A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade II Assunto 5 Os Hebreus, Persas e Fenícios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade II Assunto 5 Os Hebreus, Persas e Fenícios"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade II Assunto 5 Os Hebreus, Persas e Fenícios Localizar a Palestina, a Pérsia e a Fenícia Explicar a importância destas sociedades Identificar aspectos culturais, políticos e econômicos destas civilizações.

2

3

4

5 Localização: A antiga Palestina situava-se entre o Rio Jordão r o Mar Mediterrâneo, no meio da Síria, Fenícia e desertos da Arábia, numa região cercada de guerras. Estava entre grandes civilizações : como a do Egito, Mesopotâmia e Pérsia. Cortada pelo Rio Jordão - que desembocava no Mar Morto e, de tão salgado, nada pode viver nele – tinha ao Norte, uma região que era considerada a mais fértil, a Galileia. Ao Sul, a região da Judéia, que se apresentava árida e montanhosa.

6 Na Antiguidade, a região era mais chuvosa e fértil, e o vale do rio era propício à sedentarização do povo e ao cultivo de trigo, cevada, uva, azeitonas, figos e tâmaras. No restante da região, com muitas colinas e montanhas, de solo pobre, seco e quase desértico, habitavam os grupos nômades, dedicados ao pastoreio.

7 O povo A região da Palestina era habitada, anteriormente, pelos cananeus que lá chegaram por volta de 3000 a.C. Os hebreus eram SEMITAS = Também conhecidos por povo de Israel -= povo de Deus ou povo do outro lado ( do outro lado do Eufrates). Eram nômades e respeitavam o mais velho da tribo ( 0 patriarca) que, além de chefe, era juiz e sacerdote. Andavam de um lado para outro conduzindo seu rebanho, poucos se dedicavam a agricultura.

8 Bíblia: principal fonte p/ se conhecer os hebreus
Bíblia: principal fonte p/ se conhecer os hebreus. (contem preceitos morais e religiosos, normas jurídicas e narrativa histórica desse povo).

9 O Estado História divide-se: Era dos patriarcas Era dos Juízes Era dos Reis Era do domínio estrangeiro

10 Fonte: Bíblia Sagrada. São Paulo: Ave Maria, 1994 (Gn:12,1-2, Gn 12,5
Era dos Patriarcas Os patriarcas foram chefes tribais nômades. Tudo começou com Taré (Tera), o pai de Abrão, partiu do vale do Ur, juntamente com a família, e foi para Harã, ao Norte da Mesopotâmia. “...Tomou, pois, Taré o seu filho Abrãao e a Lot(Ló), seu neto, filho de Arão e a Sarai, sua nora, mulher de Abraão(...) e fê-los sair de Ur dos caldeus, a fim de irem de Canaã; foram até Harã, e aí habitaram...” ( obs.: Trecho está no Livro didático pg. 55) Fonte: Bíblia Sagrada. São Paulo: Ave Maria, 1994 (Gn:12,1-2, Gn 12,5

11 Tempos depois Abrãao que ao obedecer uma ordem divina, afastou-se de todos os outros deuses e ídolos e passou a cultuar um único Deus, Iavé =(Monoteísmo). Abrãao é considerado o “Pai dos hebreus” E RECEBEU DE Iavé ou Jeová de levar o povo à terra Prometida. Saiu de Harã e dirigiu-se para Canaã ou Palestina- A Terra Santa- onde manava leite e mel.

12 Abraão gerou Isaque, Isaque gerou Jacó.
Jacó passou a ser chamado de Israel. Jacó gerou 12 filhos os quais formaram as 12 tribos de Israel. 1750 a.C. os Hebreus vão para o Egito (na terra de Gosen próximo ao delta do Nilo). Ao chegarem no Egito, o país estava dominado pelos Hicsos.

13 José foi vendido como escravo e depois foi governador do Egito ( o 2º homem abaixo de Faraó).
Os hebreus ficaram 430 anos no Egito. Escravidão Êxodo 1250 a.C.= Liderados por Moises fogem do Egito em direção à Palestina e formaram o Estado de Israel.

14

15 No deserto = Tábuas da lei (decálogos, ou os Dez Mandamento onde estavam escritas as determinações para o povo hebreu.

16

17 ERA DOS JUIZES Josué conquista Canaã, Jericó e Hebron , percebeu que as 12 tribos, unidas pela língua e pela religião, não estavam coesas a ponto de expulsar os estrangeiros (Os Filisteus= Povo do Mar).

18 Os juízes apareceram como líderes militares, políticos e religiosos das tribos.
Ex.: Débora, Gedeão, Jefté, Sansão e Samuel.

