A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra."— Transcrição da apresentação:

1 Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial. As transformações refletiram-se diretamente sobre a população desses países. Na tentativa de inseri-los na economia de mercado, criou-se a CEI, formada por 12 países do leste europeu.

2 Europa Oriental e o Socialismo
A classificação do continente europeu em Ocidental e Oriental, surgiu após a Segunda Guerra mundial, numa referência a bipolarização do mundo, que colocava em oposição capitalismo e socialismo. A Europa Oriental correspondiam os então países socialista, ligados à união Soviética, incluindo a Alemanha Oriental.

3

4 A Crise do Socialismo A era Gorbatchev e o fim do Socialismo
Em 1985, Mikhail Gorbatchev chegou ao poder na União Soviética, dando início a uma série de reformas estruturais, como: Assinatura de acordos de desarmamentos; Eliminação de alguns entraves à liberdade de expressão e de informação. Criação da Perestroika (reestruturação econômica) e da Glasnost (transparência política).

5

6 Com a queda do Muro de Berlim, a União Soviética enfraqueceu-se do ponto de vista geopolítico, deixando de ser uma potência. Foi o fim do Mundo Bipolar e da Guerra Fria, com os Estados Unidos afirmando-se como a grande e única potência mundial. Os países do leste europeu não estavam preparados para o cenário econômico e tecnológico mundial do final do século XX.

7

8

9 A ex-URSS investiu na indústria bélica deixando de lado a indústria de bens de consumo.
Gerando carência de produtos básicos, como alimentos, material de higiene Além de ter causado atraso tecnológico, a economia planificada fracassou pela falta de motivação que gerava em suas populações, NÃO havia incentivos que estimulassem a produção e a inovação

10

11 Países que formam a CEI Comunidade dos Estados Independentes
Rússia,Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão,Uzbequistão, Turcomenistão, Azerbaijão, Armênia, Geórgia, Moldávia, Ucrãnia, Belarus.

12 Em 1991, após a desagregação da União Soviética, a Federação Russa iniciou esforços para a criação da CEI. Para a Federação Russa era essencial manter relações com as outras repúblicas independentes, tanto por interesse militar, como por questões energéticas. Essa busca pela hegemonia sobre antigas repúblicas gerou diversos conflitos.

13 O que é a CEI A CEI – Comunidade dos Estados Independentes - é uma organização confederativa que visa manter a unidade dos Estados-Membros, com certa autonomia política e econômica.

14 Comércio entre os Países da CEI
Com o fim da centralização, cada país passou a se integrar ao comércio internacional da maneira mais favorável aos seus interesses. Desde sua criação, a CEI encontra dificuldades para se manter. Muitas das repúblicas, que a integram aproximaram-se mais da União Europeia. Apesar disso, a Rússia tenta manter certa hegemonia sobre esse bloco.

15 Fim. Estude para nossa AE
Fim! Estude para nossa AE. Lembre-se que para ter sucesso é preciso trabalhar (estudar) muito. Ten Luiz Flávio


Carregar ppt "Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google