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Tema: Características do Saresp 2011

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Apresentação em tema: "Tema: Características do Saresp 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Tema: Características do Saresp 2011
Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: articulando as dimensões técnico-operacionais. Tema: Características do Saresp 2011 Maria Conceição Conholato

2 Características da Avaliação
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA – foco no sistema de ensino, por meio de desempenho dos alunos e dos fatores de contexto associados ao rendimento. AVALIAÇÃO CENSITÁRIA – todas as escolas públicas estaduais que oferecem o ensino regular e todos os alunos dos anos/série avaliados – 3º, 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM. PARTICIPAÇÃO POR ADESÃO – das redes municipais, escolas técnicas e escolas particulares. REFERÊNCIAS DA AVALIAÇÃO – base curricular comum expressa em conteúdos, competências e habilidades. DISCIPLINA AVALIADAS – anualmente Língua Portuguesa e Matemática e alternadamente Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

3 Características da Avaliação
INSTRUMENTOS – Provas padronizadas referenciadas em avaliação de habilidades, itens de respostas construída pelos alunos (3º EF) e de múltipla- escolha (5º, 7º e 9º EF e 3ª EM). – uso da metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) para composição das provas objetivas – permite avaliar com maior amplitude as competências e habilidades. – Questionários de contexto – pais e alunos e equipe escolar (diretor, professor-coordenador e professores das disciplinas avaliadas).

4 Características da Avaliação
RESULTADOS – Uso de procedimentos derivados da Teoria de Resposta ao Item (TRI) que permite a comparação de resultados entre edições, anos/ séries e com outras avaliações; – Escalas de proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática (comparadas ao Saeb); Escalas de proficiência de História e Geografia e de Ciências e Ciências da Natureza; – Fornece resultados por escola/ano/disciplina avaliadas; – Uso dos resultados para composição do IDESP.

5 * As turmas da amostra devem iniciar a avaliação pela Prova de Redação
Calendário das provas DATA DISCIPLINA ANO/SÉRIE 29/11 Língua Portuguesa 3º e 5º EF Redação* 5º EF (amostra por rede de ensino) Língua Portuguesa e Matemática 7º e 9º EF e 3ª EM 30/11 Matemática Ciências Humanas (História e Geografia) * As turmas da amostra devem iniciar a avaliação pela Prova de Redação

6 Base de dados: 30 de agosto/2011 – Prodesp/CIE
Abrangência da Avaliação REDE DE ENSINO ALUNO TURMA ESCOLA Estadual 49.873 5.043 ETE* 16.158 426 139 Municipal ** 22.502 3.328 Particular*** 50.653 1.684 226 Total 74.485 8.736 Base de dados: 30 de agosto/2011 – Prodesp/CIE * Centro Paula Souza ** 549 Municípios aderiram *** 177 Escolas do SESI

7 Instrumentos Cadernos de Provas e Folhas de Respostas
Questionários de contexto AVALIAÇÃO ORIENTAÇÃO Manuais CONTROLE Formulários e SIS

8 CADERNOS DE PROVAS

9 Cadernos de Prova Cadernos de Prova: Características das provas:
3º Ano do Ensino Fundamental Cadernos de Prova: Língua Portuguesa Matemática Características das provas: Questões abertas 2 cadernos de provas diferentes por turno (manhã e tarde) e área avaliada 8 questões de LP 17 questões de MAT Exemplar do Caderno de Prova do Professor: LP e MAT e por turno Folhas de Respostas pré-identificadas separadas do Caderno de Prova Serão utilizadas no trabalho de correção das provas

10 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM
Caderno de Provas 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Características das provas: Questões objetivas de múltipla-escolha 26 cadernos de provas diferentes por área - LP e MAT – 24 questões cada 21 cadernos de provas diferentes por área GEO e HIS – 16 questões cada Cadernos de Prova: Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas (História e Geografia) Caderno de prova e Folha de resposta são pré-identificados com o nome do aluno (novo) Folha de resposta é parte integrante do Caderno de prova – última capa do Caderno de Prova (novo)

11 Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino
Caderno de Prova 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Caderno de Redação: Gêneros avaliados Carta de leitor – 5º ano EF Narrativa de aventura – 7º ano EF Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino

12 Caderno de Prova 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM
Caderno de Provas especiais – por ano/série e área avaliada Versão em braile - (268 provas) Ampliada - (2.688 provas) Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp

13 Aplicação das Provas 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM 3º ano EF
Professores trocando de escola (Convocação – Rede Estadual) Escolas municipais e particulares que não comportem a troca de professores de escola: Professores de turma, ano/série diferentes e, preferencialmente, de disciplinas diferentes 3º ano EF Professores do 1º, 2º e 3º ano EF da escola trocando de turma

14 Roteiros de Correção – LP e MAT / Vídeo
Correção das Provas 3º ano EF Provas: L.Portuguesa e Matemática: PCOPs de Ciclo I Professores-Coordenadores Professores do Ciclo I 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Prova de Redação: Vunesp Provas objetivas: Roteiros de Correção – LP e MAT / Vídeo Apresenta as orientações para correção das provas e transcrição das respostas dos alunos.

