A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOIS MUNDOS EM UM SÓ PLANETA. Países do Norte x Países do Sul.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOIS MUNDOS EM UM SÓ PLANETA. Países do Norte x Países do Sul."— Transcrição da apresentação:

1 DOIS MUNDOS EM UM SÓ PLANETA

2 Países do Norte x Países do Sul

3 Norte x Sul Essa nomenclatura serve para diferenciar dois mundos com níveis distintos de desenvolvimento; Essa nomenclatura serve para diferenciar dois mundos com níveis distintos de desenvolvimento; A Opulência dos países do Norte contrasta com a Miséria da maior parte da população dos países do Sul; A Opulência dos países do Norte contrasta com a Miséria da maior parte da população dos países do Sul; Nem todos os países do Sul são subdesenvolvidos. Ex.: Austrália e Nova Zelândia; Nem todos os países do Sul são subdesenvolvidos. Ex.: Austrália e Nova Zelândia;

4 A linha imaginária que separa os países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (em desenvolvimento) é o Equador Geoeconômico; A linha imaginária que separa os países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (em desenvolvimento) é o Equador Geoeconômico; O Equador Geoeconômico é uma linha tortuosa; O Equador Geoeconômico é uma linha tortuosa; Com diferentes graus de desenvolvimentos, estão localizados no hemisfério norte, enquanto os países em desenvolvimento, com vários estágios de econômicos localizados no Sul. Com diferentes graus de desenvolvimentos, estão localizados no hemisfério norte, enquanto os países em desenvolvimento, com vários estágios de econômicos localizados no Sul.

5 Estado São quatro os principais elementos que forma um Estado: São quatro os principais elementos que forma um Estado: Território; Território; População; População; Soberania; Soberania; Autoridade. Autoridade. Após a 2ª Guerra Mundial o número de estados aumentaram muito. Após a 2ª Guerra Mundial o número de estados aumentaram muito.

6 Heterogeneidade: As notáveis diferenças entre os Estados Espacial – apenas sete países cobrem metade da superfície terrestre. Espacial – apenas sete países cobrem metade da superfície terrestre. Demográfica – apenas dois países representa 1/3 da população mundial. Demográfica – apenas dois países representa 1/3 da população mundial. Áreas Atrativas e Repulsivas – busca de melhores condições de vida, segurança, saúde, emprego, etc. Áreas Atrativas e Repulsivas – busca de melhores condições de vida, segurança, saúde, emprego, etc. Outras Diferenças – Crise das Coréias, Coréia do Sul economicamente na ásia, está atrás apenas do Japão e da China, Coréia do Norte (estagnação econômica). Outras Diferenças – Crise das Coréias, Coréia do Sul economicamente na ásia, está atrás apenas do Japão e da China, Coréia do Norte (estagnação econômica).

7 Analisar a Tabela da página 12 do livro texto.

8 Países do Sul O Sul em mutação - Problemas: O Sul em mutação - Problemas: PIB – Ex. Chile x França PIB – Ex. Chile x França Pobreza, Saúde, nutrição,expectativa de vida; Pobreza, Saúde, nutrição,expectativa de vida; Mortalidade infantil Mortalidade infantil Crescimento demográfico; Crescimento demográfico; Desemprego; Desemprego; Moradias; Moradias; Segurança Segurança

9 Características do Países do Sul Nível tecnológico reduzido; Nível tecnológico reduzido; Exportação de produtos menos valorizados; Exportação de produtos menos valorizados; Menor captação de recursos financeiros; Menor captação de recursos financeiros; Baixo investimento em pesquisa, ciência e tecnologia; Baixo investimento em pesquisa, ciência e tecnologia; Incapacidade de gerar novas tecnologias. Incapacidade de gerar novas tecnologias.

10

11

12

13 Melhoria dos Países do Sul Os países do Sul apresentaram uma melhoria nos últimos 30 anos: Os países do Sul apresentaram uma melhoria nos últimos 30 anos: Mesmo assim as disparidades Norte x Sul cresceram. Mesmo assim as disparidades Norte x Sul cresceram. Mas com exceções, a recuperação não ocorreu e nem todas as populações foram beneficiadas. Mas com exceções, a recuperação não ocorreu e nem todas as populações foram beneficiadas. As condições de existências estão melhorando: As condições de existências estão melhorando: A pobreza marca 1/3 da população A pobreza marca 1/3 da população Expectativa de vida aumentou; Expectativa de vida aumentou; Taxa de Analfabetismo está sendo reduzida; Taxa de Analfabetismo está sendo reduzida; Na A.Latina 15 milhões de pessoas saíram da pobreza. Na A.Latina 15 milhões de pessoas saíram da pobreza.

14 Países do Norte O desenvolvimento de um país ocorre quando há um crescimento econômico representado pelo aumento da produção de bens e serviços, acompanhado da melhoria do padrão de vida da sua população. O desenvolvimento de um país ocorre quando há um crescimento econômico representado pelo aumento da produção de bens e serviços, acompanhado da melhoria do padrão de vida da sua população.

15 Países do Norte Em relação aos indicadores, as características mais determinantes são: Em relação aos indicadores, as características mais determinantes são: O grau de industrialização; O grau de industrialização; Assim são observados uma intensa industrialização e economias estáveis com tendências de crescimentos nos países do Norte desenvolvidos. Assim são observados uma intensa industrialização e economias estáveis com tendências de crescimentos nos países do Norte desenvolvidos. Nível tecnológico avançado; Nível tecnológico avançado;

16 Maior captação de recursos financeiros; Maior captação de recursos financeiros; Grandes investimentos em pesquisa, ciências e tecnologias; Grandes investimentos em pesquisa, ciências e tecnologias; Desenvolvimento de novas tecnologias; Desenvolvimento de novas tecnologias; Exportação de produtos altamente valorizados; Exportação de produtos altamente valorizados; Elevada renda per capita e nível de consumo; Elevada renda per capita e nível de consumo; Elevados índices de desenvolvimento humano. Elevados índices de desenvolvimento humano.

