A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012

2 Objetivos a. Identificar as origens dos povos ibéricos.
b. Relacionar a origem de Portugal à Reconquista. c. Distinguir a política portuguesa sob as dinastias de Borgonha e Avis. d. Explicar o processo de formação da Espanha.

3 A Formação de Portugal Portugal está localizada na Europa, em uma penísula chamada “Península Ibérica” e povoada pelos “lusitanos”. O Império Romano dominou esta região fazendo surgir a “língua portuguesa” que é de origem latina. Com o fim do Império Romano houve a invasão dos povos bárbaros e depois dos árabes (muçulmanos).

4 Com o tempo, surgiram guerras para expulsar os árabes da Península Ibérica: as “Guerras de Reconquista”. Portugal foi um dos reinos que se formou durante as Guerras de Reconquista. O outro foi a Espanha. Estas Guerras iniciaram no século X, com o objetivo de expulsar os árabes da península Ibérica. Muitos nobres europeus iam para esta região servir ao rei de Astúrias e de Leão para ganhar feudos após as vitórias.

5

6 Expansão Árabe Séculos VII-VIII

7 A Guerra de Reconquista
Os muçulmanos invadiram quase toda a Peninsula Ibérica. Uma pequena parte ficou sob domínio cristão nas montanhas do norte: o Reino de Astúrias. Os reis de Astúrias receberam nobres de toda Europa que se apresentavam para lutar contra os muçulmanos. Estes nobres recebiam pelo seu trabalho feudos, ampliando assim o domínio cristão.

8

9

10

11

12 D. Henrique de Borgonha, nobre francês, recebeu um comitatus (condado) Portucalense por seus serviços ao rei de Leão e Castela. Seu filho, Afonso Henriques, torna o condado livre com apoio do Papa, originando o reino de Portugal, no ano de 1143.

13 A dinastia de Borgonha (1143-1385)
Os reis de Borgonha completaram o reino de Portugal, conquistando o restante dos árabes. Em 1383 morre o Rei Dom Fernando. O rei de Castela tenta a reincorporação do antigo condado, o que provoca uma autêntica guerra popular pela independência do reino.

14 O Castelo de São Jorge em Lisboa
O Castelo de São Jorge em Lisboa. Uma das conquistas dos reis da Dinasta de Borgonha.

15 A Dinastia de Avis ( ) D. Fernando não tinha filhos legítimos. A população portuguesa apoia então D. João, o mestre da ordem militar de Avis e filho não legitimo de D. Fernando, na condição de príncipe governante. Os portugueses vencem os castelhanos na batalha de Aljubarrota.

16 Mosteiro de Batalha, construído em comemoração a batalha de Aljubarrota (1385)

17 D. João de Avis tornou-se o primeiro rei da dinastia de Avis, governando como D. João I.
A dinastia de Avis foi importante como aquela que empreendeu as expedições marítimas. Os reis mais importantes foram D. Manuel e D. João III. O primeiro foi responsável pelos descobrimentos.

18 O outro iniciou a colonização do Brasil, governando durante o apogeu do Estado português
O último rei desta dinastia foi D. Sebastião, morto na localidade africana de Alcácer Quibir em 1578, não deixando herdeiros. Inicia-se a União Ibérica.

19 Os descobrimentos marítimos foi uma realização na época da Dinastia de Avis

20 Peça esta aula pelo e-mail: edmundoleo@ig.com.br
Fim Peça esta aula pelo ou pelo Sigaweb/CMBH. Este material é de uso gratuito e de distribuição somente para alunos do CMBH.


Carregar ppt "Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google