A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO/ OFICINA PEDAGÓGICA EF-CII E EM SUPERVISORA SÍLVIA MARTINS RODRIGUES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO/ OFICINA PEDAGÓGICA EF-CII E EM SUPERVISORA SÍLVIA MARTINS RODRIGUES."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO/ OFICINA PEDAGÓGICA EF-CII E EM SUPERVISORA SÍLVIA MARTINS RODRIGUES

2 DECRETO Nº /2011 REORGANIZAÇÃO DA SEE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA: OFICINA PEDAGÓGICA – 10 PCOPs EQUIPE DE SUPERVISÃO – 19 Supervisores 47 ESCOLAS – Gestores e Professores

3 OFICINA PEDAGÓGICA: EF-CII EM QUADRO ATUAL – 10 PCOPs MATEMÁTICA – Robson LINGUA PORTUGUESA – Ana Luisa e Maria José FILOSOFIA – Rangel ARTE – Jucimara ED. FÍSICA – Cecília BIOLOGIA – Carlos FÍSICA – Piffer TECNOLOGIA – Reinaldo EDUCAÇÃO ESPECIAL – Marisa ESCOLA DA FAMÍLIA – Mara DEFASAGEM – 05 PCOPs INGLÊS MATEMÁTICA – Ana Paula HISTÓRIA GEOGRAFIA CIÊNCIAS

4 EQUIPE DE SUPERVISÃO: 19 supervisores ADRIANA – CI/ Ler e Escrever BETE SANCHES – Terceirização BETH ARAUJO – Ed. Especial CLAUDEMIR – SARESP/ Prevenção CRISTINA – Escolas Prioritárias ELIANA – Recuperação/ Avaliação em Processo ELIANE – Grupo de Referência FILOMENO – CEL/ Prevenção também se ensina JOÃO – Avaliação em Processo JOSI – Lugares de Aprender/ Grêmio LUCIANO – SPEC/Prêmio Gestão LUDMILA – Escola da Família LUIS – Acumulo de Cargo RENATA – Ler e Escrever RITA – Escolas prioritárias SILVIA – Grupo de Referência/SPEC SONIA – SARESP/EJA SUELI – EM Profissionalizante

5 GESTÃO DA SALA DE AULA Gerir : acompanhar/cuidar/atentar tudo o que influencia uma ação: pessoas, local, produtos, equipamentos.

6 QUEM? DIRIGENTESUPERVISORPCOP DIRETOR VICE - DIRETOR PCPROFESSOR

7 OBJETIVO FACILITAR MELHORAR ENRIQUECER A RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO

8 QUANTO MELHOR A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO... MAIOR SERÁ O APRENDIZADO DO ALUNO MAIOR SERÁ O SUCESSO PESSOAL DE CADA ALUNO MAIOR SERÁ O SUCESSO DA SOCIEDADE...

9 DESAFIO ARTICULAR HARMONIZAR DIRETORPCOPDIRIGENTESUPERVISORPCPROFESSOR

10 NÚCLEO PEDAGÓGICO Acompanhamento do currículo Formação continuada do Professor Coordenador Acompanhamento de projetos institucionais Formação continuada do Professor Otimização do espaço físico da Oficina Pedagógica Coleta e disseminação de boas práticas pedagógicas

11 ACOMPANHAMENTO DO CURRÍCULO ouvir professoralunocoordenador ANALISAR PLANO DE AULA DIÁRIO DE CLASSE CADERNO DO ALUNO

12 PCOP NA ESCOLA 1 PCOP – 47 escolas Março – 10 saídas – 20 escolas Abril Maio Junho Agosto Setembro Outubro Novembro 3 visitas por ano/ escola

13 ACOMPANHAMENTO POR ÁREA/ cada PCOP acompanha 2 componentes curriculares PORTUGUÊS INGLÊS ANA LUISA 16 escolas 1/mês MARIA JOSÉ 16 escolas 1/mêsPCOP DE INGLÊS 15 escola 1/mês

14 ACOMPANHAMENTO POR ÁREA/ cada PCOP acompanha 2 componentes curriculares HISTÓRIA FILOSOFIA RANGEL24 escolas 6 visitas/ escola/ano HISTÓRIA23 escolas

15 INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO – roteiros Análise do diário de classe/ plano de aula Entrevista com professor Entrevista com alunos Observação de aula Observação de cadernos do aluno MAIOR OBJETIVIDADE PARA DIAGNOSTICAR E PROPOR CORREÇÕES DE RUMO

16 INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS EFICAZES O que fazer para SANAR AS DIFICULDADES? Quem vai fazer o que? Quando? Quem vai acompanhar as orientações pedagógicas propostas pelos PCOPs?

17 FORMAÇÃO CONTINUADA DO PC CONSTANTE : 1 vez por mês CALENDÁRIO PREVIAMENTE ESTABELECIDO TEMAS PROPOSTOS: Legislação Permanência Relacionamento Humano Inclusão Material didático pedagógico DIRETORPCOPDIRIGENTESUPERVISORPC

18 COLETA E DISSEMINAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Na diretoria de ensino Na oficina pedagógica Em outras escolas Meios de comunicação Em eventos específicos como: Troca de experiências Festivais Exposições Feiras culturais etc

19 Formação continuada do professor Como não causar um impacto negativo na escola?

20 OTIMIZAÇÃO DA OFICINA PEDAGÓGICA Todo acervo de materiais e equipamentos pedagógicos existentes na Oficina deve estar guardado de forma organizada, acessível, disponível e atraente. Sua organização e utilização nas OTs deve servir como exemplo e estímulo para a organização e utilização nas escolas.

21 CRONOGRAMA DE TRABALHO DA OFICINA PEDAGÓGICA 2ª FEIRA3ª FEIRA4ª FEIRA5ª FEIRA6ª FEIRA AÇÕES DE ROTINA VISITA ÀS ESCOLAS ESTUDO COLETIVO VISITA ÀS ESCOLAS OT / PREPARAÇÃO PARA OT REUNIÃO COM O DIRIGENTE/ SUP. COORD. VISITAS ÀS ESCOLAS ESTUDO POR ÁREA AÇÕES DE ROTINA OT / PREPARAÇÃO PARA OT

22 SARESP / IDESP É UM INDICADOR DE RESULTADOS NÃO É AVALIAÇÃO DE QUALIDADE NÃO AVALIA SE UMA ESCOLA É BOA OU RUIM NÃO AVALIA SE UMA ESCOLA É MELHOR QUE A OUTRA

23 COLABORAÇÃO COMPETIÇÃO


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO/ OFICINA PEDAGÓGICA EF-CII E EM SUPERVISORA SÍLVIA MARTINS RODRIGUES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google