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Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: articulando as dimensões técnico- operacionais. Tema: Características do Saresp 2011.

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1 Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: articulando as dimensões técnico- operacionais. Tema: Características do Saresp 2011 Maria Conceição Conholato

2 Características da Avaliação AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA – foco no sistema de ensino, por meio de desempenho dos alunos e dos fatores de contexto associados ao rendimento. AVALIAÇÃO CENSITÁRIA – todas as escolas públicas estaduais que oferecem o ensino regular e todos os alunos dos anos/série avaliados – 3º, 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM. PARTICIPAÇÃO POR ADESÃO – das redes municipais, escolas técnicas e escolas particulares. REFERÊNCIAS DA AVALIAÇÃO – base curricular comum expressa em conteúdos, competências e habilidades. DISCIPLINA AVALIADAS – anualmente Língua Portuguesa e Matemática e alternadamente Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

3 Características da Avaliação INSTRUMENTOS – Provas padronizadas referenciadas em avaliação de habilidades, itens de respostas construída pelos alunos (3º EF) e de múltipla- escolha (5º, 7º e 9º EF e 3ª EM). – uso da metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) para composição das provas objetivas – permite avaliar com maior amplitude as competências e habilidades. – Questionários de contexto – pais e alunos e equipe escolar (diretor, professor-coordenador e professores das disciplinas avaliadas).

4 Características da Avaliação RESULTADOS – Uso de procedimentos derivados da Teoria de Resposta ao Item (TRI) que permite a comparação de resultados entre edições, anos/ séries e com outras avaliações; – Escalas de proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática (comparadas ao Saeb); – Escalas de proficiência de História e Geografia e de Ciências e Ciências da Natureza; – Fornece resultados por escola/ano/disciplina avaliadas; – Uso dos resultados para composição do IDESP.

5 Calendário das provas DATADISCIPLINAANO/SÉRIE 29/11 Língua Portuguesa 3º e 5º EF Redação* 5º EF (amostra por rede de ensino) Língua Portuguesa e Matemática 7º e 9º EF e 3ª EM 30/11 Matemática3º e 5º EF Redação* 7º e 9º EF e 3ª EM (amostra por rede de ensino) Ciências Humanas (História e Geografia) 7º e 9º EF e 3ª EM * As turmas da amostra devem iniciar a avaliação pela Prova de Redação

6 Abrangência da Avaliação REDE DE ENSINOALUNOTURMAESCOLA Estadual ETE* Municipal ** Particular*** Total * Centro Paula Souza ** 549 Municípios aderiram *** 177 Escolas do SESI Base de dados: 30 de agosto/2011 – Prodesp/CIE

7 Instrumentos AVALIAÇÃO CONTROLE ORIENTAÇÃO Cadernos de Provas e Folhas de Respostas Questionários de contexto Manuais Formulários e SIS

8 CADERNOS DE PROVAS

9 Cadernos de Prova Cadernos de Prova: Língua Portuguesa Matemática Características das provas: Questões abertas 2 cadernos de provas diferentes por turno (manhã e tarde) e área avaliada 8 questões de LP 17 questões de MAT 3º Ano do Ensino Fundamental Folhas de Respostas pré-identificadas separadas do Caderno de Prova Serão utilizadas no trabalho de correção das provas Exemplar do Caderno de Prova do Professor: LP e MAT e por turno

10 Caderno de Provas Cadernos de Prova: Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas (História e Geografia) Características das provas: Questões objetivas de múltipla-escolha 26 cadernos de provas diferentes por área - LP e MAT – 24 questões cada 21 cadernos de provas diferentes por área GEO e HIS – 16 questões cada 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Caderno de prova e Folha de resposta são pré-identificados com o nome do aluno (novo) Folha de resposta é parte integrante do Caderno de prova – última capa do Caderno de Prova (novo)

11 Caderno de Prova Caderno de Redação: Gêneros avaliados Carta de leitor – 5º ano EF Narrativa de aventura – 7º ano EF Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino

12 Caderno de Prova Caderno de Provas especiais – por ano/série e área avaliada Versão em braile - (268 provas) Ampliada - (2.688 provas) 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp

13 Aplicação das Provas 3º ano EF Professores do 1º, 2º e 3º ano EF da escola trocando de turma 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Professores trocando de escola (Convocação – Rede Estadual) Escolas municipais e particulares que não comportem a troca de professores de escola: – Professores de turma, ano/série diferentes e, preferencialmente, de disciplinas diferentes

14 Correção das Provas 3º ano EF Provas: L.Portuguesa e Matemática: PCOPs de Ciclo I Professores-Coordenadores Professores do Ciclo I 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Prova de Redação: Vunesp Provas objetivas: Vunesp Roteiros de Correção – LP e MAT / Vídeo Apresenta as orientações para correção das provas e transcrição das respostas dos alunos.

