A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENADORES: Crésia dos Santos Belém– Educação/Currículo Marcos Cândido da Silva – Meio Ambiente/Horta Francisco Melonio de Assis– Alimentação/Nutrição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENADORES: Crésia dos Santos Belém– Educação/Currículo Marcos Cândido da Silva – Meio Ambiente/Horta Francisco Melonio de Assis– Alimentação/Nutrição."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENADORES: Crésia dos Santos Belém– Educação/Currículo Marcos Cândido da Silva – Meio Ambiente/Horta Francisco Melonio de Assis– Alimentação/Nutrição Prefeita: Francisca Alves Ribeiro Secretária Municipal da Educação: Maria de Fátima Costa de Souza Carinhanha-BA

2 *HISTÓRICO O município de Carinhanha implantou o Ensino Fundamental de Nove Anos em 2007 um ano após ser sancionado pelo presidente da republica a Lei de 06/02/2006. Optando pelo critério de terminalidade do ensino Fundamental de oito anos, gradativamente, por isso matriculamos: 1012 alunos na 1ª série do Fundamental de 8 anos. 687 alunos no 1º Ano do Fundamental de Nove Anos.

3 Romper com a cultura da reprovação em massa. Compreender a nova proposta de ensino aprendizagem e avaliação. Fazer toda comunidade escolar entender essa nova estrutura do ensino fundamental.

4 Formação do professor, para adaptar às novas metodologias de ensino aprendizagem e avaliação. Promoção automática 100% dos alunos do fundamental de 8 anos. Não alfabetização de 63% dos alunos até 3º ano do Ensino Fundamental de Nove anos.

5 ...O alimento não é um produto de consumo banal, ele é incorporado. Ele entra no corpo do comedor, torna-se o próprio comedor, participando física e simbolicamente da manutenção de sua integridade e da construção de sua identidade. Jean-Pierre Poulain (2004)

6 Direito Humano a Alimentação Adequada A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, as Nações Unidas garantem a alimentação como direito do ser humano em razão da sua relação com a saúde e bem estar do cidadão (Nações Unidas, 2005). Base Legal : Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Art.26§1º,os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei Educação Ambiental ; Os quatros Pilares da Educação; Objetivos do Milênio ; Estatuto da Criança e do Adolescente; Direito do Consumidor;

7 Educação Nutricional e Segurança Alimentar e Nutricional - Portaria Interministerial nº 1.010/ Lei nº / Resolução CD/FNDE nº38/2009 O PEHE sob ótica das sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e nutricional e estímulo a adoção de mecanismos de compra direta de gêneros alimentícios da agricultura familiar local em consonância com as diretrizes do PNAE.

8 Horta Pedagógica Educação Nutricional Educação Ambiental e sustentabilidade Matemática Geografia Português Saúde preventiva Biologia Relacionamento Social Educação Melhoria na qualidade de educação: Inter, pluri e transdisciplinaridade Cozinha educativa

9 Transdisciplinaridade O saber percorre as diversas ciências, indo para além delas, sem se preocupar com limites ou fronteiras. Procura-se abertura de todas as ciências, reconciliando ciências exatas, humanas, arte, literatura, poesia, experiência interior. Seu objetivo: unidade do conhecimento, indo para além das investigações científicas e agregando novos saberes. Suas características fundamentais são o rigor, abertura e tolerância. Procura a investigação com outro modos de conhecimento como a religião, o transcendente e o antropológico cultural com suas riquezas de tradições.

10 Qual o papel do/a professor/a no desenvolvimento do currículo escolar? Na leitura de Paulo Freire, a boa educação está vinculada ao trabalho dos educadores que no projeto pedagógico da escola e em sua prática educativa têm por referência: o respeito pelo seu saber e pelo o outro; a lealdade; a isenção de preconceito e de julgamentos; a necessidade de levar a sociedade à eliminação da discriminação de sexo, gênero, raça, classe, idade, condição social; A simplicidade e a humildade a liberdade ( sua e do outro) a ternura e o afeto; a solidariedade

11 Atuação do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares. Implementação do Projeto Educando com a Horta Escolar no Projeto Político Pedagógico -PPP. Implantação do programa de correção de fluxo escolar. Reforço escolar no contra turno. Mais educação. Pacto todos pela educação. Pacto pela escola O despertar da consciência para as datas comemorativas, o consumismo exacerbado, o desperdício, a alimentação saudável, a valorização do patrimônio público e a preservação do meio ambiente. Planejamento semanal e bimestral e realização de conselho de classe. Proposta Pedagógica e Curricular para o Ensino Fundamental de Nove anos: Avançar no IDEB Proposta Pedagógica e Curricular para Educação Infantil: Cuidar, Educar e Brincar.

12 Alimentação escolar com hortaliças produzidas sem uso de agrotóxicos. O resgate do valor nutricional dos produtos, aliados à agricultura familiar, a modelos agroecológicos de alimentos que promove a segurança alimentar e nutricional. Compra direta dos agricultores familiares.

13

14

15

16

17

18

19

20

21 ...Queremos que nossos filhos aprendam na escola algumas coisas que nós tivemos que aprender fora dela, e muito mais tarde. Uma dessas coisas é sobre quais são os nosso direitos e que precisamos nos organizar e lutar por eles... Miguel Arroyo

22 Obrigada!!! Maria de Fátima Costa de Souza Cel.: (0**77) 9957 – 4179


Carregar ppt "COORDENADORES: Crésia dos Santos Belém– Educação/Currículo Marcos Cândido da Silva – Meio Ambiente/Horta Francisco Melonio de Assis– Alimentação/Nutrição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google