabe قُرْآن, transl. al-qur’ān, "a recitação") é o livro sagrado do islamismo. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e dois anos.

34 A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.

35 A Suna A palavra árabe Suna significa ‘caminho trilhado’, e logo, suna do profeta significa os caminhos trilhados pelo profeta, ou aquilo que é normalmente conhecido como Tradições do Profeta. Terminologicamente, a palavra “Suna” significa também os feitos, dizeres e aprovações do Profeta

36 Sunitas Os sunitas (سنّة) formam o maior ramo do Islão, ao qual no ano de 2006 pertenciam 84% do total dos muçulmanos. A maioria dos sunitas acredita que o nome deriva da palavra Suna (Sunna), que se refere aos preceitos estabelecidos no século VIII baseados nos ensinamentos de Maomé

37 Xiitas Os xiitas (em árabe العربية, Shiat Ali, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos). Os xiitas consideram Ali, o genro e primo do profeta Maomé, como o seu sucessor

38 Distribuição de Xiitas e Sunitas no mundo

39 Alcorão

40 Mausoléu de Hussein, filho de Ali, em Karbala, Iraque.

41 Cultura Geral Algarismos arábicos
Os números como os conhecemos hoje são Algarismos Arábicos, e foram trazidos da Índia para o Ocidente e por isto também são chamados indo-arábicos. Foram criados por Abu Abdullah Muhammad Ibn Musa al-Khwarizmi (778 (?) - 846).

42 Literatura Omar Khayyam (Nishapur, Pérsia, 18 de maio de 1048 — 4 de dezembro de 1131), poeta, matemático e astrônomo iraniano. Seu nome completo era Ghiyath Al Din Abul Fateh Omar Ibn Ibrahim Al Khayyam.

43 Mausoléu de Omar Khayyam em Nishapur –Iran

44 AVERRÓIS Abu al-Walid Muhammad Ibn Ahmad Ibn Munhammad Ibn Ruchd, em árabeأبو الوليد محمد بن احمد بن محمد بن احمد بن احمد بن رشد, (Córdoba, 1126 — Marraquexe, 1198) foi um filósofo, médico e polímata muçulmano andaluz conhecido pelo nome de Averróis.

45 Detalhe da pintura de Andrea de Bonaiuto O Triunfo de Santo Tomás, com a imagem sentada em repouso e pensativa de Averróis, apoiado possivelmente em algúm livro de Aristóteles

46 Mouros Os mouros (também chamados de mauros) são um povo árabe-berbere que conquistou a Península Ibérica, oriundos principalmente da região do Saara ocidental e da Mauritânia.

47 Pintura de um mouro.

48 Islã ou Islão O Islão (português europeu) ou Islã (português brasileiro) (do árabe الإسلام, transl. al-Islām) é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcorão. A religião é conhecida ainda por islamismo.

49 Alfabeto Árabe O Alfabeto árabe é o principal alfabeto usado para representar a língua árabe, além de outros idiomas como o persa e línguas berberes. Até 1923, era usado também para escrever o turco, quando foi substituído pelo alfabeto latino.

50 A sua grande difusão deve-se principalmente ao fato de o Alcorão o livro sagrado do Islã, estar escrito em alfabeto árabe. Esse alfabeto é escrito da direita para a esquerda, assim como o alfabeto hebraico.

51

52 Arquitetura Dos traços dominantes da arte e da arquitetura islâmicas, a importância da decoração caligráfica e a composição espacial da mesquita estiveram intimamente ligadas à doutrina islâmica e se desenvolveram nos primeiros tempos de sua religião.

53 O estuque, o tijolo e o azulejo eram usados como elementos decorativos nos edifícios islâmicos. Os painéis murais eram adornados com motivos decorativos de laçaria geométrica sobre azulejos. As gelosias de madeira talhada, muitas vezes com incrustações de marfim, também proporcionaram um suporte para a decoração arquitetônica no mundo islâmico.

54

55

56 The entrance to the Mohatta Palace in Karachi

57 Medina, Arábia Saudita

58    Arabic Calligraphy Taj Mahal

59 The Shah Mosque in Isfahan, Iran

60

61

62 Medicina Escreveram tratados de medicina que foram traduzidos na Europa.

63 A copy of the Canon of Medicine, dated 1593
Avicena A copy of the Canon of Medicine, dated 1593


Carregar ppt "O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google