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1 2008 Rede Estadual – SP. 2 Objetivos da Avaliação Avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do Ensino Fundamental Oferecer às.

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1 Rede Estadual – SP

2 2 Objetivos da Avaliação Avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do Ensino Fundamental Oferecer às redes de ensino um resultado da qualidade da alfabetização Concorrer para a melhoria do ensino e para a redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional

3 3 Coordenação/Participação Nacional: MEC - Inep/Daeb e Seb Estado de São Paulo/Rede Estadual: Participação em SP: SEE/FDE Diretorias de Ensino e Escolas que oferecem a 2ª série do EF

4 4 Abrangência da Provinha Brasil Rede Estadual de São Paulo Escolas: Alunos da 2ª série do EF: Turmas: Nível Nacional: Adesão das 27 Unidades da Federação Adesão de municípios do total de 5.564

5 5 Características da Avaliação Fornece respostas diretamente aos professores e gestores da escola Caracteriza-se como um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias Apresenta configuração diferente do Saeb e da Prova Brasil, em especial pelos seus objetivos, pelas possibilidades de uso e metodologia adotada Caracteriza-se como uma avaliação interna podendo ser aplicada, corrigida e interpretada pelo próprio professor da turma Permite a comparação dos resultados: Provas aplicadas no início e ao término do ano letivo

6 6 Matriz de Referência Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial Habilidades relativas à alfabetização e do Letramento Inicial Alfabetização – desenvolvimento da compreensão das regras de funcionamento do sistema de escrita alfabética Letramento – possibilidades de usos e funções sociais da linguagem escrita Base de construção: capacidades definidas no documento Pró-letramento/MEC (2007) Eixos Fundamentais: Compreensão e valorização da cultura escrita Apropriação do sistema de escrita Leitura Escrita Desenvolvimento da oralidade (não avaliada)

7 7 Habilidades a serem avaliadas Domínio do Sistema de Escrita: diferenciação entre letras e outros sinais gráficos, reconhecimento das letras do alfabeto e suas diferentes formas de escrita, discriminação de palavras como unidades gráficas, reconhecimento de sílabas e da relação entre grafema e fonema, reconhecer a ordem alfabética. Domínio da Leitura: ler palavras, localizar informação em texto, inferir informação, identificar assunto de um texto, antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens, identificar finalidades do texto com base na identificação do suporte e do gênero. Domínio da Escrita: escrita de palavras e frases.

8 8 Instrumentos da Avaliação Passo a passo - guia contendo as principais informações como antecedentes, contextualização, pressupostos, matrizes, metodologia, escala e possibilidades de uso e interpretação das informações. Caderno do Professor/aplicador – teste do aluno acrescido de comandos a serem seguidos na aplicação. Caderno do Aluno – teste do aluno

9 9 Instrumentos da Avaliação Guia de correção e interpretação de resultados - manual para corrigir e interpretar os resultados da avaliação. Reflexões sobre a prática - orientações, sugestões e ações a serem implementadas no âmbito pedagógico e administrativo. Sistema de processamento e consolidação dos dados (criado pela FDE/Gaire) em substituição à Ficha de correção da Provinha Brasil – Teste 1

10 10 Prova Caderno do aluno: 27 questões 24 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas 3 questões de escrita de palavras Caderno do professor Orientações específicas para a aplicação Procedimentos de aplicação MEGAFONE 3 tipos de questões totalmente lida parcialmente lida não deve ser lida

11 11 Responsáveis pela Aplicação e Correção das Provas da Turma Professor da turma – 2ª série do EF Professores de outras turmas da mesma escola ou coordenadores pedagógicos, desde que devidamente capacitados

12 12 Atividades do Coordenador de Avaliação na DE Capacitar Coordenadores do Programa Ler e Escrever Coordenadores Pedagógicos/Diretores Estabelecer um dia para a aplicação das provas em sua região Organizar a aplicação nas escolas, no horário de aula Receber e entregar o material às escolas: Passo a passo Caderno do professor/aplicador Caderno do aluno Guia de correção e interpretação de resultados Reflexões sobre a prática Acompanhar o processo de correção e de digitação das provas nas escolas no Sistema de Processamento e Consolidação dos Dados – on line

13 13 Atividades do Coordenador Pedagógico/Diretor Receber o material Capacitar os professores aplicadores Garantir condições adequadas para a aplicação Organizar a digitação das respostas dos alunos Guardar o material até a aplicação do final do ano

14 14 APLICAÇÃO

15 15 Atividades do Professor Aplicador – Antes da Aplicação Participar de reunião de orientação em sua escola Conhecer os procedimentos e seguir orientações do caderno do professor Retirar materiais, como alfabetos ilustrados e cartazes, da sala de aula

16 16 Atividades do Professor Aplicador – Antes da Aplicação Procedimentos de aplicação: megafone 3 tipos de questões – enunciado: lido totalmente pelo docente lido parcialmente pelo docente não deve ser lido pelo docente No caderno do professor, cada opção de resposta está identificada por uma letra A, B, C, D – estas letras não constam no teste recebido pelos alunos Atenção: o MEGAFONE aparecerá no enunciado da questão/opções de respostas – lidas pelo aplicador letra K – corresponde à resposta: em branco/anulada

17 17 Atividades do Professor Aplicador – Aplicação Informar aos alunos sobre o tipo de avaliação Motivar os alunos a fazer a prova: clima agradável Distribuir a prova para os alunos Pedir aos alunos que escrevam seus nomes na linha da capa da prova Informar que só abram o caderno quando você pedir que o façam Pedir aos alunos para abrirem a primeira página do caderno Caso haja alunos que não saibam escrever o nome, avise que você o escreverá para eles. Faça isso antes de dar início à aplicação. Ressaltar que eles devem aguardar a sua orientação para mudar de página.

