A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso internacional sobre avaliação de benefícios e impactos na produção de biocombustíveis. Rede de conhecimento sobre Biocombustíveis da Bacia do Prata.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso internacional sobre avaliação de benefícios e impactos na produção de biocombustíveis. Rede de conhecimento sobre Biocombustíveis da Bacia do Prata."— Transcrição da apresentação:

1 Curso internacional sobre avaliação de benefícios e impactos na produção de biocombustíveis. Rede de conhecimento sobre Biocombustíveis da Bacia do Prata Modulo 1: Avaliação Sistêmica dos Biocombustíveis usando Emergia Enrique Ortega Professor e pesquisador Laboratório de Engenharia Ecológica Faculdade de Engenharia de Alimentos Universidade Estadual de Campinas Campinas, SP, Brasil Março de 2010

2 Programação Aula 1: Introdução à análise emergética: (a)Princípios da análise ecossistêmica - energética, (b)Diferenças entre energia, exergia e emergia; (c)Método de diagramação de sistemas de produção e consumo; (d)Método de cálculo dos fluxos de emergia; (e)Indicadores emergéticos de desempenho de sistemas.

3 Aula 2: Estudo das tendências dos sistemas agrícolas: (a)Variação do perfil de uso de insumos e mão de obra; (b)Variação do perfil de produção e geração de impactos sócio-ambientais; (c)Variação do perfil dos indicadores de desempenho emergético; (d)O conceito de Eco-Unidade de produção e consumo.

4 Apresentação 3: Comparação das alternativas de produção de Biocombustíveis: (a)A alternativa da usina de etanol de grande escala ( ha); (b)A alternativa da usina de etanol de escala intermédia (4 000 ha); (c)A alternativa da usina de etanol pequena (160 ha).

5 (a)A visão sistêmica do funcionamento da Biosfera; (b)O problema das Mudanças Climáticas; (c)O problema de perda da resiliência da Biosfera; (d)As alternativas de produção de biocombustíveis e a Sustentabilidade de base quádrupla (social, ambiental, climática e econômica). Apresentação 4a: Cenários globais e regionais para a produção de biocombustíveis:

6 Apresentação 4b: Proposta para a abordagem de um estudo emergético: (a)Descrição do sistema a ser estudado; (b)Diagrama do sistema incluindo áreas de serviços ambientais e absorção de impactos; (c)Obtenção dos valores dos fluxos pela consulta a diversas fontes de informação; (d)Conversão dos fluxos comuns a fluxos de emergia solar; (e)Fontes de informação sobre valores de Transformidade; (f)Cálculos dos fluxos agregados de emergia; (g)Cálculo dos indicadores de desempenho emergético; (h)Diagnóstico do sistema usando os índices emergéticos.

7 Apresentação 5a: (Colaborador Thiago Roncon) A Biodiversidade e as Funções Ecossistêmicas (a)Descrição do processo de recuperação de uma floresta nativa em um terreno degradado (sem matéria orgânica nem fertilidade); (b)Explicação do diagrama do sistema; (c)Explicação sobre a recuperação de nichos biológicos nas etapas da sucessão climática e junto com eles o surgimento de condições estruturais diferentes cada vez mais ricas em biodiversidade que se traduzem em funções ambientais. (d)Variáveis a ser estudadas como indicadores da evolução do sistema e do retorno das funções ambientais.

8 Apresentação 5b: Prof. José Maria Gusman A Biodiversidade e os Agrocombustíveis (a)O conceito de Biodiversidade; (b)A importância da biodiversidade na agricultura; (c)A competição pelo uso do espaço agrícola entre: Reserva de mata nativa (área de prestação de serviços ambientais e absorção de impacto ambiental); Área de cultivos alimentícios; Área de silvicultura comercial; Área de cultivos para agroenergia. (d)Ameaças a biodiversidade; (e)Possíveis soluções.

