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CENTRAL DE REGULAÇÃO DE LEITOS 1º Fórum de Regulação da Bahia

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Apresentação em tema: "CENTRAL DE REGULAÇÃO DE LEITOS 1º Fórum de Regulação da Bahia"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRAL DE REGULAÇÃO DE LEITOS 1º Fórum de Regulação da Bahia
REGIÃO SUDOESTE 1º Fórum de Regulação da Bahia 10 e 11 de abril de 2014 Indira

2 Complexo Regulador / Central de Regulação
“Estrutura que compreende toda a AÇÃO MEIO do processo regulatório: recebe as solicitações de atendimento, processa e as encaminha para a melhor alternativa assistencial.”

3 Diretrizes Política Nacional de Regulação - Portaria GM nº de 01/08/2008 Política Estadual de Regulação - Portaria nº de 02/08/2011 Implantação de Complexos Reguladores Regionais

4 Central Regulação de Leitos Região Sudoeste
Estruturação e gestão do serviço de Regulação do acesso aos leitos hospitalares / Região Sudoeste: Gestão compartilhada (SESAB/FESF SUS) Polo Assistencial – Vitória da Conquista Inaugurada em 14 de Junho de 2013

5 OBJETIVOS Geral Garantir acesso dos usuários aos serviços de saúde da Macrorregião Sudoeste, através dos fluxos e protocolos de regulação, fortalecendo a gestão dos serviços que compõe a rede assistencial hospitalar regional Específicos Oferecer melhor alternativa assistencial disponível para as demandas dos usuários; Otimizar utilização dos recursos disponíveis Apoiar processos de controle e avaliação.

6 Estruturação da Central de Regulação
Identificação espaço físico (mobiliário, equipamentos e rede lógica); Contratação de RH – FESF (processo seletivo) Capacitação dos Municípios/Unidades Solicitantes/Executantes: Região de Saúde de Guanambi e Vitória da Conquista (Junho 2013) Implantação e capacitação da equipe de trabalho (Junho 2013) Capacitação da Região de Saúde Itapetinga e Brumado Implantação e capacitação do SUREM WEB Oficinas de Regulação (Implantar fluxos e protocolos) Implantação da equipe de supervisão

7 Organograma Definido conforme regimento interno, elaborado e instituído na fase inicial da implantação

8 Utilização protocolos clínicos e de regulação já existentes.
Fluxos de Regulação Utilização protocolos clínicos e de regulação já existentes.

9 Como Funciona a Central??
Recepção das demandas da rede assistencial Classificação de Risco com estratificação das demandas Verificação da disponibilidade de leitos Supervisão hospitalar Avaliação da melhor oferta disponível Autorização

10 AbrangênciaTerritorial
30 ª e 24ª DIRES 20ª DIRES 14ª DIRES 19 ª e 23ª DIRES Municípios: 73 Habitantes: Aproximadamente 1 milhão e 900 mil hab.

11 Rede Assistencial

12 PERFIL PRESTADORES HOSPITAL GERAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – HGVC Traumato-ortopedia, Neurocirurgia, UTI Adulto e Pediátrica, Vascular. HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO - HSVP Cardíaca, Obstetrícia, Pediatria, Ortopedia, Clínica Médica e Cirúrgica HOSPITAL MUNICIPAL ESAÚ MATOS - FSVC Obstetrícia, Neonatologia e Pediatria HOSPITAL SÃO GERALDO - HSG Leitos Retaguarda (Clínica Médica) CAMI Pediatria UNIMEC Obstetrícia, Ortopedia, Clinica Médica e Cirúrgica – Média complexidade HOSPITAL ESP AFRÂNIO PEIXOTO - HEAP Psiquiatria HOSPITAL REGIONAL DE GUANAMBI - HRG Pediatria, Obstetrícia, Ortopedia, UTI Adulto e Neo, Clínica Médica e Cirúrgica HOSPITAL SÃO LUCAS - HSL Clinica médica HOSPITAL CRISTO REDENTOR - HCR Clínica médica e cirúrgica, Obstetrícia, UTI Adulto

13 SOLICITAÇÕES X AUTORIZAÇÕES
*Período analisado: junho 2013 a fevereiro 2014 **FONTE: SISREGIII

14 *Período: junho 2013 a fevereiro 2014
**FONTE: SISREGIII

15 *Período analisado: julho 2013 a fevereiro 2014
**Fonte: SISREGIII

16 *Período: julho 2013 a fevereiro 2014
**Fonte: SISREGIII

17 *Período analisado: setembro 2013 a fevereiro 2014
**Fonte: SUREMWEB

18 TRANSPORTE INTER-HOSPITALAR
Fluxos pactuados entre a Gestão e Rede Assistencial

19 Ambulâncias Terceirizadas
TRANSPORTE Ambulâncias Terceirizadas *Período: junho 2013 a fevereiro 2014 **Fonte: Relatórios Internos Valor Contratual/Ano: R$ ,00

20 DADOS GERAIS – SERVIÇO DE TRANSPORTE TERCEIRIZADO Mês Básica Interna
Avançada Interna Básica Intermunicipal Avançada Intermunicipal Valor JUNHO A PARTIR DO DIA 15 50 27 3 25.106,86 JULHO 209 115 2 65.611,90 AGOSTO 340 152 1 ,76 SETEMBRO 62 18 5 62.808,25 out/01 10 12 94.902,28 out/02 51 30 39.449,56 NOVEMBRO 206 64 6 ,89 DEZEMBRO 58 21 88.390,04 JANEIRO 39 40 15 4 ,97 FEVEREIRO 23 17 8 72.823,98 Total 1038 484 24 ,49

21 TRANSPORTES *Período: Agosto 2013 a Fevereiro 2014
**Fonte: Relatórios Internos

22 Credenciamentos 5 leitos de CPN 9 leitos de UTI no HCR
25 de Retaguarda do HSG 5 leitos do IBR Perspectiva: Inauguração de UTI adulto e neo do HGVC

23 QUANTITATIVO HOSPITAL SÃO GERALDO
MÊS QUANTIDADE PACIENTES QUANTIDADES DE DIÁRIAS MÉDIAS DE DIÁRIAS POR PACIENTE JUNHO A PARTIR DE 12/06 21 68 3,23 dias JULHO 66 341 5,16 dias AGOSTO 58 527 9,08 dias SETEMBRO 79 624 7,89 dias OUTUBRO 62 424 6,83 dias NOVEMBRO 60 609 10,15 dias DEZEMBRO 78 521 7,13 dias JANEIRO 49 684 13,95 dias FEVEREIRO 40 596 14,9 dias Total 513 4394 8,56

24 Pontos Fortes Regionalização dos processos e atendimentos
Diminuição das solicitações à CER Diminuição de gastos com TFD Responsabilização do Polo Regional Organização dos fluxos de encaminhamento Diminuição da demanda espontânea

25 Pontos Fracos Falta estrutura na Rede da Atenção Básica
Municípios com pouca estrutura Escala de profissionais na Rede Hospitalar incompleta Dificuldade de acesso na Rede Municipal complementar, acarretando sobrecarga na Rede U/E Encaminhamentos por demanda espontânea

26 dos dados e da agilidade das informações”.
“A dinâmica e o bom funcionamento da regulação dependem da fidelidade dos dados e da agilidade das informações”.

27 Obrigada!


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