15 QUESTIONÁRIOS DE CONTEXTO

16 Questionários de Contexto Questionários de Pais e Alunos e folhas de respostas: 3 tipos 3º e 5º anos EF 7º e 9º anos EF 3ª série EM Aplicação: respondido em casa pelos pais e alunos Questionários da Equipe Escolar: (somente para a Rede estadual) Diretor Professor-coordenador Professores das áreas avaliadas Aplicação: on-line em plataforma web no site da SEE Coletar informações sobre o perfil dos pais, alunos e equipes escolares e realizar estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos

17 Aplicação dos Questionários dos Pais e Alunos ATIVIDADERESPONSÁVELDATA Aplicação dos questionários (respondidos em casa)Escola 24 a 28/10 Devolução na escola dos questionários e folhas de respostas preenchidas pelos pais e alunos Alunos/Pais 31/10 a 4/11 Envio das folhas de respostas para a DE/G13Escola 7 e 8/11 Recolhimento das folhas de respostas na DE/G13Vunesp 9 e 11/11

18 Aplicação dos Questionários da Equipe Escolar – Rede Estadual da Equipe Escolar – Rede Estadual APLICAÇÃO ESCALONADADATAS Diretores de escola e professores-coordenadores Professores do 3º e 5º anos EF 3 a 14/10 Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História – 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM 17 a 26/10 Repescagem para todos27 a 31/10 Endereço: acesso com senha do GDAE e orientações de preenchimento e acompanhamento no sitewww.educacao.sp.gov.br/Saresp 2011 Dúvidas: Central de Atendimento da SEE:

19 INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO

20 Agenda de Trabalho Características da avaliação Calendário das provas Instrumentos da avaliação Estrutura das equipes Cronograma das ações de capacitação e das principais atividades do Saresp Relação dos municípios participantes Resolução do Saresp Destinada aos coordenadores de avaliação e diretores de escola

21 Manual de Orientação Destinado aos coordenadores de avaliação e diretores de escolas, agentes Vunesp e apoios regionais Três partes: Orientações: etapas do processo avaliativo, atribuições das equipes, materiais destinados aos treinamentos e a aplicação, processamento e divulgação dos resultados. Logística: procedimentos operacionais e de logística. Sistema Integrado do Saresp – SIS: ferramentas e funcionalidades gerais do SIS

22 Manual do Aplicador Destinado aos aplicadores 2 tipos: 3º ano EF 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Detalha as atribuições do aplicador e os procedimentos de aplicação das provas. Anexos: modelos de folhas de respostas, formulário de controle da aplicação e termo de compromisso do aplicador, carta de apresentação e lista de presença

23 Manual do Fiscal Detalha as atribuições e atividades do fiscal. Anexos: formulário do fiscal e o roteiro de retomada dos procedimentos básicos da aplicação Destinado aos fiscais

24 Manual do Apoio Regional e Agente Vunesp Detalha as atribuições e atividades do apoio regional e agente Vunesp. Anexos: carta de apresentação do fiscal e formulário do fiscal Destinado ao apoio regional e agente Vunesp

25 INSTRUMENTOS DE CONTROLE

26 PLANO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS – a ser elaborado pela DE/SME Planejamento da aplicação em cada escola - detalha por ano/série, turma o nome dos aplicadores e local da aplicação – registra no SIS CARTA DE APRESENTAÇÃO: DO FISCAL E DO APLICADOR Autoriza e comprova a presença do fiscal ou aplicador na escola TERMO DE COMPROMISSO DO APLICADOR Preenchido e assinado pelo aplicador antes do início das provas LISTA DE PRESENÇA DOS ALUNOS POR TURMA Preenchida com o nome dos alunos, RA e nº do caderno de prova Instrumentos de Controle

27 FORMULÁRIO DE CONTROLE DA APLICAÇÃO - (Folha de Respostas) Registra os dados da aplicação por turma - preenchido pelo aplicador 2 modelos: 3º ano EF 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª EM FORMULÁRIO DO FISCAL – (Folha de Respostas) Registra as atividades desenvolvidas pelo fiscal durante a aplicação das provas RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DOS PAIS – (Folha de Respostas) Coleta opinião dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a aplicação das provas Instrumentos de Controle

28 SISTEMA INTEGRADO DO SARESP – ON-LINE Registra a movimentação dos materiais e o acompanhamento da avaliação - RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA DA APLICAÇÃO Relata as ocorrências apresentadas na aplicação – a ser elaborado pela DE enviar para a FDE Instrumentos de Controle

29 Estrutura das Equipes Envolvidas Nível Central Nível Regional Nível Local Aplicador Dirigente de Ensino Coordenador de Avaliação na DE Apoio Regional na DE Coordenador de Avaliação na SME Fiscal / Vunesp Diretor de Escola Estadual Diretor de Escola Municipal Diretor de Escola Particular Agente Vunesp Coordenação Regional do Saresp DE/SME Coordenação da Aplicação (diretor)

