A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA Porção Sul da América do Sul Juntamente com o Chile forma o Cone Sul.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA Porção Sul da América do Sul Juntamente com o Chile forma o Cone Sul."— Transcrição da apresentação:

1 SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA Porção Sul da América do Sul Juntamente com o Chile forma o Cone Sul

2 Países que compõem o conjunto – Argentina, Uruguai e Paraguai PAÍSES FRONTEIRIÇOS: BRASIL CHILE BOLÍVIA

3 ELEMENTO UNIFICADOR: BACIA DO RIO DA PRATA Confluência dos rios Paraná e Uruguai. Junção de micro- bacias. O rio da Prata não tem nascente, curso médio ou curso inferior, na realidade é o estuário dos rios Paraná e Uruguai.

4 LOCALIZAÇÃO E RELEVO A MAIOR PARTE DA REGIÃO LOCALIZA- SE AO SUL DO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO, COM EXCEÇÃO DO PARAGUAI QUE POSSUI MAIS TERRAS NA REGIÃO TROPICAL.

5 LOCALIZAÇÃO E RELEVO NO RELEVO PODEMOS VERIFICAR: ALTIPLANO ANDINO, DEPRESSÃO E PLANÍCIE.

6 CLIMA O CLIMA TEMPERADO DESTACA-SE NO URUGUAI E NA ARGENTINA QUE TAMBÉM POSSUI CLIMA SEMI-ARIDO E FRIO DE MONTANHA. NO PARAGUAI O CLIMA PREDOMINANTE É O TROPICAL.

7 TERRENO POUCO ONDULADO (COXILHAS), COM SOLOS FÉRTEIS, CLIMA TEMPERADO E ÚMIDO, VEGETAÇÃO HERBÁCEA (PRADARIAS) PROPÍCIO À PECUÁRIA E AGRICULTURA. REGIÃO DOS PAMPAS – ÁREA DE CLIMA TEMPERADO E SUBTROPICAL

8 ÁREA PROPÍCIA AO DESENVOLVIMENTO DA AGROPECUÁRIA PAMPAS

9 ÁREA PROPÍCIA AO DESENVOLVIMENTO DA AGROPECUÁRIA (Paraguai não está incluso) PAMPAS

10 Países brancos: São assim denominados Argentina e Uruguai em virtude dos seguintes fatores: - Não possuem indígenas em destaque na composição populacional; - O africano não foi trazido em virtude da ausência de plantation tropical; - Presença marcante de imigrantes italianos e alemães em sua população (familiaridade climática). POPULAÇÃO NA ARGENTINA E URUGUAI

11 O PARAGUAI TEM DESVANTAGENS EM RELAÇÃO AOS OUTROS DOIS PAÍSES, POIS POSSUI SOLOS POBRES, SEM SAÍDA PARA O MAR E NÃO POSSUI RECURSOS MINERAIS. POSIÇÃO SECUNDÁRIA E DE POBREZA NO CONTEXTO DA AMÉRICA LATINA. PARAGUAI

12 Economia agrária sem modernização; 46% da população é rural; Fraca ou industrialização inexistente; Rota internacional do tráfico de drogas e comércio legal e ilegal (Ponte da Amizade e Guaíra)

13 ARGENTINA E URUGUAI Agropecuária com aplicação de alta tecnologia na região dos pampas (AGROINDÚSTRIAS); Destaque para a produção de carne, trigo e soja; Na indústria predomina a alimentícia e a têxtil; Na Argentina o extrativismo mineral (Petroléo e Gás Natural) também é destaque na economia – região da Patagônia (região fria, seca e montanhosa); No Uruguai destaca-se a pecuária de ovinos para extração da lã (forte indústria têxtil);

14 PARTICIPAÇÃO DOS SETORES NA BALANÇA COMERCIAL Exportações SetoresArgentinaParaguaiUruguai Produtos agropecuários51,585,463,7 Manufaturados30,813,329,7 Combustíveis minerais14,72,35,0 Outros3,0-1,6 Principais compradoresBrasil, UE, ChinaUruguai, Brasil e Rússia UE., Brasil, EUA Importações Produtos agropecuários5,06,311,2 Manufaturados85,072,763,5 Combustíveis minerais9,310,422,9 Outros0,77,32,4 Principais vendedoresBrasil, UE, EUAChina, Brasil e Argentina Brasil, Argentina e Venezuela

15 Questões polêmicas Argentina: Ilhas Malvinas ou Falkland A Argentina reivindica a anexação destas ilhas ocupadas pela Inglaterra. A população das ilhas se considera inglesa e não apóiam a Argentina. Crise Econômica de 2001 têm reflexos ainda hoje. A economia da Argentina entrou em crise devido à queda dos preços de seus principais produtos de exportação e às privatizações, com a entrada do capital estrangeiro, aumentando o desemprego.

16 PARAGUAI Questão das Fronteiras – Tráfico de drogas, de armas e contrabando de mercadorias sem nota fiscal. Brasiguaios – Terras mais baratas no Paraguai têm atraído brasileiros que as compram e nelas passam a produzir, tomando o lugar dos Paraguaios. Sentimento de xenofobia em relação aos brasiguaios. Os sem-terra do Paraguai têm atacado brasileiros e existe hostilidade racial e étnica (os paraguaios são maioria indígena e falam o Guarani).

17 AS GUIANAS

18 GUIANAS A falta de integração entre as Guianas e o restante da América do Sul prende-se ao período colonial, quando a maioria da superfície continental pertencia à Portugal e Espanha, enquanto as áreas guianenses eram dominadas pela França (Guiana Francesa), Inglaterra (Guiana) e Holanda (Suriname). Atualmente a Venezuela reivindica parte da Guiana que foi tomada à força pela Inglaterra.

19 GUIANAS Guiana Francesa ainda é colônia (Departamento Ultramar) da França. Sendo assim seu comércio é, praticamente, exclusivo com a Metrópole; Nos países, as populações estão concentradas nos litorais, banhados pelo Oceano Atlântico; No interior as florestas dificultam a ocupação; Não existem indústrias de base e as poucas indústrias são incipientes; Economia baseada no setor primário: Agricultura: Cana-de-açúcar, café e cacau; Mineração: Ouro, bauxita e diamante.

20 MERCOSUL

21 Mercado Comum do Sul; Integração econômica entre Paraguai, Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela (2006); Venezuela ainda não foi aceita pelo Paraguai, portanto, sua participação como membro efetivo ainda não foi oficializada. Está na fase da União Aduaneira (Livre comércio e Tarifa Externa Comum);

22 PAÍSES MEMBROS PERMANENTES

23 MERCOSUL Foi implantado oficialmente no Tratado de Assunção em 1991; Chile e Bolívia são países associados e participam do Livre Comércio; O Brasil é o país com maior participação no PIB do Mercosul e o Paraguai com a menor participação; Fortalecimento dos países no Comércio Internacional.


Carregar ppt "SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA Porção Sul da América do Sul Juntamente com o Chile forma o Cone Sul."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google