A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVERSIDADE DE VÍRUS. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS VÍRUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVERSIDADE DE VÍRUS. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS VÍRUS."— Transcrição da apresentação:

1 DIVERSIDADE DE VÍRUS

2 COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS VÍRUS

3 15 a 300 nm ou 0,015 a 0,3 µm; maiores já reportados 600 nm ou 0,6 µm; acelulares; parasitas intracelulares obrigatórios; infecções virais: aids, catapora, poliomielite, gripes, varíola, sarampo, dengue, febre amarela;

4 MODOS DE INFECÇÃO VIRAIS Injeção do material genético – fago; Endocitose – vírus da gripe; Fusão do envelope viral – HIV.

5 CICLOS DE REPLICAÇÃO DOS FAGOS: LÍTICO E LISOGÊNICO

6 BACTERIÓFAGOBACTERIÓFAGO

7 REPLICAÇÃO DOS VÍRUS DA GRIPE

8 HIV

9 Zoonoses virais – animais portadores de vírus que os transmitem ao homem. Ex: Raiva (cães, gatos e morcegos); Seres humanos – Ex: Hepatite B, Sarampo, Rubéola, Aids; Bovinos – originalmente transmitiram ao homem a varíola e o sarampo; Marrecos e porcos – reservatórios naturais de formas ancestrais do vírus da gripe humana.

10

11 EPIDEMIA – qdo ocorre aumento súbito no nº de casos de uma doença em uma população; ENDEMIA – qdo o nº de casos de uma doença é constante numa dada região; PANDEMIA - uma doença que atinge mais de um continente. SURTO – qdo os casos de uma doença estão relacionados entre si.

12

13 PREVENÇÃO é a melhor medida no combate às infecções virais – vacinação, saneamento básico, preservação do meio ambiente, campanhas educativas e cuidados pessoais e coletivos.

14 (Enem 2007) No mapa a seguir, descreve-se a disseminação do vírus da gripe no Brasil, em No mapa, a unidade da escala de tempo que descreve o movimento do vírus da gripe da região Norte para a região Sul do Brasil é A) ano. B) mês. C) hora. D) minuto. E) segundo.


Carregar ppt "DIVERSIDADE DE VÍRUS. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS VÍRUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google