A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013. SISTEMAS AGRÍCOLAS OS PRINCIPAIS SISTEMAS AGRÍCOLAS SÃO: I.AGRICULTURA ANTIGA OU RUDIMENTAR; II.AGRICULTURA MODERNA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013. SISTEMAS AGRÍCOLAS OS PRINCIPAIS SISTEMAS AGRÍCOLAS SÃO: I.AGRICULTURA ANTIGA OU RUDIMENTAR; II.AGRICULTURA MODERNA."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013

2 SISTEMAS AGRÍCOLAS OS PRINCIPAIS SISTEMAS AGRÍCOLAS SÃO: I.AGRICULTURA ANTIGA OU RUDIMENTAR; II.AGRICULTURA MODERNA

3 I.AGRICULTURA ANTIGA I.AGRICULTURA ANTIGA OU ARCAICA: É aquela caracterizada pela utilização intensiva da força humana e animal nas plantações, é geralmente de subsistência e não usa métodos científicos de organização. Em relação às técnicas mais modernas são utilizado(a)s: -Enxada -Queimada -Arado de tração animal

4 OS SISTEMAS AGRÍCOLAS DOS PAÍSES POBRES 1.AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA; 2.AGRICULTURA DE JARDIANAGEM ; 3.SISTEMA DE PLANTATION.

5 1.AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA É o tipo de agricultura que tem por objetivo a produção agrícola visando o agricultor e sua família, permitindo vender apenas o excedente. Esse sistema é praticado pelas comunidades rurais de países pobres da África, da América Latina e da Ásia.

6 1.AGRICULTUTA DE SUBSISTÊNCIA AGRICULTURA ITINERANTE OU SITEMA DE ROÇA: Ocorre nas pequenas propriedades agrícolas da África e em parte da América Latina, e consiste em: O agricultor desmata um pedaço de terra; Ateia fogo para limpar o terreno; Semeia; Colhe; E em geral, abandona o solo após 2(dois) anos de uso, em decorrência de seu esgotamento.

7 2. AGRICULTURA DE JARDINAGEM É o sistema agrícola característico do Sudeste Asiático ou Ásia das monções; A tradicional agricultura de jardinagem agrega técnicas de produção, tais como: IRRIGAÇÃO; ADUBAÇÃO ORGÂNICA; TERRACEAMENTO OU CURVA DE NÍVEL; UTILIZAÇÃO DEMÃO-DE-OBRA ABUNDANTE

8 2. AGRICULTURA DE JARDINAGEM II PRINCIPAL PRODUTO: ARROZ; OCORRÊNCIAS: Planícies aluviais e vales fluviais inundados pelas monções de verão; OCORRÊNCIAS: Nas encostas do Himalaia, os terraços inundados recebem as culturas de arroz em associação com as de milhete, sorgo, trigo e leguminosas, plantadas no sistema de rotação de culturas nas estações mais secas. Utilizando a rotação de culturas, essas comunidades conseguem melhores resultados, uma vez que as leguminosas aumentam a fixação de nitrogênio no solo(esse macronutriente funciona como adubo natural

9

10

11

12 PLANTATION CONCEITO: É o sistema agrícola introduzido na América Latina, Ásia e África pelo colonizador europeu. CARACTERÍSTICAS: Introdução do LATIFÚNDIO; Plantio de um só produto: MONOCULTURA; PRINCIPAIS PRODUTOS: cana-de-açúcar, milho; PRINCIPAL OBJETIVO: produção visando a exportação

13 AGRICUTURA DOS PAÍSES RICOS II O MODELO AGRÍCOLA DOS EUA. Na atualidade, a maior parte da produção agrícola do país origina-se de propriedades altamente capitalizados. Na maioria das regiões agrícolas estadunidenses, verifica-se uma especialização em termos de cultivo, denominada cinturão agrícola( belt ) – que é determinada: Pela diversidade climática; Pela localização em relação aos mercados; Pelo uso da terra.

14 BELTS (CINTURÕES AGRÍCOLAS DOS ESTADOS UNIDOS)

15 CORN BEL

16 CORN BELT

17 WHEAT BELT

18 COTTON BELT

19 SUN BELT

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30


Carregar ppt "SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013. SISTEMAS AGRÍCOLAS OS PRINCIPAIS SISTEMAS AGRÍCOLAS SÃO: I.AGRICULTURA ANTIGA OU RUDIMENTAR; II.AGRICULTURA MODERNA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google