A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática Prof.: Ten Ademir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática Prof.: Ten Ademir."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática Prof.: Ten Ademir

2 Programa da disciplina
1° BIMESTRE Potência de um número real e propriedades; Raiz de um número real (operações e propriedades); Equações do 2o grau; Equações biquadradas; Equações irracionais; Problemas envolvendo equações; do 2º grau

3 2° BIMESTRE Relação e função; Domínio, contradomínio, conjunto imagem e valor de uma função; Função afim; Inequação do 1 grau; Função quadrática; Inequações do 2º grau; Inequação produto e inequação quociente; Estatística.

4 Desenvolvimento das aulas
Dúvidas Exercícios Plantão tira dúvidas Avaliações

5 Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) 2011

6 Questões de VI Estude o sinal da função afim, definida por
e classifique-a em crescente, decrescente ou constante. Supondo que no dia 5 de dezembro de 1995, o Serviço de Meteorologia do Estado de São Paulo informou que a temperatura em graus foi possível ser representada por uma função do tempo “t" medido em horas, dada por Assim, a que horas daquele dia a temperatura foi máxima na cidade de São Paulo?

7 Se você quer ter sucesso na vida, tem que ter dedicação total, buscar seu último  limite e dar o melhor de si. Ayrton Senna 

8 Potência Exemplo:

9 * 5,68 bilhões de pessoas vivem hoje no planeta.
(UFSM) Números que assustam: * 5,68 bilhões de pessoas vivem hoje no planeta. * 5,7 bilhões de pessoas eram estimadas para viver no planeta hoje. * 90 milhões nascem a cada ano. * 800 milhões passam fome. * 8,5 é a média de filhos por mulher em Ruanda. * 1,4% da renda mundial está nas mãos dos 20% mais pobres. * 35 milhões de pessoas migraram do hemisfério Sul para o Norte nas últimas três décadas. (Fonte: ONU)   De acordo com o texto, os números que representam a quantidade de pessoas que vivem no planeta, nasce a cada ano e passa fome são, respectivamente:   a) 568 . 109; 9 . 106; 8 . 106 d) 56,8 . 109; 90 . 109; 8 . 109 b) 5,68 . 106; 9 . 106; 8 . 106 e) 568 . 108; 90 . 106; 80 . 106  c) 568 . 107; 9 . 107; 80 . 107  

10 Potência DEFINIÇÃO

11 História da descoberta do conceito POTÊNCIA Texto de Roberto Perides Moisés e Luciano Castro Lima
A humanidade demorou milhares de anos para chegar da contagem simples até os cálculos de potenciação. Cálculos de potenciação. Uma importante etapa desse percurso foi desenvolvida por Arquimedes, na Grécia antiga. Esse matemático viveu no século 3 a.C. e fez importantes contribuições tanto no desenvolvimento teórico, como prático da ciência. Arquimedes de Siracusa Foi um matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego.

12 Em suas especulações, Arquimedes resolveu calcular quantos grãos de areia eram necessários para encher o Universo. Essa questão parecia fundamental a Arquimedes. Em sua época, o Universo era considerado um sistema de esferas com o mesmo centro: o Sol. Os planetas estavam fixados na superfície de cada esfera.

13 Os expoentes Após calcular o diâmetro dessas esferas, Arquimedes calculou o volume do Universo e o volume médio de um grão de areia. Fez a divisão final e obteve como resultado um número enorme. Não poderia usar os números usuais para escrever esse número, pois resultaria numa extensa e incompreensível quantidade de algarismos. Nos cálculos de Arquimedes apareciam sempre contas de multiplicar em que o número 10 aparecia repetidas vezes. Fazer contas com aqueles números enormes era muito difícil. Arquimedes construiu, então, uma tabela e elaborou um método de escrever números grandes, utilizando algarismos especiais, que ele chamou de "miríades" - e que hoje conhecemos como expoentes.

14 Para isso, ele se utilizava principalmente de potências de base dez
Para isso, ele se utilizava principalmente de potências de base dez. Veja o quadro abaixo: Arquimedes desenvolveu essa tabela até chegar ao que julgava ser o número de grãos de areia necessários para encher a esfera do Universo: 1051.

15

16 PROPRIEDADES DA POTÊNCIA


Carregar ppt "Matemática Prof.: Ten Ademir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google