19 Insatisfeito com os juízes o povo o pediu que se elegesse um rei
ERA DOS REIS Insatisfeito com os juízes o povo o pediu que se elegesse um rei Saul ( a.C.), Davi ( a.C.) e Salomão ( a.C.) As tribos foram unificadas num só reino sob o governo de Saul, ENTRETANTO, este não conseguiu a fidelidade das tribos do SUL. Davi que era pajem do rei venceu o gigante Golias e ganhou carisma e popularidade. Com a morte de Saul, Davi tornou-se Rei sendo o verdadeiro UNIFICADOR de Israel. Nesse reinado , os hebreus passaram a chamar-se Judeus, pois Davi pertencia a tribo de JUDA

20

21 Com a morte de DAVI reinou SALOMÃO, seu filho.
Construiu o Templo (963 a.C.) e o PALÁCIO REAL. No seu reinado Israel tornou-se um grande centro mercantil negociando com o Egito, Líbano, Tiro. Manteve também diplomacia com outras regiões. 700 mulheres e 300 concubinas

22 ERA DO DOMINIO ESTRANGEIRO
Com a morte de Salomão ocorreu o chamado Cisma, ou seja, a divisão da nação em duas. Dez tribos do Norte ficaram sob o governo de JEROBOÃO (passaram a ser chamada Israel) Duas do Sul sob o de ROBOÃO ( tribos de Judá e Benjamin) (passaram a ser chamada JUDA) ERA DO DOMINIO ESTRANGEIRO Foi a época que os povos estrangeiros ocuparam Israel.

23 722 a.C. os assírios levaram as 10 tribos do norte para o CATIVEIRO.
587 a.C.. Nabucodonozor rei do Império babilônico invadiu Judá. Em 586 a. C. Nabucodonozor destruiu o templo e levou a população para cativeiro babilônico 539 a. C. os persas invadiram a Babilônia e libertaram Os judeus para voltarem para suas terras

24 516 a.C. Ocorre a reconstrução do templo judeu
Em 333 a.C. invasão de Israel por Alexandre o Grande 63 a.C. Invasão dos romanos. Em 70 d.C. o templo foi novamente destruído Em 131 d.C. no governo de Adriano, os judeus foram escravizados e dispersados pelo mundo ocorre a Diáspora hebraica. Levaram o conceito monoteísta por onde passaram

25 Em 635 d.C. os árabes ocuparam a Palestina introduzindo o islamismo.
Fim 1ª Guerra Mundial as terras da Palestina ficam sob a tutela da Inglaterra que promete criar o Estado de Israel. No ano de ONU dividiu a palestina entre árabes (43% das terras) e judeus (57% das terras). Em 1948 houve a criação do Estado de Israel. LIGA ÁRABE ( SOMENTE O EGITO E JORDÂNIA MANTÊM TRATADO DE PAZ COM ISRAEL).

26

27 Proprietários e sacerdotes
A SOCIEDADE E A ECONOMA Monarquia Proprietários e sacerdotes Burocratas e comerciantes Camponeses Pastores Escravos

28 A SOCIEDADE E A ECONOMIA
PIRAMIDE SOCIAL NA PAG. 61 A sociedade dos hebreus, na Era dos Reis, era composta por camponeses, pastores e escravos, liderados pela família real , rabinos (sacerdotes) e proprietários de terras. Pagavam impostos, estavam submetidos ao serviço militar e outros trabalhos obrigatório.

29 O rei Salomão desenvolveu o comércio.
Trocava trigo e óleo por madeira do Líbano. Fez frota mercantil constituída por navios fenícios. Fez negócios com o Egito

30 CULTURA E RELIGIÃO Para eles o novo testamento não faz parte da bíblia, pois, não aceitam Cristo como profeta. Santificação do sábado( qualquer trabalho é proibido no sábado) Culto nas sinagogas, comemoração do Êxodo Festa Pentecostes (dez mandamentos) Dia do Purim

31 Religião monoteísta a Jeová ou Iavé (Javé)= JUDAÍSMO
CARACTERÍSTICA DO JUDAÍSMO: Circuncisão (retirada do prepúcio simbolizando a aliança com Deus) Imortalidade da alma O Juízo Final A v inda do Messias ( O Salvador) O livro Sagrado é a TORA

32 CIRCUNCISÃO

33 CIRCUNCISÃO NOS TEMPOS ATUAIS

34 Questões atuais: ( ) houve a primeira GUERRA árabe-israelense na qual Israel tomou parte do território palestino e expulsou o povo da região ocupada (1956) houve a Segunda guerra árabe-israelense ou Guerra de Suez : Nessa guerra Israel venceu e ocupou a Península do Sinai e após pressão da ONU abandonou a região restabelecendo a fronteira. (1967) na chamada GUERRA DOS SEIS DIAS os palestinos quiseram voltar para o território ocupado por Israel. Israel venceu e tomou Gaza, Sinai, Cisjordânia e Colinas de Golan.

35 Em 1973 ocorreu a quarta guerra árabe-israelense ou Guerra de Yom Kippur ( O Dia do Perdão) dia sagrado para os Judeus. Foi firmado um tratado de Paz. 1979 após interferência dos EUA o Egito recebeu de volta a Região do Sinai. Em 1993, após interferência dos EUA, foi assinado tratado de paz entre Israel e palestina, mas o assassinato de Yitzhak Rabin(representante de Israel) atrapalhou as negociações. Atualmente não houve avanço nas negociações entre judeus e palestinos.


Carregar ppt "Unidade II Assunto 5 Os Hebreus, Persas e Fenícios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google