A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coníferas, Cicas Gnetófitas, Gincófitas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coníferas, Cicas Gnetófitas, Gincófitas"— Transcrição da apresentação:

1 Coníferas, Cicas Gnetófitas, Gincófitas
GIMNOSPERMAS Coníferas, Cicas Gnetófitas, Gincófitas

2 Introdução Surgiram há pelo menos 365 milhões de anos, substituindo as pteridófitas ; Atualmente são comuns em regiões temperadas; No Brasil, o pinheiro-canadense é o principal constituinte das matas de araucárias do Sul do país – quase totalmente extinta pela exploração irracional de madeira.

3 Curiosidades As coníferas estão entre as maiores e mais velhos organismos do planeta; Sequóias do estado norte-americano da Califórnia atingem até 80m de altura, 26m de circunferência e toneladas (quase 14 baleias azuis); A conífera batizada de Matusalém tem mais de 4600 anos (ser vivo mais velho da Terra). Ginkgo biloba pode chegar a 30m de altura.

4

5 Características gerais
Característica evolutiva = semente (estrutura reprodutiva que se forma a partir do desenvolvimento do óvulo) Óvulo (plantas) = estrutura multicelular, constituída por tecido diplóide originário do esporófito e pelo gametófito haplóide, que se desenvolve a partir do megásporo Gameta feminino = oosfera

6 Origem e diferenciação do grão de pólen
Independência da água em estado líquido para a fecundação; O grão de pólen (gametófito parcial-mente desenvolvido) é transferido pelo ar para perto do gametófito feminino, que se encontra no interior do óvulo (= polinização) Vento = anemofilia Inseto = entomofilia

7 Polinização das gimnospermas
Microstróbilo = estróbilos masculinos; O micrósporo divide-se por 2 mitoses sucessivas, originando 4 células: duas células protaliais; uma célula generativa; uma célula do tubo. A parede do micrósporo diferencia-se formando estruturas achatadas como asas.

8 Ao entrar em contato com o óvulo, o grão de pólen germina e a célula do tubo origina o tubo polínico; O tubo polínico penetra pela micrópila, digerindo o nucelo, abrindo caminho até a oosfera; Durante o processo, a célula gerativa divide-se por mitose gerando a célula espermatogênica e uma célula estéril.

9 Antes do tubo polínico atingir a oosfera, a célula espermatogênica divide-se produzindo 2 células espermáticas (= gametas masculinos) – microgametófito maduro Ao atingir a oosfera, o tubo polínico lança nela as células espermáticas; O núcleo de uma delas funde-se com o núcleo da oosfera, produzindo o zigoto diplóide (a outra célula espermática degenera).

10

11 Ciclo de vida do Pinus Apresentam estróbilos separados, localizados na mesma planta; Quando a semente está madura e o embrião em seu interior apresenta os primórdios de raiz, caule e folhas, ela se desprende do estróbilo feminino e cai no solo, onde germinará. Germinação = retomada do desenvolvimento do embrião, que perfura a casca da semente, originando um novo esporófito.

12

13


Carregar ppt "Coníferas, Cicas Gnetófitas, Gincófitas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google