A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA. AMÉRICA DESENVOLVIDA ESTADOS UNIDOS CANADÁ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA. AMÉRICA DESENVOLVIDA ESTADOS UNIDOS CANADÁ."— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

2 AMÉRICA DESENVOLVIDA ESTADOS UNIDOS CANADÁ

3 ESTADOS UNIDOS ÁREA : KM² CAPITAL : Washington D.C POPULAÇÃO : 298,2 milhões (2005) NACIONALIDADE : norte-americano ou estadunidense RELIGIÃO : Cristianismo 84,7% (protestantes 23,2%, católicos 20,8%, outros 22,4%, sem religião 9,9%) IDIOMA : Inglês (principal e oficial) e Espanhol. GOVERNO : Republicano presidencialista (Div. Adm. 50 estados e o distrito de Colúmbia).

4

5 CANADÁ ÁREA : Km² CAPITAL : Ottawa POPULAÇÃO : 32,3 milhões (2005) NACIONALIDADE : canadense RELIGIÃO : cristianismo 79,5% (católicos 41,8%, protestantes 17,2%) IDIOMA : Inglês, francês (oficiais) GOVERNO : Monarquia parlamentarista (Chefe de Estado: Rainha Elizabeth II do Reino Unido representada pelo governador-geral) – Chefe de Governo: Primeiro Ministro) DIV ADM : 10 províncias e 3 territórios

6

7 A América Anglo-Saxônica corresponde aos países das Américas falantes da língua inglesa, nesse caso são as únicas nações do continente que se encontram desenvolvidas. Os países com tais características estão localizados na América do Norte, são eles Estados Unidos e Canadá. Com uma área total é superior a 19 milhões de quilômetros quadrados, e os limites dessa porção do continente americano são: o Oceano Atlântico a leste, o Oceano Pacífico a oeste, o Oceano Glacial Ártico ao norte e o México ao sul.

8 CLIMA Entre os fatores que definem os tipos de climas da América Anglo-saxônica, destacam-se a latitude, a disposição do relevo e as correntes marítimas. A latitude faz as temperaturas médias aumentarem de norte para sul; a disposição do relevo influi na ocorrência de climas áridos e semi-áridos nos planaltos interiores a oeste; as correntes marítimas, que determinam o declínio das médias térmicas na porção oriental do Canadá (corrente fria do Labrador) ou que são responsáveis pelos elevados índices pluviométricos na península da Flórida (corrente quente do Golfo).

9 Com relação aos grandes domínios climáticos da América Anglo-saxônica, observa-se a ocorrência, do norte para o sul, dos seguintes climas: Subpolar - ao norte do Alasca e do Canadá; Temperado Continental - na porção central do Canadá e nos Estados Unidos; Subtropical - junto ao Golfo do México; Temperado oceânico - na costa oeste dos Estados Unidos e Canadá; Mediterrâneo - no litoral da Califórnia; Árido e semi-árido - nos planaltos interiores a oeste dos Estados Unidos; Clima de Montanha - no domínio dos dobramentos modernos.

10 RELEVO Observando um mapa físico da América Anglo-Saxônica, percebe-se que o relevo, de oeste para leste, apresenta nítida semelhança com o da América Latina.mapa físicorelevooestelesteAmérica Latina

11 MAPA FÍSICO - RELEVO

12 Cadeias Montanhosas Ocidentais (Montanhas Rochosas) – são formadas por grandes dobramentos modernos, ou seja, geologicamente recentes, decorrentes do encontro entre a placa Tectônica do Pacífico e a Norte-Americana. Por isso é considerada fisicamente instável, com presença de vulcões ativos e falhas geológicas que provocam centenas de abalos sísmicos. As Montanhas Rochosas entendem-se do Colorado até o Alasca.

13

14 MONTANHAS ROCHOSAS

15 GRAND CANYON COSTA OESTE - RIO COLORADO

16 Planícies Centrais – estendem-se pela porção central da América desenvolvida. Têm origem na deposição de sedimentos, em eras geológicas recentes, trazidos por rios ou lagos naturais. São exemplos as planícies do rio São Lourenço e do Mississípi.

