A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se você tiver 3 bananas e 2 maçãs, ao ganhar mais 2 bananas e 2 maçãs, você ficará com 5 bananas e 4 maçãs. Note que somamos bananas com bananas e maçãs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se você tiver 3 bananas e 2 maçãs, ao ganhar mais 2 bananas e 2 maçãs, você ficará com 5 bananas e 4 maçãs. Note que somamos bananas com bananas e maçãs."— Transcrição da apresentação:

1 Se você tiver 3 bananas e 2 maçãs, ao ganhar mais 2 bananas e 2 maçãs, você ficará com 5 bananas e 4 maçãs. Note que somamos bananas com bananas e maçãs com maçãs. O mesmo raciocínio é aplicado à soma algébrica de monômios em relação aos termos semelhantes.

2 Para somar ou subtrair os termos algébricos, devemos primeiramente eliminar os parênteses e depois realizar as operações. Outros exemplos: -(4x)+(-7x) = -4x-7x = -11x -(4x)+(+7x) = -4x+7x = 3x +(4x)+(-7x) = 4x-7x = -3x +(4x)+(+7x) = 4x+7x = 11x Para eliminar os parênteses em uma expressão algébrica, deve-se multiplicar o sinal que está fora (e antes) dos parênteses pelo sinal que está dentro (e antes) dos parênteses com o uso da regra dos sinais. Se o termo algébrico não tem sinal, o sinal é o positivo. Se o termo tem o sinal +, o sinal é o positivo. Exemplos: -(4x)+(-7x) = -4x-7x = -11x -(4x)+(+7x) = -4x+7x = 3x +(4x)+(-7x) = 4x-7x = - 3x +(4x)+(+7x) = 4x+7x = 11x

3 Multiplicação de Termos Algébricos ou Monômios A multiplicação de termos algébricos é realizada simplesmente se multiplicando os coeficientes numéricos entre si, assim como a parte literal. Veja o seguinte exemplo: Sabemos que na multiplicação de potências de mesma base mantemos a base e somamos os expoentes. Se você observar, verá que além da multiplicação dos coeficientes numéricos, foi exatamente isto o que fizemos no produto acima. A variável a tem expoente 1 no primeiro termo algébrico e não ocorre no segundo termo. Portanto mantém-se com o expoente igual a 1. A incógnita b tem os expoentes 2 e 1 no primeiro e segundo termo respectivamente, totalizando 3 no expoente. Já a variável c tem os expoentes 1 e 3, que somados totalizam um expoente igual a 4.

4

5

6

7 Resolvam os exercícios 14 a 19 do Livro (Pág 77 e 78)


Carregar ppt "Se você tiver 3 bananas e 2 maçãs, ao ganhar mais 2 bananas e 2 maçãs, você ficará com 5 bananas e 4 maçãs. Note que somamos bananas com bananas e maçãs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google