A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁSIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁSIA."— Transcrição da apresentação:

1 ÁSIA

2 COLONIZAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO

3 ANTECEDENTES Sentimento nacionalista surgido no Século XX.
Mais forte após II GM. Enfraquecimento das potências europeias a após II GM.

4 DOMÍNIOS ESTRANGEIROS

5 DESCOLONIZAÇÃO

6 A POPULAÇÃO DA ÁSIA

7 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO
Continente mais extenso e mais populoso (4,2 bilhões 2012). Reúne mais de 50% da população do planeta. China e Índia mais de 60%. Somam aproximadamente 2,6 bilhões (2012). Distribuição irregular : - Bangladesh com 880hab/Km². - Áreas inóspitas com densidade < 10hab/Km².

8 CONTROLE DEMOGRÁFICO Políticas de controle de natalidade.
Explosão demográfica entre 1950 e 1970. Queda das taxas de natalidade ao longo dos anos. De acordo com dados da ONU: - Índia: = 1,27 %. = 0,92 %. - China: = 0,61%. 2020 – 2025= 0,31%.

9 CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO e DESIGUALDADES SOCIAIS
Elevada natalidade e redução dos índices de mortalidade. Elevado crescimento demográfico + desigualdades sociais resultam em uma influência negativa sobre o desenvolvimento do continente. Grande parcela analfabeta e com baixo poder aquisitivo.

10 DESIGUALDADES SOCIAIS
Melhores índices educacionais da Ásia são os apresentados por países como Japão, Israel, e Tigres asiáticos. População predominantemente rural. Aglomerados urbanos: - Tóquio (Japão); Pequim (China); Mumbai e Calcutá (Índia) e Seul (Coréia do Sul).

11 DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA
Diversas línguas e dialetos. Religiões: - islamismo no Oriente Médio e na Ásia Central. - hinduísmo e budismo na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático. - xintoísmo no Japão. - cristianismo é praticado por grupos espaçados no continente.

12 DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA
Diversas comunidades religiosas convivem no mesmo espaço. Jerusalém cultuada por cristãos, mulçumanos e judeus. Aldeia de Kataragama, no Sri Lanka, cultuada por hinduístas, budistas.


Carregar ppt "ÁSIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google