15 QUESTIONÁRIOS DE CONTEXTO

16 Questionários de Contexto
Coletar informações sobre o perfil dos pais, alunos e equipes escolares e realizar estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos Questionários da Equipe Escolar: (somente para a Rede estadual) Diretor Professor-coordenador Professores das áreas avaliadas Aplicação: on-line em plataforma web no site da SEE Questionários de Pais e Alunos e folhas de respostas: 3 tipos 3º e 5º anos EF 7º e 9º anos EF 3ª série EM Aplicação: respondido em casa pelos pais e alunos

17 Aplicação dos Questionários dos Pais e Alunos
ATIVIDADE RESPONSÁVEL DATA Aplicação dos questionários (respondidos em casa) Escola 24 a 28/10 Devolução na escola dos questionários e folhas de respostas preenchidas pelos pais e alunos Alunos/Pais 31/10 a 4/11 Envio das folhas de respostas para a DE/G13 7 e 8/11 Recolhimento das folhas de respostas na DE/G13 Vunesp 9 e 11/11

18 Aplicação dos Questionários da Equipe Escolar – Rede Estadual
APLICAÇÃO ESCALONADA DATAS Diretores de escola e professores-coordenadores Professores do 3º e 5º anos EF 3 a 14/10 Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História – 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM 17 a 26/10 Repescagem para todos 27 a 31/10 Endereço: acesso com senha do GDAE e orientações de preenchimento e acompanhamento no site Dúvidas: Central de Atendimento da SEE:

19 INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO

20 Agenda de Trabalho Características da avaliação
Destinada aos coordenadores de avaliação e diretores de escola Características da avaliação Calendário das provas Instrumentos da avaliação Estrutura das equipes Cronograma das ações de capacitação e das principais atividades do Saresp Relação dos municípios participantes Resolução do Saresp

21 Manual de Orientação Destinado aos coordenadores de avaliação e diretores de escolas, agentes Vunesp e apoios regionais Três partes: Orientações: etapas do processo avaliativo, atribuições das equipes, materiais destinados aos treinamentos e a aplicação, processamento e divulgação dos resultados. Logística: procedimentos operacionais e de logística. Sistema Integrado do Saresp – SIS: ferramentas e funcionalidades gerais do SIS

22 Manual do Aplicador Destinado aos aplicadores 2 tipos: 3º ano EF 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Detalha as atribuições do aplicador e os procedimentos de aplicação das provas. Anexos: modelos de folhas de respostas, formulário de controle da aplicação e termo de compromisso do aplicador, carta de apresentação e lista de presença

23 Manual do Fiscal Destinado aos fiscais
Detalha as atribuições e atividades do fiscal. Anexos: formulário do fiscal e o roteiro de retomada dos procedimentos básicos da aplicação

24 Manual do Apoio Regional e Agente Vunesp
Destinado ao apoio regional e agente Vunesp Detalha as atribuições e atividades do apoio regional e agente Vunesp. Anexos: carta de apresentação do fiscal e formulário do fiscal

25 INSTRUMENTOS DE CONTROLE

26 Instrumentos de Controle
PLANO DE APLICAÇÃO DAS PROVAS – a ser elaborado pela DE/SME Planejamento da aplicação em cada escola - detalha por ano/série, turma o nome dos aplicadores e local da aplicação – registra no SIS CARTA DE APRESENTAÇÃO: DO FISCAL E DO APLICADOR Autoriza e comprova a presença do fiscal ou aplicador na escola TERMO DE COMPROMISSO DO APLICADOR Preenchido e assinado pelo aplicador antes do início das provas LISTA DE PRESENÇA DOS ALUNOS POR TURMA Preenchida com o nome dos alunos, RA e nº do caderno de prova

27 Instrumentos de Controle
FORMULÁRIO DE CONTROLE DA APLICAÇÃO - (Folha de Respostas) Registra os dados da aplicação por turma - preenchido pelo aplicador 2 modelos: 3º ano EF 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª EM FORMULÁRIO DO FISCAL – (Folha de Respostas) Registra as atividades desenvolvidas pelo fiscal durante a aplicação das provas RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DOS PAIS – (Folha de Respostas) Coleta opinião dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a aplicação das provas

28 Instrumentos de Controle
SISTEMA INTEGRADO DO SARESP – ON-LINE Registra a movimentação dos materiais e o acompanhamento da avaliação -  RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA DA APLICAÇÃO Relata as ocorrências apresentadas na aplicação – a ser elaborado pela DE  enviar para a FDE 

29 Estrutura das Equipes Envolvidas
Nível Central Nível Regional Nível Local Aplicador Dirigente de Ensino Coordenador de Avaliação na DE Apoio Regional na DE Coordenador de Avaliação na SME Fiscal / Vunesp Diretor de Escola Estadual Diretor de Escola Municipal Diretor de Escola Particular Agente Vunesp Coordenação Regional do Saresp DE/SME Coordenação da Aplicação (diretor)