17 PLANÍCIES CENTRAIS

18 Planaltos da Porção Oriental – são formados por maciços antigos, intensamente desgastados pelo processo erosivo; por isso, apresentam altitudes menores. São exemplos: (Montes Apalaches - EUA e Plantalto Laurenciano - Canadá).

19 MONTES APALACHES - EUA E PLANALTO LAURENCIANO - CANADÁ

20 MONTE ROXIMOR NOS APALACHES

21 VEGETAÇÃO A grande diversidade de climas na América Anglo-saxônica explica a presença de uma grande variedade de paisagens vegetais em seu território, dentre as quais se destacam: Floresta Boreal (Taiga), Floresta Temperada, Pradarias, Tundra, Vegetação Xerófila ou Desértica.Floresta TemperadaPradariasTundraVegetação Xerófila

22

23 Tundra: ocorre em áreas onde predomina o clima frio com invernos longos e rigorosos. Em razão dessas condições, as vegetações que apresentam são basicamente plantas rasteiras como musgos e liquens. Localizada na zona glacial do Canadá e no Alasca;

24 Floresta Boreal (Taiga) - localizada no norte canadense;

25 Floresta Temperada: desenvolve em regiões nas quais a característica do clima que predomina é o temperado, com verões quentes e invernos rigorosos. As florestas temperadas geralmente são compostas por árvores caducifólias com folhas vermelhas, alaranjadas e amarelas. Encontra-se muito devastada.

26 Pradarias - nas planícies centrais dos Estados Unidos e do Canadá; predominância de vegetação rasteira como herbácea

27 Vegetação Desértica ou Xerófila - desenvolve em área de clima desértico muito seco e pouquíssima incidência de pluviosidade. Vegetações adaptadas à escassez de água, como as espécies xerófilas. - nos planaltos semiáridos e áridos interioranos, a oeste.

28 HIDROGRAFIA A América Anglo-Saxônica possui uma enorme região lacustre no nordeste, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá a chamada região dos Grandes Lagos.região lacustrenordestefronteiraEstados UnidosCanadáregiãoGrandes Lagos Como verdadeiros lagos interiores, os lagos Superior, Michigan, Erie e Ontário, em meio a muitos outros menores, ocupam uma área muito grande.lagosSuperior MichiganErieOntário Os lagos estão ligados ao oceano Atlântico pelo rio São Lourenço.oceano Atlânticorio São Lourenço

29 GRANDES LAGOS

30

31 HIDROGRAFIA

32 No que se refere à extensão, merecem destaque na América Desenvolvida, além do rio São Lourenço - Canadá, o Mississipi, o Missouri, o Mackenzie, o Hudson (que passa pela cidade de Nova Iorque), entre outros. rio São Lourenço MissouriMackenzieHudsoncidade de Nova Iorque

33 O Rio Mississipi nasce próximo à fronteira com o Canadá, atravessa praticamente todo o território norte-americano, no sentido norte-sul e deságua no Golfo do México. É navegável em quase toda a sua extensão, configurando uma das hidrovias mais movimentadas do mundo.

34 CATARATAS DO NIAGRA OU NAIAGRA

35 Também se destaca a o Rio São Lourenço, tanto no Canadá como nos EUA. O rio São Lourenço liga a região dos Grandes Lagos (Superior, Michigam, Huron e Ontário) ao oceano Atlântico, compondo uma importante via de transporte de carga e pessoas, possibilitando um intenso intercâmbio comercial entre esses países.

36 Rio S. Lourenço – Ligação dos Gdes. Lagos ao O. Atlântico

37 CORRENTES MARÍTIMAS O aquecimento ou esfriamento das águas litorâneas provoca um grande impacto nos climas das áreas mais próximas dos oceanos. No litoral noroeste dos EUA e oeste do Canadá, a corrente quente do Pacífico Norte provoca chuvas intensas. No litoral sudeste, na Flórida, outra corrente quente, a do Golfo, eleva a umidade do ar e a pluviosidade Na costa oeste e sudoeste dos EUA, a passagem da corrente fria da Califórnia torna o litoral semi-árido. A costa nordeste é atingida por outra corrente fria do labrador que congela a superfície do oceano, dificultando a navegação litorânea.

38


Carregar ppt "AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA. AMÉRICA DESENVOLVIDA ESTADOS UNIDOS CANADÁ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google