A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO"— Transcrição da apresentação:

1 REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO
AMÉRICA REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO

2 REGIONALIZAÇÕES DA AMÉRICA
Critério: geográfico (posição de suas terras) - América do Norte - América Central - América do Sul Critério: histórico-cultural e socioeconômico - América Anglo-Saxônica (inglês) - América Latina (originadas do latim: espanhol, português e francês)

3 Continente Americano (conforme a posição de suas terras)
América do Norte: Canadá, EUA e México América Central (ponte entre América do Norte e América do Sul): - porção ístmica ou continental (07 países) - porção insular (ilhas) é chamada de Antilhas ou Caribe (Caraíbas) – divide-se em três conjuntos: Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas (segundo as dimensões das ilhas) e arquipélago das Bahamas (com mais de 700 ilhas)

4 Continente Americano América do Sul:
- início na Colômbia e se estende em direção ao sul - compreende 12 países, um departamento francês ultramar (a Guiana Francesa) e o arquipélago das Malvinas ou Falklands (território ultramar do Reino Unido)

5 América do Sul (regionalização pela paisagem natural)
Guianas Países Andinos Países Platinos Brasil

6 Continente Americano (Critério: histórico-cultural e socioeconômico)
América Anglo-Saxônica: (EUA e Canadá) Corresponde aos países de língua inglesa “Anglo” é o nome dado a um antigo povo germânico que colonizou o norte e o centro da Inglaterra; “saxão” é a denominação de outro povo germânico, que habitava a saxônia, região da atual Alemanha.

7 América Anglo-Saxônica (Inglês)
Juntos (Anglos e Saxões) invadiram a Inglaterra entre os séculos V e VI e aí se estabeleceram. A língua inglesa derivou desses dois povos, daí a expressão “anglo-saxônica”

8 Continente Americano (Critério: histórico-cultural e socioeconômico)
América Latina: Corresponde aos países de língua neolatina – português, espanhol, francês, entre outras -, ou seja, aquelas originadas do latim. O latim foi a língua falada no Lácio, antiga região da atual Itália, e depois em todo o Império Romano. Sua existência está documentada desde o século VII a.C.

9 América Latina Havia o latim clássico, usado nas obras literárias, e o latim vulgar, falado pelo povo, que deu origem às línguas neolatinas (neo = novo).

10 LEMBRETE A regionalização por língua oficiais não é rígida.
Alguns países tem mais de uma língua oficial (ex.: Paraguai: espanhol e o Guarani) Canadá: inglês e o francês (falado na província de Quebec) Guiana: inglês

11 LEMBRETE (CONTINUAÇÃO)
Guiana (inglês) e Suriname (holandês)- mas são considerados integrantes da América Latina, devido ao passado histórico semelhante ao dos outros países latino-americanos, ou seja, foram submetidos à colonização de exploração e não à colonização de povoamento, que caracterizou a maior parte da América Anglo-Saxônica.

12 Regionalização (outro critério): Níveis de desenvolvimento e características das economias
Países desenvolvidos (EUA e Canadá). Países emergentes (Brasil, México e Argentina). Países com economia de base mineral - ex.: Chile (cobre); Bolívia (gás natural). Países com economia de base agropecuária – ex.: Colômbia (café); Cuba (açúcar).

13 FIM


Carregar ppt "REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google