17

18

19 A ONU regionaliza os países conforme o nível de desenvolvimento, levando em consideração vários indicadores econômicos e sociais, como: A ONU regionaliza os países conforme o nível de desenvolvimento, levando em consideração vários indicadores econômicos e sociais, como: Renda Per Capta; Renda Per Capta; Expectativa de Vida; Expectativa de Vida; Taxa de analfabetismo; Taxa de analfabetismo; Taxa de Crescimento Demográfico; Taxa de Crescimento Demográfico; Taxa de Mortalidade Infantil. Taxa de Mortalidade Infantil. IDH IDH

20 Globalização

21

22 Globalização: Norte x Sul Este processo teve inicio com o fim da Guerra Fria; Este processo teve inicio com o fim da Guerra Fria; Mundialização da Economia; Mundialização da Economia; A internet, rede mundial de computadores; revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação do planeta. Troca de dados, voz e imagens tornaram-se instantâneas. A internet, rede mundial de computadores; revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação do planeta. Troca de dados, voz e imagens tornaram-se instantâneas. Os países do norte dominam mais da metade do comércio mundial. Os países do norte dominam mais da metade do comércio mundial.

23 A atual mobilidade do mercado mundial permite que grandes empresas (transnacionais), sediadas nos países do Norte, façam recolocações de suas fábricas normalmente nos países do Sul. A atual mobilidade do mercado mundial permite que grandes empresas (transnacionais), sediadas nos países do Norte, façam recolocações de suas fábricas normalmente nos países do Sul. Esse mecanismo é usado para reduzir gastos com mão-de-obra, como salários mais baixos, matéria-prima abundante e barata, incentivos fiscais, etc., obtendo assim menores custos nas produções Esse mecanismo é usado para reduzir gastos com mão-de-obra, como salários mais baixos, matéria-prima abundante e barata, incentivos fiscais, etc., obtendo assim menores custos nas produções

24 Exemplo: Empresas Maquiladoras no norte México (fronteira com EUA) – que montam os produtos com peças fabricadas no exterior, utilizando trabalhadores que recebem baixos salários em relação ao americano. Exemplo: Empresas Maquiladoras no norte México (fronteira com EUA) – que montam os produtos com peças fabricadas no exterior, utilizando trabalhadores que recebem baixos salários em relação ao americano. Esse fenômeno aumenta o desemprego estrutural. Esse fenômeno aumenta o desemprego estrutural. Cria-se a Divisão Internacional do Trabalho – DIT. Cria-se a Divisão Internacional do Trabalho – DIT.

25 O que é Globalização Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas e políticas que vêm acontecendo nas últimas décadas. Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas e políticas que vêm acontecendo nas últimas décadas. A principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. Junta-se a isso a grande revolução tecnológica com o uso cada vez maior de telefones, computadores e televisão e a uniformidade das informações com o surgimento e explosão da Internet e dos canais de televisão por assinatura. Com isso os países passam a interagir não só na economia e na política, como também na cultura. Com isso os países passam a interagir não só na economia e na política, como também na cultura.

26 Características da Globalização: As fronteiras comerciais deixam de existir nos países- membros dos blocos econômicos. As fronteiras comerciais deixam de existir nos países- membros dos blocos econômicos. Os acordos entre as nações favorecem a prática comercial. Os acordos entre as nações favorecem a prática comercial. Aumento da velocidade no processamento das informações. Aumento da velocidade no processamento das informações. A Guerra Fria cede espaço á guerra do conhecimento. A Guerra Fria cede espaço á guerra do conhecimento. As máquinas ocupam cada vez mais o espaço do homem na execução de tarefas (ex. Bancos). As máquinas ocupam cada vez mais o espaço do homem na execução de tarefas (ex. Bancos). Crescimento da economia informal. Crescimento da economia informal. No Brasil, existem, aproximadamente 40 milhões de pessoas vivendo graças ao rendimento do trabalho feito através das barracas. No Brasil, existem, aproximadamente 40 milhões de pessoas vivendo graças ao rendimento do trabalho feito através das barracas.

27

28

29 O Norte: envelhecido

30 Norte x Sul: questões ambientais IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas O IPCC indica grandes conseqüências do aquecimento global nos países do Norte e do Sul como; O IPCC indica grandes conseqüências do aquecimento global nos países do Norte e do Sul como; América Anglo-Saxônica Problemas de respiração Problemas de respiração Racionamento de água Racionamento de água Fragilidade das florestas Fragilidade das florestas

31 Europa Seca (desertificação) ou enchente; Seca (desertificação) ou enchente; Blecaute; Blecaute; Chuva Ácida; Chuva Ácida; Resíduos nucleares – França 80% da energia produzida é proveniente de reatores nucleares; Resíduos nucleares – França 80% da energia produzida é proveniente de reatores nucleares; Destruição da vegetação nativa. Destruição da vegetação nativa.

32 Oceania Seca Seca Incêndios IncêndiosÁsia Fogo Fogo Derretimento das geleiras Derretimento das geleiras Fome Fome

33

34


Carregar ppt "DOIS MUNDOS EM UM SÓ PLANETA. Países do Norte x Países do Sul."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google