A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PGE – Prêmio Gestão Escolar www.consed.org.br/pge Fazer uso do Google Chrome ou Mozila.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PGE – Prêmio Gestão Escolar www.consed.org.br/pge Fazer uso do Google Chrome ou Mozila."— Transcrição da apresentação:

1 PGE – Prêmio Gestão Escolar Fazer uso do Google Chrome ou Mozila

2

3

4

5 Identificação Preencha com dados que identifiquem a escola. Se quiser importar dados do último censo, clique no botão localizado à direita e acima deste quadro (Quando não for possível importar os dados do censo, o ícone aparecerá em preto e branco). Feito isso, continue a preencher esta aba. A barrinha vermelha no canto esquerdo de cada campo indica que o preenchimento é obrigatório. Confira os dados preenchidos e clique no botão SALVAR (ao final desta página). Caso queira CANCELAR, o formulário retornará à última versão salva. Preencha com informações de 2011.

6

7

8 Ensino Identifique os níveis e modalidades que sua escola atende. Clique em tantas opções quantas necessárias. Novamente, você poderá importar os dados do último censo e corrigi- los, quando for o caso. Os dados informados devem se referir a 2011.

9

10 Dados complementares Os dados preenchidos nesta aba devem se referir a informações complementares sobre sua escola: número de alunos, turmas e funcionários. O ideal é começar com a aba "Ensino" e completar esta na sequência. Lembre-se de preencher com informações de 2011.

11

12 Diretoria Aqui você deve informar os dados do(a) diretor(a) da escola. Caso tenha havido mudança de direção no último ano, preencha com os dados atuais. Lembre-se que é ele(a) quem irá representar as escolas que receberem o diploma de "Destaque Estadual" na viagem de intercâmbio, por isso a importância de se preencher todos os dados corretamente.

13

14 Indicadores Os dados informados nesta aba trazem os índices e registros de que a escola dispõe. Observe que alguns dos índices são internos e outros se referem a resultados de avaliações externas. Vale lembrar que esses dados são importantes para a escola avaliar o seu desenvolvimento ao longo dos anos, mas para isso, sua análise deve estar atrelada a uma série de outras informações. Nas tabelas, clique no lápis que se encontra à direita, isso irá abrir espaços para registrar as informações. Ao final de cada tabela, NÃO se esqueça de colocar a fonte das informações. Isso pode ser feito em formato de lista, mas é preciso especificar as fontes de cada dado informado.

15

16

17 ATENÇÃO! Nas abas JUSTIFICATIVA, AUTOAVALIAÇÃO, PLANO DE MELHORIA e AJUDA- MEMÓRIA, será solicitada anexação de documentos. Informações importantes sobre a configuração do documento: Formato A4, orientação retrato, margem direita de 2cm e esquerda de 3 cm Letra tipo Arial, tamanho 12, espaço 1 Não é permitido inserir paginação, cabeçalho ou rodapé Deve ser salvo, ao final, sempre em formato PDF Não pode exceder 3MB.

18

19 Autoavaliação Ao lado do Plano de Melhoria, os dados colocados nesta página comporão os principais critérios de análise dos dossiês. O mais importante não é apresentar índices satisfatórios ou excelentes, mas deixar claro o processo de reflexão. Além de informar – para cada indicador – o grau de atendimento, será preciso anexar documentos comprobatórios. LEIA O MANUAL DE ORIENTAÇÕES ANTES DE COMEÇAR O PREENCHIMENTO DESTA ABA. Ao final de cada tabela, você encontrará um botão que solicita a anexação de documentos. Todos os documentos deverão atender às exigência de configuração descritas na aba JUSTIFICATIVA. Será preciso fazer uma cópia digital e salvá-la num computador para fazer esse envio.

20

21

22

23

24 Plano de Melhoria Assim como a Autoavaliação, o Plano de Melhoria comporá os principais critérios de análise dos dossiês. Esse documento deve atender às exigência de configuração descritas na aba JUSTIFICATIVA. Precisa conter os seguintes itens: justificativa dos aspectos que demandam atenção especial, detectados a partir do processo de autoavaliação; objetivos e metas propostos (é obrigatório que eles se refiram diretamente às questões avaliadas); descrição de ações com identificação de responsáveis, cronograma e previsão do tempo necessário para a sua implementação; proposta de acompanhamento e avaliação de cada uma das ações do plano de melhoria. Ao produzir o texto, detalhe tanto quanto possível as ações que serão desenvolvidas. O avaliador precisa entender o que os levou a estabelecer determinado objetivo e meta e o que será feito para alcançá-los. Além disso, é preciso planejar como será o acompanhamento e a avaliação, a partir dos recursos de que a escola dispõe.

25

26 Ajuda-memória Um bom processo de gestão inclui a manutenção do diálogo com a comunidade. Soluções simples podem ser encontradas quando muitas pessoas tentam resolver o mesmo problema. Nesse sentido, a coordenação do PGE considera de suma importância a realização de reuniões com representantes da escola. Anexe neste aba a ata (ou ajuda-memória) do(s) encontro(s) que fez com representantes da comunidade escolar para fazer seu cadastro no PGE. Vale lembrar que, na ata (ou ajuda- memória), devem ser indicados os nomes dos participantes e o segmento escolar que representam. O documento será impresso para colher as assinaturas, e posteriormente digitalizado e anexado neste espaço.

27

28

29 Finalizar Antes de clicar o botão Prosseguir, verifique as pendências relacionadas abaixo e certifique-se que os dados informados estão corretos e a documentação comprobatória, bem como a Justificativa, o Plano de Melhoria e a Ajuda-memória, foram devidamente anexados. Depois desse clique, as informações não poderão ser alteradas e não haverá possibilidade de anexar outros arquivos! Ao finalizar a inscrição serão disponibilizadas as opções de baixar/imprimir a documentação completa. Relação de pendências ObrigatóriosAnexo com informações comprobatórias da Autoavaliação no item II - Gestão de Resultados EducacionaisAnexo com informações comprobatórias da Autoavaliação no item III - Gestão ParticipativaAnexo com informações comprobatórias da Autoavaliação no item IV - Gestão de PessoasAnexo com informações comprobatórias da Autoavaliação no item V - Gestão de Serviços e RecursosAnexo do Plano de MelhoriaAnexo da Ajuda-memória OpcionaisInformações não salvas no item IDENTIFICAÇÃO.

30 O dossiê da escola Ao final de todo o processo de cadastramento, o sistema irá gerar um arquivo que deve ser impresso e enviado ao Comitê Regional. Esse arquivo compõe o dossiê de inscrição de sua escola no PGE e não poderá ser complementado com documentos diferentes dos cadastrados no site. Providencie a encadernação em um único volume. Faça uma encadernação simples, sem qualquer sofisticação, lembrando que o objetivo é a organização e não a aparência.

31 Por fim... Desejamos a todos um excelente trabalho!


Carregar ppt "PGE – Prêmio Gestão Escolar www.consed.org.br/pge Fazer uso do Google Chrome ou Mozila."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google