A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 Formação de Portugal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 Formação de Portugal."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 Formação de Portugal

2 Objetivos a. Identificar as origens dos povos ibéricos. a. Identificar as origens dos povos ibéricos. b. Relacionar a origem de Portugal à Reconquista. b. Relacionar a origem de Portugal à Reconquista. c. Distinguir a política portuguesa sob as dinastias de Borgonha e Avis. c. Distinguir a política portuguesa sob as dinastias de Borgonha e Avis. d. Explicar o processo de formação da Espanha. d. Explicar o processo de formação da Espanha.

3 A Formação de Portugal Portugal está localizada na Europa, em uma penísula chamada Península Ibérica e povoada pelos lusitanos. Portugal está localizada na Europa, em uma penísula chamada Península Ibérica e povoada pelos lusitanos. O Império Romano dominou esta região fazendo surgir a língua portuguesa que é de origem latina. O Império Romano dominou esta região fazendo surgir a língua portuguesa que é de origem latina. Com o fim do Império Romano houve a invasão dos povos bárbaros e depois dos árabes (muçulmanos). Com o fim do Império Romano houve a invasão dos povos bárbaros e depois dos árabes (muçulmanos).

4 Com o tempo, surgiram guerras para expulsar os árabes da Península Ibérica: as Guerras de Reconquista. Com o tempo, surgiram guerras para expulsar os árabes da Península Ibérica: as Guerras de Reconquista. Portugal foi um dos reinos que se formou durante as Guerras de Reconquista. O outro foi a Espanha. Portugal foi um dos reinos que se formou durante as Guerras de Reconquista. O outro foi a Espanha. Estas Guerras iniciaram no século X, com o objetivo de expulsar os árabes da península Ibérica. Estas Guerras iniciaram no século X, com o objetivo de expulsar os árabes da península Ibérica. Muitos nobres europeus iam para esta região servir ao rei de Astúrias e de Leão para ganhar feudos após as vitórias. Muitos nobres europeus iam para esta região servir ao rei de Astúrias e de Leão para ganhar feudos após as vitórias.

5

6 Séculos VII-VIII Expansão Árabe

7 A Guerra de Reconquista Os muçulmanos invadiram quase toda a Peninsula Ibérica. Os muçulmanos invadiram quase toda a Peninsula Ibérica. Uma pequena parte ficou sob domínio cristão nas montanhas do norte: o Reino de Astúrias. Uma pequena parte ficou sob domínio cristão nas montanhas do norte: o Reino de Astúrias. Os reis de Astúrias receberam nobres de toda Europa que se apresentavam para lutar contra os muçulmanos. Os reis de Astúrias receberam nobres de toda Europa que se apresentavam para lutar contra os muçulmanos. Estes nobres recebiam pelo seu trabalho feudos, ampliando assim o domínio cristão. Estes nobres recebiam pelo seu trabalho feudos, ampliando assim o domínio cristão.

8

9

10

11

12 D. Henrique de Borgonha, nobre francês, recebeu um comitatus (condado) Portucalense por seus serviços ao rei de Leão e Castela. D. Henrique de Borgonha, nobre francês, recebeu um comitatus (condado) Portucalense por seus serviços ao rei de Leão e Castela. Seu filho, Afonso Henriques, torna o condado livre com apoio do Papa, originando o reino de Portugal, no ano de Seu filho, Afonso Henriques, torna o condado livre com apoio do Papa, originando o reino de Portugal, no ano de 1143.

13 A dinastia de Borgonha ( ) Os reis de Borgonha completaram o reino de Portugal, conquistando o restante dos árabes. Os reis de Borgonha completaram o reino de Portugal, conquistando o restante dos árabes. Em 1383 morre o Rei Dom Fernando. O rei de Castela tenta a reincorporação do antigo condado, o que provoca uma autêntica guerra popular pela independência do reino. Em 1383 morre o Rei Dom Fernando. O rei de Castela tenta a reincorporação do antigo condado, o que provoca uma autêntica guerra popular pela independência do reino.

14 O Castelo de São Jorge em Lisboa. Uma das conquistas dos reis da Dinasta de Borgonha.

15 A Dinastia de Avis ( ) D. Fernando não tinha filhos legítimos. A população portuguesa apoia então D. João, o mestre da ordem militar de Avis e filho não legitimo de D. Fernando, na condição de príncipe governante. D. Fernando não tinha filhos legítimos. A população portuguesa apoia então D. João, o mestre da ordem militar de Avis e filho não legitimo de D. Fernando, na condição de príncipe governante. Os portugueses vencem os castelhanos na batalha de Aljubarrota. Os portugueses vencem os castelhanos na batalha de Aljubarrota.

16 Mosteiro de Batalha, construído em comemoração a batalha de Aljubarrota (1385)

17 D. João de Avis tornou-se o primeiro rei da dinastia de Avis, governando como D. João I. D. João de Avis tornou-se o primeiro rei da dinastia de Avis, governando como D. João I. A dinastia de Avis foi importante como aquela que empreendeu as expedições marítimas. A dinastia de Avis foi importante como aquela que empreendeu as expedições marítimas. Os reis mais importantes foram D. Manuel e D. João III. O primeiro foi responsável pelos descobrimentos. Os reis mais importantes foram D. Manuel e D. João III. O primeiro foi responsável pelos descobrimentos.

18 O outro iniciou a colonização do Brasil, governando durante o apogeu do Estado português O outro iniciou a colonização do Brasil, governando durante o apogeu do Estado português O último rei desta dinastia foi D. Sebastião, morto na localidade africana de Alcácer Quibir em 1578, não deixando herdeiros. Inicia-se a União Ibérica. O último rei desta dinastia foi D. Sebastião, morto na localidade africana de Alcácer Quibir em 1578, não deixando herdeiros. Inicia-se a União Ibérica.

19 Os descobrimentos marítimos foi uma realização na época da Dinastia de Avis

20 Fim Peça esta aula pelo ou pelo Sigaweb/CMBH. Este material é de uso gratuito e de distribuição somente para alunos do CMBH.


Carregar ppt "Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 Formação de Portugal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google