A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações Ecológicas entre os Seres Vivos. Relações Intra-específicas: São as relações que se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Harmônicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações Ecológicas entre os Seres Vivos. Relações Intra-específicas: São as relações que se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Harmônicas."— Transcrição da apresentação:

1 Relações Ecológicas entre os Seres Vivos

2 Relações Intra-específicas: São as relações que se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Harmônicas Colônia Sociedade Desarmônicas Competição Canibalismo

3 Colônia Indivíduos unidos, atuando em conjunto; às vezes repartem funções. Ex: Corais, Esponjas, bactérias e algas.

4 Colônia Coral

5 Colônia Coral

6 Colônia Anêmonas

7 Colônia Esponjas

8 Colônia Bactérias

9 Sociedade Indivíduos independentes, organizados cooperativamente. Ex: formigas, abelhas, cupins.

10 Sociedade das Formigas A única formiga fêmea fértil é a rainha, popularmente chamadas de iças. Os reis são machos férteis e são chamados de bitus. As operárias são estéreis e se subdividem para várias atividades: As que possuem mandíbula grande e são maiores trabalham como soldados, defendendo o formigueiro

11 Sociedade das Formigas As formigas cortadeiro- carregadoras trabalham cortando e coletando as folhas, carregando-as até o formigueiro.

12 Sociedade das Formigas As operárias jardineiras trabalhavam dentro do formigueiro, cuidando dos fungos e das crias.

13 Sociedade das Abelhas

14 Nas colméias das abelhas Apis millifera podemos encontrar uma clara divisão de tarefas. Há três sociais: A rainha, o zangão e as operárias.

15 Sociedade das Abelhas

16 A rainha é uma fêmea que recebeu alimentação diferenciada das outras larvas e por isso é fértil. Sua função é a reprodução, originando novos indivíduos para a colméia. As operárias são fêmeas inférteis (outras larvas) e tem várias funções.

17

18 Sociedade das Abelhas Durante a fase larval, as abelhas destinadas a serem operárias são alimentadas com mel e pólen. A larva destinada a ser rainha é alimentada com geléia real, que é a secreção glandular das operárias. As operárias trabalham na produção dos favos e do mel, limpam e guardam a colônia e buscam néctar e pólen nas flores, etc.

19 Sociedade das Abelhas A rainha se acasala com vários zangões quando atinge a idade reprodutiva. Só pode haver 1 rainha por colméia e quando duas se encontram, lutam até a morte. Quando as jovens rainhas estão prestes a nascer, a rainha as mata.

20 Competição Indivíduos que concorrem pelos mesmos recursos do meio ambiente. Esse tipo de relação ocorre em praticamente todas as espécies.

21 Competição

22 Canibalismo Indivíduos que matam e se alimentam de outros da mesma espécie.

23 Canibalismo

24

25 Relações Interespecíficas São as relações que se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes. Harmônicas Protocooperação Mutualismo Inquilinismo Comensalismo

26 Protocooperação Indivíduos associados se beneficiam e a associação não é obrigatória. Ex: caranguejo-eremita e moluscos (concha), anêmona-do- mar e peixe palhaço, crocodilos e aves, bois e pássaros.

27 Protocooperação – Caranguejo- eremita e molusco

28 Protocooperação – anêmona-do- mar e peixe palhaço

29 Protocooperação – Crocodilos e aves.

30 Protocooperação – bois e pássaros

31 Mutualismo Indivíduos associados se beneficiam e a associação é fundamental à sobrevivência de ambos. Ex: algas e fungos que formam liquens; bois e bactérias que digerem a celulose.

32 Mutualismo Liquens- Algas e fungos

33 Mutualismo

34 Mutualismo – Bois e bactérias

35 Inquilinismo Indivíduo usa outro como moradia, sem prejudicá-lo. Ex: plantas epífitas que vivem sobre árvores. (orquídeas, bromélias, cactos)

36 Inquilinismo

37

38 Comensalismo Individuo usa restos da alimentação de outro, sem prejudicá-lo. Ex: hienas, que aproveitam restos das presas dos leões, peixe-piloto e tubarão, tubarão e Rêmora.

39 Comensalismo - Hiena

40 Comensalismo – Peixe-piloto e tubarão

41 Comensalismo – Tubarão e Rêmora

42 Relações interespecíficas Desarmônicas Predatismo Parasitismo Competição

43 Predação Animais carnívoros matam e devoram outros animais. Ex: gavião que devora outros pássaros e roedores.

44 Predatismo

45

46 Parasitismo Individuo vive à custa de outro, causando prejuízos, geralmente sem levar à morte. Ex: lombrigas que parasitam o intestino humano; erva- de-passarinho que vive sobre o tronco de uma arvore e suga sua seiva.

47 Parasitismo

48 Competição Indivíduos com nichos ecológicos similares competem por recursos do meio ambiente. Ex: animais que se alimentam do mesmo tipo de planta.


Carregar ppt "Relações Ecológicas entre os Seres Vivos. Relações Intra-específicas: São as relações que se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Harmônicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google