A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra."— Transcrição da apresentação:

1 Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial. A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial. As transformações refletiram-se diretamente sobre a população desses países. As transformações refletiram-se diretamente sobre a população desses países. Na tentativa de inseri-los na economia de mercado, criou-se a CEI, formada por 12 países do leste europeu. Na tentativa de inseri-los na economia de mercado, criou-se a CEI, formada por 12 países do leste europeu.

2 Europa Oriental e o Socialismo A classificação do continente europeu em Ocidental e Oriental, surgiu após a Segunda Guerra mundial, numa referência a bipolarização do mundo, que colocava em oposição capitalismo e socialismo. A classificação do continente europeu em Ocidental e Oriental, surgiu após a Segunda Guerra mundial, numa referência a bipolarização do mundo, que colocava em oposição capitalismo e socialismo. A Europa Oriental correspondiam os então países socialista, ligados à união Soviética, incluindo a Alemanha Oriental. A Europa Oriental correspondiam os então países socialista, ligados à união Soviética, incluindo a Alemanha Oriental.

3

4 A Crise do Socialismo A era Gorbatchev e o fim do Socialismo Em 1985, Mikhail Gorbatchev chegou ao poder na União Soviética, dando início a uma série de reformas estruturais, como: Em 1985, Mikhail Gorbatchev chegou ao poder na União Soviética, dando início a uma série de reformas estruturais, como: Assinatura de acordos de desarmamentos; Assinatura de acordos de desarmamentos; Eliminação de alguns entraves à liberdade de expressão e de informação. Eliminação de alguns entraves à liberdade de expressão e de informação. Criação da Perestroika (reestruturação econômica) e da Glasnost (transparência política). Criação da Perestroika (reestruturação econômica) e da Glasnost (transparência política).

5

6 Com a queda do Muro de Berlim, a União Soviética enfraqueceu-se do ponto de vista geopolítico, deixando de ser uma potência. Foi o fim do Mundo Bipolar e da Guerra Fria, com os Estados Unidos afirmando-se como a grande e única potência mundial. Com a queda do Muro de Berlim, a União Soviética enfraqueceu-se do ponto de vista geopolítico, deixando de ser uma potência. Foi o fim do Mundo Bipolar e da Guerra Fria, com os Estados Unidos afirmando-se como a grande e única potência mundial. Os países do leste europeu não estavam preparados para o cenário econômico e tecnológico mundial do final do século XX. Os países do leste europeu não estavam preparados para o cenário econômico e tecnológico mundial do final do século XX.

7

8

9 A ex-URSS investiu na indústria bélica deixando de lado a indústria de bens de consumo. A ex-URSS investiu na indústria bélica deixando de lado a indústria de bens de consumo. Gerando carência de produtos básicos, como alimentos, material de higiene Gerando carência de produtos básicos, como alimentos, material de higiene Além de ter causado atraso tecnológico, a economia planificada fracassou pela falta de motivação que gerava em suas populações, NÃO havia incentivos que estimulassem a produção e a inovação Além de ter causado atraso tecnológico, a economia planificada fracassou pela falta de motivação que gerava em suas populações, NÃO havia incentivos que estimulassem a produção e a inovação

10

11 Países que formam a CEI Comunidade dos Estados Independentes Rússia,Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão,Uzbequistão, Turcomenistão, Azerbaijão, Armênia, Geórgia, Moldávia, Ucrãnia, Belarus.

12 Em 1991, após a desagregação da União Soviética, a Federação Russa iniciou esforços para a criação da CEI. Em 1991, após a desagregação da União Soviética, a Federação Russa iniciou esforços para a criação da CEI. Para a Federação Russa era essencial manter relações com as outras repúblicas independentes, tanto por interesse militar, como por questões energéticas. Para a Federação Russa era essencial manter relações com as outras repúblicas independentes, tanto por interesse militar, como por questões energéticas. Essa busca pela hegemonia sobre antigas repúblicas gerou diversos conflitos. Essa busca pela hegemonia sobre antigas repúblicas gerou diversos conflitos.

13 O que é a CEI A CEI – Comunidade dos Estados Independentes - é uma organização confederativa que visa manter a unidade dos Estados-Membros, com certa autonomia política e econômica. A CEI – Comunidade dos Estados Independentes - é uma organização confederativa que visa manter a unidade dos Estados-Membros, com certa autonomia política e econômica.

14 Comércio entre os Países da CEI Com o fim da centralização, cada país passou a se integrar ao comércio internacional da maneira mais favorável aos seus interesses. Com o fim da centralização, cada país passou a se integrar ao comércio internacional da maneira mais favorável aos seus interesses. Desde sua criação, a CEI encontra dificuldades para se manter. Muitas das repúblicas, que a integram aproximaram-se mais da União Europeia. Desde sua criação, a CEI encontra dificuldades para se manter. Muitas das repúblicas, que a integram aproximaram-se mais da União Europeia. Apesar disso, a Rússia tenta manter certa hegemonia sobre esse bloco. Apesar disso, a Rússia tenta manter certa hegemonia sobre esse bloco.

15 Fim! Estude para nossa AE. Lembre-se que para ter sucesso é preciso trabalhar (estudar) muito. Ten Luiz Flávio


Carregar ppt "Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google