A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE ENSINO E NORMAS PEDAGÓGICAS DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO – LESTE 5 ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE ENSINO E NORMAS PEDAGÓGICAS DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO – LESTE 5 ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE ENSINO E NORMAS PEDAGÓGICAS DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO – LESTE 5 ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA PÚBLICO ALVO: DIRETORES DE ESCOLA e SUPERVISORES DE ENSINO

2 TEMA: O Gestor que faz a diferença OBJETIVO GERAL: Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos Diretores de Escola e Supervisores de Ensino com vistas à melhoria da gestão das escolas da rede pública paulista e da qualidade do ensino oferecida.

3 Oficina 1- O Diretor como integrante da Equipe Gestora Objetivo Específico: Proporcionar oportunidades de reflexão para os Diretores de Escola e Supervisores de Ensino, de modo que possam ampliar a compreensão sobre a relevância do seu papel como integrantes da equipe gestora.

4 Atividade 1: Sensibilização/Apresentação Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães: cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia, ao se encontrarem, trocam as idéias; cada homem vai embora com duas. Quem sabe, é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir idéias, para todos terem pão. (Cortella, 2001, p.159) - A Escola e o Conhecimento – fundamentos epistemológicos e políticos. 4ª ed., São Paulo: Cortez Editora

5 OFICINA 1 - ATIVIDADE 1 - Quem é você que traz uma idéia? (Dinâmica para apresentação) COMANDA: 1- Cada participante receberá uma filipeta. 2- Após a socialização do texto das idéias (Cortella), cada participante escreverá a sua idéia na filipeta (palavra ou frase curta). 3- Os participantes farão sua apresentação dizendo: nome, DE, Cargo e socializando a idéia que trouxe. 4- Após sua apresentação o participante colará a sua filipeta em flip chart.

6 OFICINA 1 -- Atividade 2: MARCAS DA GESTÃO COMANDA: 1- Cada participante receberá uma planilha Anexo 1 – Teste seus conhecimentos. 2- Após, cada participante preencherá a sua planilha com o maior número de marcas que lembrar. 3- Assistir ao vídeo MARCAS. 4- Conferir as marcas colocadas com as que o vídeo apresenta.

7 Dedicação total a você O desafio é a nossa marca A verdadeira maionese Porque se sujar faz bem Você conhece, você confia de mulher pra mulher A nº 1 Isso sim é diversão Presunto só o melhor, só... Sua felicidade transforma O jeito mais gostoso de baixar as calorias É a boa Uma boa idéia Ta na moda, ta na mão, ta na... Desce redondo a gente não sabe qual sua cor preferida, mas sabemos a tinta Tem mil e uma utilidades Viver sem fronteiras Você tem seu estilo, nós temos todos Põe na... Viver sem fronteiras Você nasceu para voar Tomou....a dor sumiu Na nossa frente só você Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? Quem pede um, pede... Não tem comparação Dê férias para seus pés Você faz maravilhas com... As amarelinhas A gente se vê por aqui Tema da Vitória (a música) ANEXO 1 TESTE SEUS CONHECIMENTOS A partir dos slogans identifique a marca:

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17 OFICINA 1 – Atividade 3 - : GESTÃO DO TEMPO COMANDA: 1- Divisão dos participantes em sete grupos. 2- Cada participante receberá a Síntese da Planilha de Dimensionamento dos Tempos – Anexo 2 – OT PC – Tabulação. 3- Analisar com o seu grupo a Planilha atentando para as ações mais priorizadas e menos priorizadas pelo PC e pelo Supervisor. 4- Após análise da Planilha, elencar as ações que o Diretor, apoiado pela Supervisão, pode implementar para aproximar o fazer do PC às reais atribuições de sua função. 5- Um relator, escolhido pelos pares, socializará as reflexões do grupo, apoiado no registro em flip chart.

18 PCSupervisor NºAÇÕES Ações priorizadasAções menos priorizadas Ações priorizadasAções menos priorizadas 01Retomada e Reelaboração da Proposta Pedagógica da Escola. O 02Análise e utilização de Indicadores internos e externos (elaboração de tabelas, gráficos e relatórios e tomada de decisão/ proposta de ações). 03Acompanhamento da sala de aula (implementação do Currículo). X 04Organização e realização das HTPCs XX 05Atendimento aos professores - Elaboração e seleção de Material 06Atendimento aos professores - Compreensão dos princípios norteadores do Currículo 07Atendimento aos professores – assuntos pessoais O 08Atendimento aos alunos 09Atendimento às questões disciplinares dos alunos X 10Organização e Acompanhamento das ações de recuperação de alunos. 11Estudo para desenvolvimento profissional O X 12Atendimento aos pais 13Atendimento às convocações/solicitações das diferentes instâncias da administração. 14Festividades 15Questões administrativas e burocráticas O 16Repasse de informações e comunicações 17Substituição de funções de terceiros X O 18Orientação dos Planos de Ensino O 19Registros 20Participação nos Conselhos de Classe 21Estudo e divulgação de normas legais/regimento escolar * SÍNTESE DA PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO DOS TEMPOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – PC e SUP

19 OFICINA 1 – Atividade 3 - : GESTÃO DO TEMPO COMANDA: 6- Assistir vídeo TEMPO. 7- Socializar as conclusões.


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE ENSINO E NORMAS PEDAGÓGICAS DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO – LESTE 5 ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google