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SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

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Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
COORDENADORIA DE ENSINO E NORMAS PEDAGÓGICAS DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO – LESTE 5 ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA PÚBLICO ALVO: DIRETORES DE ESCOLA e SUPERVISORES DE ENSINO

2 TEMA: “O Gestor que faz a diferença”
OBJETIVO GERAL: Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos Diretores de Escola e Supervisores de Ensino com vistas à melhoria da gestão das escolas da rede pública paulista e da qualidade do ensino oferecida.

3 Oficina 1- O Diretor como integrante da Equipe Gestora
Objetivo Específico: Proporcionar oportunidades de reflexão para os Diretores de Escola e Supervisores de Ensino, de modo que possam ampliar a compreensão sobre a relevância do seu papel como integrantes da equipe gestora.

4 Atividade 1: Sensibilização/Apresentação
“Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães: cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia, ao se encontrarem, trocam as idéias; cada homem vai embora com duas. Quem sabe, é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir idéias, para todos terem pão.” (Cortella, 2001, p.159) - A Escola e o Conhecimento – fundamentos epistemológicos e políticos. 4ª ed., São Paulo: Cortez Editora

5 1- Cada participante receberá uma filipeta.
OFICINA 1 - ATIVIDADE 1 - Quem é você que traz uma idéia? (Dinâmica para apresentação) COMANDA: 1- Cada participante receberá uma filipeta. 2- Após a socialização do texto das idéias (Cortella) , cada participante escreverá a sua idéia na filipeta (palavra ou frase curta). 3- Os participantes farão sua apresentação dizendo: nome, DE, Cargo e socializando a idéia que trouxe. 4- Após sua apresentação o participante colará a sua filipeta em flip chart.

6 OFICINA 1 -- Atividade 2: MARCAS DA GESTÃO
COMANDA: 1- Cada participante receberá uma planilha “Anexo 1 – Teste seus conhecimentos”. 2- Após, cada participante preencherá a sua planilha com o maior número de marcas que lembrar. 3- Assistir ao vídeo “MARCAS”. 4- Conferir as marcas colocadas com as que o vídeo apresenta.

7 TESTE SEUS CONHECIMENTOS A partir dos slogans identifique a marca:
ANEXO 1 TESTE SEUS CONHECIMENTOS A partir dos slogans identifique a marca: “Dedicação total a você” “O desafio é a nossa marca” “A verdadeira maionese” “Porque se sujar faz bem” “Você conhece, você confia” “de mulher pra mulher” “A nº 1” “Isso sim é diversão” “Presunto só o melhor, só...” “Sua felicidade transforma” “O jeito mais gostoso de baixar as calorias” “ É a boa” “Uma boa idéia” “Ta na moda, ta na mão, ta na...” “Desce redondo” “a gente não sabe qual sua cor preferida, mas sabemos a tinta” “Tem mil e uma utilidades” “Viver sem fronteiras” “Você tem seu estilo, nós temos todos” “Põe na...” “Você nasceu para voar” “Tomou ....a dor sumiu” “ Na nossa frente só você” “ Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?” “Quem pede um, pede...” “Não tem comparação” “Dê férias para seus pés” “Você faz maravilhas com...” “As amarelinhas” “ A gente se vê por aqui” “Tema da Vitória” (a música)

8 Vídeo “Marcas”

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17 1- Divisão dos participantes em sete grupos.
OFICINA 1 – Atividade 3 - : GESTÃO DO TEMPO COMANDA: 1- Divisão dos participantes em sete grupos. 2- Cada participante receberá a Síntese da Planilha de Dimensionamento dos Tempos – Anexo 2 – OT PC – Tabulação. 3- Analisar com o seu grupo a Planilha atentando para as ações mais priorizadas e menos priorizadas pelo PC e pelo Supervisor. 4- Após análise da Planilha, elencar as ações que o Diretor, apoiado pela Supervisão, pode implementar para aproximar “o fazer” do PC às reais atribuições de sua função. 5- Um relator, escolhido pelos pares, socializará as reflexões do grupo, apoiado no registro em flip chart.

18 Ações menos priorizadas
SÍNTESE DA PLANILHA DE DIMENSIONAMENTO DOS TEMPOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – PC e SUP PC Supervisor AÇÕES Ações priorizadas Ações menos priorizadas 01 Retomada e Reelaboração da Proposta Pedagógica da Escola. O 02 Análise e utilização de Indicadores internos e externos (elaboração de tabelas, gráficos e relatórios e tomada de decisão/ proposta de ações). 03 Acompanhamento da sala de aula (implementação do Currículo). X 04 Organização e realização das HTPCs 05 Atendimento aos professores - Elaboração e seleção de Material 06 Atendimento aos professores - Compreensão dos princípios norteadores do Currículo 07 Atendimento aos professores – assuntos pessoais 08 Atendimento aos alunos 09 Atendimento às questões disciplinares dos alunos 10 Organização e Acompanhamento das ações de recuperação de alunos. 11 Estudo para desenvolvimento profissional 12 Atendimento aos pais 13 Atendimento às convocações/solicitações das diferentes instâncias da administração. 14 Festividades 15 Questões administrativas e burocráticas 16 Repasse de informações e comunicações 17 Substituição de funções de terceiros 18 Orientação dos Planos de Ensino 19 Registros 20 Participação nos Conselhos de Classe 21 Estudo e divulgação de normas legais/regimento escolar *

19 6- Assistir vídeo “TEMPO”. 7- Socializar as conclusões.
OFICINA 1 – Atividade 3 - : GESTÃO DO TEMPO COMANDA: 6- Assistir vídeo “TEMPO”. 7- Socializar as conclusões.


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