A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos

2 ASSUNTO 1: História - UD I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA – 1º BIMESTRE OBJETIVOS ESPECÍFICOS A SEREM ATINGIDOS: OBJETIVOS ESPECÍFICOS A SEREM ATINGIDOS: a. Descrever os vestígios arqueológicos encontrados no Brasil. a. Descrever os vestígios arqueológicos encontrados no Brasil. b.Inferir a importância dos achados para a compreensão do nosso passado. b.Inferir a importância dos achados para a compreensão do nosso passado. c. Destacar a importância da preservação das fontes que possibilitam a compreensão do passado histórico. c. Destacar a importância da preservação das fontes que possibilitam a compreensão do passado histórico.

3 1. O que é arqueologia? A Arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra.

4

5 2. A arqueologia Brasileira. Para realizar seu trabalho, o arqueólogo procura identificar e escavar sítios arqueológicos, onde documenta e coleta objetos que pertenceram ao cotidiano de uma determinada sociedade. Em seguida, inicia a fase de estudos e trabalhos em laboratório, onde procura relacionar os objetos coletados a sociedade que os produziu e ao seu modo de vida.

6 Ao arqueólogo não cabe apenas investigar as pirâmides do Egito ou os monumentos clássicos gregos e romanos. A Arqueologia está se diversificando cada vez mais e, no Brasil, é possível encontrar pesquisadores em atividade na Mata Atlântica, nas dunas do Nordeste ou em meio à floresta Amazônica. A Arqueologia atua também junto a sociedades atuais (como grupos indígenas, negros ou caiçaras), buscando compreender, através da observação do presente, a maneira como os vestígios materiais podem informar sobre o comportamento e os padrões culturais de sociedades. Assim, estudos vêm sendo desenvolvidos no subsolo de grandes cidades, nas sedes de antigas fazendas, em quilombos, campos de batalha, navios naufragados e fortes.

7 3. Origem dos índios brasileiros Os índios iniciaram a ocupação do Brasil. Os primeiros índios brasileiros são denominados Paleo-índios. Estes índios chegaram ao Brasil através de migrações vindas da Ásia e Oceania que chegaram na América através do Estreito de Béring ou embarcações pelo Oceânico Pacífico. No caso do Brasil, este povoamento está comprovado desde anos a.C. em São Raimundo Nonato (PI) e a.C em Lagoa Santa (MG).

8 Desta época temos os fósseis de Luzia e o Homem de Lagoa Santa, ambos encontrados em Minas Gerais, na região próxima a Lagoa Santa. Em São Raimundo Nonato outros vestígios mais antigos foram encontrados. Desta época temos os fósseis de Luzia e o Homem de Lagoa Santa, ambos encontrados em Minas Gerais, na região próxima a Lagoa Santa. Em São Raimundo Nonato outros vestígios mais antigos foram encontrados.

9

10 Pintura Rupestre na Serra da Capivara e São Raimundo Nonato, Piauí. Reprodução do rosto de Luzia a partir dos fósseis encontrados. Pedra do Ingá na Paraíba, com várias inscrições.

11 3. Os Sambaquis Os sambaquis são depósito de conchas e restos deixados por sociedades indígenas a longo de rios, lagos e do litoral. Possuem, alem de conchas usadas na alimentação, cacos de cerâmica, ossadas, anzóis, pontas-de-flecha e outros objetos utilizados pelos índios.

12 Sambaqui no litoral de São Paulo (Cananeia)

13 4. Principais grupos indígenas brasileiros Com o crescimento das civilizações indígenas formaram-se os grupos mais característicos do Brasil. Cada um deles com diferentes tribos: a) Tupi-guaranis – o mais numeroso e habitavam as ares do litoral, tendo algumas tribos a parte sul do Brasil e parte da Amazônia. As principais tribos eram dos Tupiniquins, dos Tupinambás, dos Tamoios, dos Temininós, dos Carijós, dos Potiguares. b) Tapuias – habitavam as áreas mais do interior e tinham como tribos os Aimorés, os Goitacás, os Botocudos, os Cariris, os Timbiras, entre outras. c) Arawak – habitam a Amazônia e se dividem em Panos, Muras entre outros. d) Karibs – também habitam parte da Amazônia. Waimiris-Atroaris, Kalapalos e Cuicuros são exemplos de tribos deste grupo

14 Fim Peça esta aula pelo ou pelo Sigaweb/CMBH. Este material é de uso gratuito e de distribuição somente para alunos do CMBH.


Carregar ppt "Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Vestígios Arqueológicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google