A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contingência para prevenção e controle de surtos e epidemias de dengue no Estado da Bahia Dra. Alcina Marta Andrade Superintendente da Suvisa/SESAB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contingência para prevenção e controle de surtos e epidemias de dengue no Estado da Bahia Dra. Alcina Marta Andrade Superintendente da Suvisa/SESAB."— Transcrição da apresentação:

1 Contingência para prevenção e controle de surtos e epidemias de dengue no Estado da Bahia Dra. Alcina Marta Andrade Superintendente da Suvisa/SESAB

2 Dados epidemiológicos da Dengue - Bahia 2013 e dados preliminares 2014

3 Evolução temporal dos casos notificados de Dengue. Bahia, 2010 a 2014* Fonte: DIS/Divep/Suvisa/Sesab – Sinan. * Dados ujeitos a alterações.

4 DIAGRAMA DE CONTROLE DINÂMICO

5 CASOS DENGUE NA BAHIA SEGUNDO SEMANA EPIDEMIOLÓGICA 2013 e 2014 Fonte: Fonte: Boletim Dinâmico/SINAN - GT-Dengue/ CODTV/Divep – Dados sujeitos a alterações.

6 DEZ MUNICÍPIOS COM MAIS CASOS NOTIFICADOS Feira de Santana (4.842) 2.Teixeira de Freitas (3.441) 3.Jequié (2.957) 4.Salvador (2.680) 5.Itabuna (2.582) 6.Guanambi (2.556) 7.Ilhéus (2.478) 8.Barreiras (2.399) 9.Brumado (2.233) 10. Mucuri (1.760) Fonte: Boletim Dinâmico/SINAN - GT-Dengue/ CODTV/Divep – Dados sujeitos a alterações. Estes municípios concentraram 32,7% de todos os casos registrados no SINAN-Ba em 2013

7 113 casos graves (Dengue com complicações e Febre Hemorrágica da Dengue) em 51 municípios 27 óbitos confirmados em 22 municípios Casos Graves

8 Dados iniciais Bahia* Até o momento foram notificados casos suspeitos de Dengue na Bahia em 110 municípios, entre os quais destacam-se: Salvador (350), Feira de Santana (113 casos), Itabuna (94), Serrinha (48) e Jequié (44) casos. Confirmados 02 casos de dengue grave e 02 casos de dengue com sinal de alarme. Confirmado 01 óbito por Dengue (Coaraci). * Dados preliminares até 13/02/2014.

9 Municípios segundo a fase de contingência. Bahia, jan/2014

10

11

12 Metodologias/ferramentas utilizadas para monitoramento dos municípios 1. Boletim Epidemiológico Dinâmico da Dengue (BEDD) – a partir de Dados notificação, óbitos, casos graves, exames laboratoriais, informações entomológicas. 2. Mapa Dinâmico de Classificação de Risco (MDCR) – a partir de 2012 (Fases da Contingência).

13 PLANO DE CONTINGÊNCIA ESTADUAL OBJETIVO GERAL Definir estratégias integradas e responsabilidades para prevenção e controle de possíveis epidemias e para redução dos óbitos por Dengue, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

14 FASE 0* Objetivos específicos: Organizar serviços e processos de trabalho das áreas envolvidas no enfrentamento da dengue visando a preparação para uma potencial situação de contingência. * Fase incorporada após recente recomendação do PNCD/MS.

15 Indicadores/ Parametros Caracterização das Fases Resposta Vigilância Epidemiológica Resposta do Controle de Vetores Resposta da Gestão Resposta de Mobilização e Comunicação Resposta da Assistência Planos de Contingência em Dengue - Acionamento

16 FASE 1 Objetivos específicos: Detectar precocemente o aumento da transmissão da dengue para desencadear ações oportunas de bloqueio de transmissão.

17 Fluxograma de classificação da situação da dengue nos municípios da Bahia como Fase 1

18 FASE 2 Objetivos específicos: Detectar precocemente a intensificação do aumento da transmissão da dengue para desencadear ações oportunas de bloqueio de transmissão e prevenção de surto e epidemias

19 Fluxograma de classificação da situação da dengue nos municípios da Bahia como Fase 2

20 FASE 3 Objetivos específicos: Controlar e prevenir os eventos decorrentes das epidemias nos municípios, sobretudo os óbitos.

21 Fluxograma de classificação da situação da dengue nos municípios da Bahia como Fase 3

22 O plano de contingência estadual traz recomendações aos municípios para enfrentamento da situação de contingência, segundo fase e componente Recomendações aos municípios, por fase do plano.pptx Recomendações aos municípios, por fase do plano.pptx

23 Contatos: Gerencia Dengue – Divep/SUVISA/SESAB (71) / GT-DENGUE / CODTV / DIVEP/ SUVISA / SESAB Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde – SUVISA


Carregar ppt "Contingência para prevenção e controle de surtos e epidemias de dengue no Estado da Bahia Dra. Alcina Marta Andrade Superintendente da Suvisa/SESAB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google