A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eliane Clara Pepino Função: Profª de Ensino Religioso Ciclo 1 e 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eliane Clara Pepino Função: Profª de Ensino Religioso Ciclo 1 e 2"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Municipal Prefeito Linneu do Amaral - EIE Nucleo Regional de Educação Cajuru (NRE-CJ)

2 Eliane Clara Pepino Função: Profª de Ensino Religioso Ciclo 1 e 2

3 Título: Líderes Espirituais
Produtividade religiosa através de reflexões quanto á vida e a Diversidade harmoniosa .

4 Objetivos: Conhecer alguns líderes espirituais contemporâneos ou não, através de sua produtividade religiosa, seja pelos textos sagrados, reflexivos, histórico de vida, contemplando as quatro matrizes religiosas.

5 Conteúdo: Tradições Religiosas e seus Líderes Espirituais abordando as quatro matrizes: Africana, Oriental, Ocidental e Indígena.

6 Critérios de Avaliação:
Apresentar conhecimento , sensibilidade quanto ás Diversas Tradições Religiosas e suas Lideranças Espirituais, através do desenho, escrita ou oralidade.

7 Encaminhamento Metodológico
PRIMEIRA AULA Relaxamento com música (mantra), realizando uma dinâmica participativa de todos, de uma história espontânea, com gestos das mãos. Uma borboleta, viaja pelo planeta, descobre lugares e suas Diversidades Culturais , todos os povos respeitam-se mutuamente , não importando a raça, cor, religião.

8 Nesse lugar pastores, monges budistas, hinduístas, pajés, mães de santos,todos harmonizam- se para a paz do planeta. Ela passa por montanhas na China, vê mares de todos os hemisférios, embala pelas ondas suaves ou fortes que arrebentam nas margens das praias. Mas de repente... Dentro dos mares,a revolução ecumênica acontece! Peixinhos de todas as cores, formas e tamanhos surgem, correndo para o encontro da VIDA e fazer a Terra inteira feliz.

9 No fundo refugiam-se os cansados, oprimidos, reclusos, que passam a ser incluídos, pois o ecumenismo chegou!E o sentimento de alteridade, de respeito á todos. Lá no fundo, há uma concha linda... que brilha intensamente !Abre e fecha dentro dela está a sua pérola. A minha é ROSA, DO AMOR INCONDICIONAL. E a sua qual é ?De que cor ela é , azul harmonia do céu? Do vermelho fogo, que traz energia, que está na rosa vermelha de gratidão ou no branco da paz que une os homens...Então pegue a sua perola, coloque dentro de suas mãos e vamos orar, rezar, fazer uma prece, enfim, um diálogo com Deus!!

10 Apresentação de textos sagrados, apreciando a leitura , percebendo a Diversidade Religiosa, através de uma oração indígena, uma do Islamismo e afro-brasileira lido pelos alunos espontaneamente. Convidar alunos a trazerem suas orações, ou escreverem o que acreditam, como são seus líderes, que livros são lidos, funções de seus líderes nos espaços sagrados.

11 No decorrer do ano propiciar o envolvimento de funcionários e professores da escola . Cada um receberá um círculo de papel com uma frase aleatória de um desses líderes, onde poderá expressar da forma que encontrar significado para si ,da leitura proposta . Estes círculos formaram uma grande Árvore de Natal chamada “Árvore Vozes da Alma” colocada em painel, juntamente com fotos dos mesmos .Assim para que a Comunidade Escolar interaja com o Ensino Religioso.

12 OBSERVAÇÃO No dia 10 de dezembro haverá Feira de Ciências ,os Multiplicadores de Líderes, estarão sendo expositores dos bonecos em E.V.A, representando algumas lideranças e todas atividades avaliativas do processo, bem como atividades do ano :cadernos ,cartazes, vídeos e fotos.

13 MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS
Cartazes com imagens de líderes espirituais nas matrizes indíginas, afro-descendentes ,cristãs e orientais. Coletânia de pensamentos e reflexões extraídas de pesquisas na Internet.

14 Multímia – uso de imagens , vídeos ilustrativos da produtividade inteletual e suas práticas religiosas nas quatro vertentes do eixo do ensino religioso. Bonecos E.V.A.

15 Bonecos E.V.A. participação comunidade, conhecimento, enriquecimento, trocas e parcerias.

16 Resultados : Os resultados tem sido satisfatórios, com envolvimento das turmas e professores ,podendo haver a execução de um futuro projeto para o próximo ano. Neste processo, houve conhecimento geral nos ciclos 1 e 2 ,sobre alguns líderes espirituais,

17 das 4 matrízes religiosas, com aspectos de suas tradições
das 4 matrízes religiosas, com aspectos de suas tradições.Pois, a possibilidade do uso da Multimídia, imagem x som e outros recursos, juntamente com o diálogo inter- religioso, foi possível perceber a produtividade de fé destes líderes,sensibilizando assim está primeira fase da escola Linneu.

18 Sugiro que os mesmos trabalhos possam ser compartilhados com a criação de um blog Educativo para estímulo de todos envolvidos até aqui, valorização do professor e manutenção do material didático construído neste processo ,no qual sinto – me honrada ,valorizada como profissional do magistério.

19 Referências Bibliográficas:
Material Pedagógico da Assintec. Diretrizes do Currículo de Ensino Religioso. Caderno Pedagógico Religioso- Secretaria de Estado da Educação Imagens, vídeos e mensagens da Internet. Coleção Líderes Espirituais

20 Coordenadora Pedagogica: Elizabeth Caras
Créditos: Coordenadora Pedagogica: Elizabeth Caras Orientador: Produção: Professora Eliane Clara Pepino Formatação : Matheus Ferreira Kreling Blog de Inclusão:


Carregar ppt "Eliane Clara Pepino Função: Profª de Ensino Religioso Ciclo 1 e 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google