A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Professores Coordenadores Ensino Fundamental Anos Finais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO TÉCNICA Professores Coordenadores Ensino Fundamental Anos Finais."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO TÉCNICA Professores Coordenadores Ensino Fundamental Anos Finais

2 P AUTA Concurso de Redação – EPTV na Escola; Olimpíada de Língua Portuguesa; Currículo +

3 L EITURA Poema – Invictus Autor: William Ernest Henly Trecho do filme - Invictus

4 EPTV NA E SCOLA 2014 Tema: como construir o mundo que queremos? Redação – Todas as regras do concurso estão disponíveis pela Internet, no site da EPTV – clicar em São Carlos. Ficha de Inscrição – formulário (preencher totalmente em letra legível)

5 REDAÇÃO gênero textual – Artigo de Opinião; SARESP os alunos devem desenvolver a ideia sobre o tema em no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) linhas; nos casos em que o limite ultrapassar em uma ou duas linhas, o professor orientador deve avaliar a relevância para o conteúdo e conclusão da redação, sendo necessário, deverá orientar o aluno a refazê-la;

6 REDAÇÃO a redação deve ser desenvolvida a partir de pesquisas feitas pelo aluno, que serão aplicadas como base de informações para o desenvolvimento do texto. As redações poderão ter enfoques diferentes, levando-se em consideração o próprio contexto de vida e social do aluno, trazendo o tema para perto de seu cotidiano. Poderá fazer uso de citações de fatos importantes que envolvam a comunidade, conter relatos ou exemplos de pessoas que tiveram por experiência real ligação com o tema. Caso haja menção de exemplos e personalidades, é necessária a identificação das datas e pessoas descritas, deixando claras situações fictícias de casos reais;

7 REDAÇÃO o aluno deve considerar que a redação pode se transformar numa reportagem. É importante manter um texto limpo, direto e com desenvolvimento lógico das ideias.

8 V ISITAS : EPTV E PONTOS TURÍSTICOS Ribeirão Bonito – 29/08; Descalvado – 02/09; Ibaté – 09/09; Itirapina – 10/09; São Carlos – 24/09; Dourado – 02/10.

9 T RANSPORTE o transporte dos alunos é de responsabilidade das prefeituras, assim como a fiscalização das condições dos ônibus que vão transportar os estudantes. Cada cidade transportará o grupo formado pelos 30 (trinta) estudantes classificados e os 2 (dois) acompanhantes. Cada cidade deverá enviar junto com as redações: obrigatoriamente, o Termo de Responsabilidade de Transporte (anexo), devidamente preenchido e assinado. Lembrando que este termo não substitui a autorização de viagem dos pais; preferencialmente, o termo de responsabilidade/autorização dos pais dos alunos menores de idade (anexo), que é um documento imprescindível durante a organização da vinda do grupo, este documento, além de ser enviado junto com as redações, deverá ser trazido por um dos responsáveis pelo grupo no dia da visita, pois seu uso é obrigatório durante todo o percurso da viagem. um monitor da EPTV irá recepcionar o grupo na chegada à emissora, e ele ou substituto, acompanhará o grupo durante toda a visita à cidade, orientando o motorista em relação ao trajeto e estacionamento nos lugares previstos (roteiro de visita).

10 SELEÇÃO Semifinalistas A EPTV formará uma comissão de jornalistas e organizadores do projeto, para uma pré- classificação de todos os trabalhos recebidos na emissora. Cada cidade terá ao menos uma redação selecionada. Apenas as redações dos alunos desta triagem serão avaliadas pela comissão que escolhe os dez finalistas. A lista com os nomes dos semifinalistas estará disponível na Internet, no site – clicar em São Carlos – a partir de 10/09/2014. Finalistas Na segunda etapa, a EPTV formará uma nova comissão que fará a escolha dos dez melhores trabalhos da região. Esta comissão julgadora é formada por pessoas da área educacional e profissionais que, em sua área de atuação, se relacionam com o tema. Eles escolherão dentre os semifinalistas os dez vencedores. A divulgação com os nomes dos dez finalistas será realizada em nossos telejornais do dia 23/10/2014, também estará disponível no período da tarde, deste mesmo dia, em nosso site: – clicar em sua região. Os alunos finalistas farão uma reportagem na sua cidade com uma equipe da EPTV. Esse trabalho será agendado previamente por um jornalista da equipe de produção de reportagem. Os dez finalistas também permanecerão um dia em São Carlos para a comemoração e solenidade de entrega de prêmios, com direito a trazer um acompanhante, preferencialmente pai ou mãe, ou responsável maior de 21 anos.

11 PRÊMIOS A premiação fica estabelecida da seguinte forma: Do 1º ao 10º colocado: um televisor HD; Professores orientadores e diretor da escola do 1º colocado: assinatura anual da revista Terra da Gente; Escola do 1º colocado: um data show.

12 T AREFA Selecionar uma redação, que deverá ser redigida em formulário próprio, entre todos os alunos dos 9º anos e enviar à Diretoria de Ensino até o dia 30 de maio; Escolas de outros municípios devem enviar à Secretaria de Educação de sua cidade; Enviar junto à redação o Termo de Responsabilidade – Pais; Os formulários de redação e Termo de Responsabilidade – Pais estão disponíveis no site da EPTV – clicar em São Carlos, Formulário da Redação.www.eptvnaescola.com.br

13 O LIMPÍADA DE L ÍNGUA P ORTUGUESA

14

15 TABELA DE ANÁLISE – ARTIGO DE OPINIÃO

16 ARTIGO DE OPINIÃO Temas polêmicos que exigem uma posição por parte do receptor; O autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão; Fundamentado em impressões pessoais do autor do texto, e por isso, são fáceis de contestar.

17 MEIOS DE CIRCULAÇÃO Jornais Rádios Televisão Revistas Internet (sites, sites de relacionamento (Twiter, Facebook, Orkut))

18 NOS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS O autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.

19 COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELO SARESP COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto, de acordo com as determinações temáticas e situacionais da proposta de redação. COMPETÊNCIA II – Gênero – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero. COMPETÊNCIA III – Coesão / Coerência – Organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção. COMPETÊNCIA IV – Registro – Aplicar as convenções e normas do sistema da escrita. COMPETÊNCIA V – Proposição – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema (competência avaliada, apenas, no Ensino Médio).

20 O CONTEÚDO DO ARTIGO DE OPINIÃO – AS QUESTÕES POLÊMICAS Toda argumentação envolve uma questão polêmica.

21 DIFICULDADE DO ALUNO

22 O FICINA Escrita de um artigo de opinião: Grupo 1 – elaborar uma introdução; Grupo 2 – elaborar argumentos; Grupo 3 – elaborar contra-argumentos; Grupo 4 – elaborar conclusão com encaminhamentos possíveis para obtenção do tema; Grupo 5 – elabore possíveis problemas que surgirão na redação e dê encaminhamentos.


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO TÉCNICA Professores Coordenadores Ensino Fundamental Anos Finais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google