18 18 Atividades do Professor Aplicador – Aplicação Exemplo de Questão – teste do aluno

19 19 Atividades do Professor Aplicador – Aplicação Ler o enunciado da questão e ressaltar que repetirá a leitura duas vezes Esclarecer que para cada questão existe somente uma resposta certa Informar que devem marcar com x apenas a questão que acharem correta sem dizer a resposta em voz alta Não informar a resposta correta ao aluno e não indicar qual é o quadrinho onde ela está Informar se o aluno não souber a resposta, não precisa marcar o x

20 20 Atividades do Professor Aplicador – Aplicação Circular pelas carteiras e verificar se os alunos compreenderam que devem marcar com x somente em um quadrinho. Se for necessário, mostrar no quadro como os alunos devem fazer a marcação Atenção: Como para cada questão existe um comando, peça aos alunos que fiquem em silêncio até que todos os colegas terminem de responder e esperem a sua orientação para, juntos, iniciarem a próxima. Verificar se todos os alunos terminaram Recolher as provas

21 21 CORREÇÃO

22 22 Após a aplicação Efetuar a correção/digitação das respostas dos alunos Guia de Correção Sistema de Processamento e Consolidação dos Dados Devolver ao Diretor/Coordenador Pedagógico as provas corrigidas

23 23 Interpretação dos resultados – múltipla escolha Níveis de alfabetização – questões de 1 a 24 NíveisN o de Acertos Trabalho Pedagógico/ Expectativa 1Até 13 acertos Especial atenção – Atingir níveis 3 e 4 2De 14 a 17 acertos 3De 18 a 20 acertosAvançar para o nível 4 4De 21 a 22 acertosAvançar para o nível 5 5De 23 a 24 acertosContinuar progredindo Consultar Descrição de cada nível Considerações e sugestões de atividades Guia de Correção e Interpretação de Resultados

24 24 Provinha Brasil - Níveis de Desempenho Nível 1 – até 13 acertos – início da apropriação das habilidades referentes ao domínio do sistema alfabético. Nível 2 – de 14 a 17 acertos – consolidação das habilidades referentes ao conhecimento e uso do sistema de escrita, já associam adequadamente letras e sons, iniciando a leitura de palavras com vários tipos de estrutura silábica. Nível 3 – de 18 a 20 acertos – consolidação da capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, frases com sintaxe simples (sujeito + verbo + objeto) e utilização de estratégias para ler, superficialmente, textos curtos.

25 25 Provinha Brasil - Níveis de Desempenho Nível 4 – de 21 a 22 acertos – leitura de textos na ordem direta (início, meio e fim), de estrutura sintática simples (sujeito+verbo+objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. Localização de informações, inferências e compreensão do assunto do texto. Nível 5 – de 23 a 24 acertos - domínio do sistema de escrita e da leitura compreensiva, acima do definido como aceitável para o fim do segundo ano de escolarização.

26 26 Níveis de Desempenho - Escala Consideram-se as habilidades descritas no Nível 4 como aquelas que caracterizam a consolidação do processo de alfabetização, devendo ser alcançadas ao término do segundo ano e aperfeiçoadas durante os anos escolares seguintes. Considerando o disposto no Plano de Desenvolvimento da Educação, o Ministério da Educação recomenda que, em um prazo de 10 anos, tenhamos todas as nossas crianças, ao final do segundo ano do ensino fundamental, neste nível. METAS DO GOVERNO FEDERAL

27 27 Correção – Questões de escrita – 25, 26 e 27 Proposta de Análise – Questão 25 A – CorretaPalavra grafada sem erros ortográficos. B – Correta Palavra grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. C – Correta Há incorreção no traçado de alguma(s) letra(s), mas é possível decifrar, como troca de letras que representam sons muito próximos, como b e p. D – Incorreta Escrita apresentada com omissões, acréscimos ou troca de letras em algumas sílabas. E – IncorretaEscrita silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. F – Incorreta Registro apresentado por meio de desenhos, garatujas ou uso de letras que não apresentam relação com a escrita da palavra. Consultar Chave de correção das questões de escrita Guia de Correção e Interpretação de resultados

28 28 Cronograma – Provinha Brasil 06 a 12/06 Correção/Digitação das Respostas dos Alunos final maio/ início junho Aplicação das Provas a partir de 26/05 Envio dos materiais de avaliação às DEs de 26 a 28/05 Capacitação local: Professores da 2 a série do EF de 12 a 16/05 Capacitação regional: Coordenadores do Programa Ler e Escrever Coordenadores Pedagógicos/Diretores 06/05 Capacitação central: Coordenadores do Saresp

29 29 Contatos FDE Rua Rodolfo Miranda, 636 – Bom Retiro – São Paulo – SP Fones: (11) /4225/4226/4228/4230


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