30 Coordenadores de Avaliação
Execução das ações de Treinamento Regional e Local Aplicação dos questionários de contexto Elaboração do Plano de aplicação ETAPAS PARA A APLICAÇÃO Elaboração de relatório Organização da logística de aplicação Correção das provas do 3º EF Devolução dos materiais aplicados APLICAÇÃO DAS PROVAS

31 Multiplicação das ações presenciais Retransmissão das vídeos
Ações de Treinamento Centralizadas Descentralizadas regionais Escolas Presencial Videoconferência Desenho da avaliação Questões técnico-operacionais Aplicação provas 3º EF Correção provas 3º EF Aplicativos do SIS Multiplicação das ações presenciais Retransmissão das vídeos Divulgação do Saresp Procedimentos e preparação da aplicação Retomada dos procedimentos de aplicação das provas (diretores e fiscais em todos os períodos da escola) Uso dos aplicativos do SIS c/suporte dos manuais e vídeos

32 Etapas para a aplicação
Execução das ações de Treinamento Regional e Local Aplicação dos questionários de contexto Distribuir os questionários de pais e alunos para os diretores Acompanhar a aplicação dos questionários, conforme cronograma estabelecido Organizar a devolução das folhas de respostas dos questionários (1º recolhimento) Planejar/executar/acompanhar as ações de treinamento regionais e locais. Receber/distribuir os materiais de treinamento Garantir a participação das redes estadual/técnica/ municipal/ particular Supervisor: acompanhar e atestar o treinamento dos aplicadores nas escolas

33 Etapas para a aplicação
Elaboração do Plano de Aplicação Organização da logística para aplicação Aplicação das provas Elaborar o plano de aplicação em conjunto com os diretores das escolas estaduais e articular com as demais redes de ensino, observando os procedimentos da Resolução do Saresp Alocar os aplicadores no SIS Dar ciência aos diretores do plano de aplicação utilizando o SIS Organizar e distribuir os materiais de aplicação para todas a redes de ensino Plantão nos dias de aplicação Acompanhar a aplicação Acompanhar pelo SIS as atividades do diretor: atestar o trabalho do fiscal e do aplicador e de preencher o questionário de controle e de acompanhamento da aplicação

34 Etapas para a aplicação
Devolução dos materiais aplicados Correção das provas do 3º EF Elaboração de relatório Entregar os roteiros de correção e as folhas de respostas de LP e MAT para as redes de ensino Organizar para assistir a VC de correção da provas Organizar o trabalho de correção das provas na DE Organizar o recolhimento das folhas de respostas (3º recolhimento) Receber os materiais das escolas de todas as redes de ensino Acompanhar a operação de recolhimento dos materiais aplicados (2º recolhimento) Elaborar o relatório de ocorrência da aplicação e enviar à FDE

35 Divulgação dos Resultados
Boletim de Resultados da Escola - (abril 2012) Dados de participação dos alunos. Média de proficiência: ano/série/disciplina. Distribuição de alunos nos níveis de desempenho do Saresp Resultados comparativos: Saresp 2011 e Saeb/Prova Brasil Insuficiente Abaixo do Básico Suficiente Básico Adequado Avançado

36 Modelo de Boletim 3º ano EF
Divulgação dos Resultados Modelo de Boletim 3º ano EF

37 Divulgação dos Resultados
Modelo de Boletim - 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série EM

38 Divulgação dos Resultados
2. Sumário Executivo (maio de 2012) Síntese dos principais resultados de desempenho obtidos na avaliação por ano/série e área avaliada e rede de ensino

39 Divulgação dos Resultados
3. Relatórios Pedagógicos (Língua Portuguesa/ Matemática/ Ciências Humanas) - agosto 2012 Análise pedagógica do desempenho de cada área por ano/série avaliada, com base nas Matrizes de Referência da Avaliação. Descrição das Escalas de Habilidades Exemplos de itens das provas com análise Recomendações pedagógicas

40 Divulgação dos Resultados
4. Boletim da Escola – IDESP - (maio 2012) Apresenta o IDESP, a evolução e cumprimento das metas de 2011 e projeta as metas para 2012.

41 Lembretes Importantes
Dados de nº de escolas, turmas e alunos para impressão das provas – Cadastro on-line da Prodesp/CIE – 30 de agosto/ No pacote de Caderno de prova contém 3 provas reservas. Divulgação do Saresp 2011 junto às equipes escolares, pais e alunos – reforçar a importância do envolvimento de todos no processo avaliativo. Importância da participação dos alunos nos dias das provas – motivá- los para mostrar tudo o que sabem – respondendo a todas as questões da prova. Seguir rigorosamente os procedimentos e critérios estabelecidos em cada etapa da avaliação. Garantir o sigilo absoluto das provas, adotando medidas seguras nas etapas de acondicionamento e distribuição.

42 SUCESSO NA REALIZAÇÃO DO SARESP 2011
Maria Conceição Conholato Gerente de Avaliação e Indicadores de Rendimento Escolar – Gaire/FDE


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