9 [1] Materiais didáticos do acervo do Laboratório de Engenharia Ecológica: [2] Livros de H. T. Odum: [3] Teses de mestrado e doutorado sobre análise emergética de biocombustíveis: [4] Artigos publicados na literatura internacional (Ecological Modelling e outras revistas) Bibliografia:

10 Enrique Ortega-Rodríguez Profesor e Investigador, Facultad de Ingeniería de Alimentos Universidad Estatal de Campinas Laboratorio de Ingeniería Ecológica Página Web: Skype: ortega.unicamp DATOS PERSONALES Nacimiento: 18/10/1944, Ciudad de México. ESTUDIOS PROFISIONALES : Orientadorl Dr. Prof. H.T. Odum (Univ. de Florida) : PhD. Orientadora: Dra. Ángela Meireles, Unicamp : M.Sc. Orientador: Dr. Ricardo Sadir, Unicamp : Ingeniería Química. Univ. Nac. Autónoma de México. Curriculum Vitae

11 Actividades de investigación y enseñanza: Temas de investigación: - Ingeniería e Economía Ecológica, Operaciones Unitarias. Disciplinas de post-grado: - Evaluación Emergética de Proyectos Agro-industriales, - Modelamiento y simulación de los ecosistemas naturales y de los ecosistemas dominados por el hombre, - Programación en Java para estudiantes de ingeniería. Disciplinas formativas: - Operaciones unitárias de transferência de Momentum Disciplina de extensión: - Evaluación Emergética de Proyectos.

12 Publicaciones en la Internet: Traducción y adaptación de libros con aprobación del autor principal Dr. Howard T. Odum ( ), Universidad de Florida, EUA. Ecosystems and Public Policy Computer Mini-Models and Simulation Exercices for Science and Social Studies Engenharia Ecológica y Agricultura Sustentable (Org.) Introducción a la Ecología de Sistemas para Estudiantes de Ingeniería de Alimentos Anales del IV Workshop Advances in Energy Studies (Co-editor)

13 Participación en Proyectos: Diagnóstico del impacto Ambiental de la Agricultura en el Estado de São Paulo: Bases para la Sustentabilidad ( ). Proyecto SUPPORT (UE/ALFA Programme ) Diagnóstico emergético de la Sustentabilidad de Haciendas de creación de Bovinos en el Pantanal de Mato Grosso ( ) Evaluación emergética de la producción de combustible obtenido de residuos de biomasa en el Pantanal ( ) Análisis emergético de Brasil ( ) Diagnostico ambiental de la production de biocombustibles ( ). Propuestas: Análisis emergético y Huella Ecológica del Estado de São Paulo ( )

14 Trabajos recientes (disertaciones, tesis, publicaciones, colaboraciones): Análisis de Ciclo de Vida de Biodiesel de Soya, etanol de caña de azúcar y jugo de naranja concentrado. Uso SIG y Emergía para el diagnóstico de granjas, haciendas y cuencas hidrográficas Certificación de sistemas de producción agrícola usando Emergía. Evaluación de la Sustentabilidad de sistemas pecuarios en el Pantanal de Mato Grosso. Modelaje y simulación de una represa (Broa) y de un río (Mogi- Guaçu, São Paulo). Análisis de sistemas de producción integrada (energía, alimentos y servicios ambientales). Estudios sobre el valor de los Servicios Ambientales y de los Costos de las Externalidades Negativas. Software para cálculos emergéticos y simulación de sistemas.

15 Participación en eventos y sociedades: Revisor de artículos para publicación en revistas internacionales (Ecological Modelling, Ecological Economics). Miembro de la Sociedad Brasileña de Economía Ecológica (EcoEco) Miembro del consejo Consultivo de la Sociedad Internacional para el Progreso de la Ciencia Emergética (ISAER). Currículo Lattes: Currículo resumido FAPESP:


Carregar ppt "Curso internacional sobre avaliação de benefícios e impactos na produção de biocombustíveis. Rede de conhecimento sobre Biocombustíveis da Bacia do Prata."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google