30 Elaboração de relatório ETAPAS PARA A APLICAÇÃO Coordenadores de Avaliação Correção das provas do 3º EF Elaboração do Plano de aplicação APLICAÇÃO DAS PROVAS Devolução dos materiais aplicados Organização da logística de aplicação Execução das ações de Treinamento Regional e Local Aplicação dos questionários de contexto

31 Ações de Treinamento c/suporte dos manuais e vídeos Centralizadas Descentralizadas regionais Descentralizadas Escolas Presencial Videoconferência Desenho da avaliação Questões técnico-operacionais Aplicação provas 3º EF Correção provas 3º EF Aplicativos do SIS Multiplicação das ações presenciais Retransmissão das vídeos Divulgação do Saresp Procedimentos e preparação da aplicação Retomada dos procedimentos de aplicação das provas (diretores e fiscais em todos os períodos da escola) Uso dos aplicativos do SIS

32 Execução das ações de Treinamento Regional e Local Aplicação dos questionários de contexto Etapas para a aplicação Planejar/executar/acompanhar as ações de treinamento regionais e locais. Receber/distribuir os materiais de treinamento Garantir a participação das redes estadual/técnica/ municipal/ particular Supervisor: acompanhar e atestar o treinamento dos aplicadores nas escolas Distribuir os questionários de pais e alunos para os diretores Acompanhar a aplicação dos questionários, conforme cronograma estabelecido Organizar a devolução das folhas de respostas dos questionários (1º recolhimento)

33 Aplicação das provas Etapas para a aplicação Elaborar o plano de aplicação em conjunto com os diretores das escolas estaduais e articular com as demais redes de ensino, observando os procedimentos da Resolução do Saresp Alocar os aplicadores no SIS Dar ciência aos diretores do plano de aplicação utilizando o SIS Organizar e distribuir os materiais de aplicação para todas a redes de ensino Plantão nos dias de aplicação Acompanhar a aplicação Acompanhar pelo SIS as atividades do diretor: atestar o trabalho do fiscal e do aplicador e de preencher o questionário de controle e de acompanhamento da aplicação Elaboração do Plano de Aplicação Organização da logística para aplicação

34 Devolução dos materiais aplicados Correção das provas do 3º EF Elaboração de relatório Receber os materiais das escolas de todas as redes de ensino Acompanhar a operação de recolhimento dos materiais aplicados (2º recolhimento) Entregar os roteiros de correção e as folhas de respostas de LP e MAT para as redes de ensino Organizar para assistir a VC de correção da provas Organizar o trabalho de correção das provas na DE Organizar o recolhimento das folhas de respostas (3º recolhimento) Elaborar o relatório de ocorrência da aplicação e enviar à FDE Etapas para a aplicação

35 Divulgação dos Resultados 1.Boletim de Resultados da Escola - (abril 2012) –Dados de participação dos alunos. –Média de proficiência: ano/série/disciplina. –Distribuição de alunos nos níveis de desempenho do Saresp –Resultados comparativos: Saresp 2011 e Saeb/Prova Brasil InsuficienteAbaixo do Básico Suficiente Básico Adequado Avançado

36 Divulgação dos Resultados Modelo de Boletim 3º ano EF

37 Divulgação dos Resultados Modelo de Boletim - 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM

38 Divulgação dos Resultados Síntese dos principais resultados de desempenho obtidos na avaliação por ano/série e área avaliada e rede de ensino 2. Sumário Executivo (maio de 2012)

39 Divulgação dos Resultados Análise pedagógica do desempenho de cada área por ano/série avaliada, com base nas Matrizes de Referência da Avaliação. Descrição das Escalas de Habilidades Exemplos de itens das provas com análise Recomendações pedagógicas 3. Relatórios Pedagógicos (Língua Portuguesa/ Matemática/ Ciências Humanas) - agosto 2012

40 Divulgação dos Resultados 4. Boletim da Escola – IDESP - (maio 2012) Apresenta o IDESP, a evolução e cumprimento das metas de 2011 e projeta as metas para 2012.

41 Lembretes Importantes Dados de nº de escolas, turmas e alunos para impressão das provas – Cadastro on-line da Prodesp/CIE – 30 de agosto/2011. No pacote de Caderno de prova contém 3 provas reservas. Divulgação do Saresp 2011 junto às equipes escolares, pais e alunos – reforçar a importância do envolvimento de todos no processo avaliativo. Importância da participação dos alunos nos dias das provas – motivá- los para mostrar tudo o que sabem – respondendo a todas as questões da prova. Seguir rigorosamente os procedimentos e critérios estabelecidos em cada etapa da avaliação. Garantir o sigilo absoluto das provas, adotando medidas seguras nas etapas de acondicionamento e distribuição.

42 SUCESSO NA REALIZAÇÃO DO SARESP 2011 Maria Conceição Conholato Gerente de Avaliação e Indicadores de Rendimento Escolar – Gaire/FDE


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