A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A utilização de obras cinematográficas no Ensino de Sociologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A utilização de obras cinematográficas no Ensino de Sociologia."— Transcrição da apresentação:

1 A utilização de obras cinematográficas no Ensino de Sociologia

2 Um filme deve ser entendido também como texto e, como tal, é passível de leitura pelos alunos. Os filmes são dotados de linguagem própria e compreendê-los não significa apenas apreciar imagens e sons. É preciso que o professor proponha uma interpretação analítica e contextual (…). (DCE, 2009).

3 Utilizando o trecho - Ficha técnica; - Sinopse; - Outras informações que julgar apropriadas sobre o filme; - Descrever o momento do trecho na narrativa fílmica.

4 Bad Teacher

5 Ficha técnica: Bad Teacher 2011, EUA, 92 min., comédia. Direção: Jake Kasdan

6 Sinopse: Elizabeth Halsey, professora que sonha em encontrar um marido rico e deixar a função. Com intuito de atingir sua meta e ganhar dinheiro, ela começa a dar pequenos golpes envolvendo alunos e professores

7 Informações sobre o filme - Criticado no Brasil. - Sucesso de bilheteria nos EUA.

8 O trecho do filme: Neste trecho a professora se mostra uma usuária cativa do filme em sala de aula, no entanto, não há uma finalidade pedagógica definida para o uso da obra cinematográfica.

9 O Cárcere e a Rua

10 Ficha Técnica: O Cárcere e a Rua 2004, Brasil, 80 min., Documentário. Direção: Liliana Sulzbach.

11 O documentário narra a história de três mulheres detentas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. Sinopse:

12 Informações sobre o filme - Antes do início das filmagem foram entrevistadas centenas de presidiárias; - 2 anos de gravação;

13 O trecho do filme: Cláudia está prestes a sair da prisão, mas não se sente apta a enfrentar as ruas. Já em seu primeiro passeio, ela se perde várias vezes e fica muito impressionada com as mudanças radicais na paisagem urbana.

14 Bicho de Sete Cabeças

15 2000, Brasil. 80 min.. Drama. Direção: Laís Bodanzky Ficha Técnica

16 Sinopse: Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto, um adolescente que leva uma vida normal, até o dia que o pai, o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas a gota d'água que deflagra a tragédia da família.

17 Informações sobre o filme - O filme é baseado no livro autobiográfico Canto dos Malditos de Austragésilo Carrano Bueno. - A história do livro acontece nos anos 70.

18 Por conta de uma ação movida pela família de um psiquiatra, o livro foi proibido de ser vendido, e só foi autorizado a voltar às livrarias no ano de O autor era militante do movimento antimanicomial. Sobre o livro

19 Momento do trecho Esse trecho mostra o momento da internação de Neto e acontece logo no início do filme.

20 Batismo de Sangue

21 Batismo de Sangue, 2007, Brasil e França, 110 min.. Drama. Direção: Helvécio Ratton Ficha Técnica

22 Sinopse: O filme, inspirado na obra homônima do mineiro Frei Betto, é ambientado nos anos finais da década de Retrata a trajetória de jovens que se envolveram no combate a ditadura.

23 Informações sobre o filme - Trailler

24 Este trecho mostra a visita que Frei Tito faz ao Sítio em Ibiúna, local que sediará o Congresso da UNE. A sequência mostra o transporte dos estudantes até o local. Momento do trecho

25 Domésticas – o filme

26 Ficha Técnica: Domésticas - O Filme. 2001, Brasil, Drama. Direção: Nando Olival e Fernando Meirelles

27 Sinopse: Tematiza o trabalho doméstico, tendo como protagonistas cinco mulheres que trabalham em casas de famílias de classe média em São Paulo.

28 Informações sobre o filme - Primeiro longa de Fernando Meirelles; - Baseado numa peça de teatro; - Foram entrevistadas duzentas domésticas durante três anos; - Compilação de depoimentos.

29 Momento do trecho I Esse trecho mostra Raimunda falando sobre as coisas de pobre.

30 Momento do trecho II Nesta cena, Raimunda e seu noivo Gilvan conversam sobre casamento, ao mesmo tempo que Gilvan conversa com seu amigo, também, sobre casamento.

31 Cronicamente Inviável 2000, Brasil, 101 min. drama. Direção: Sérgio Bianchi Ficha Técnica:

32 Sinopse: O filme apresenta histórias episódicas que versam sobre a possibilidade de uma identidade nacional.

33 Informações sobre o filme - O diretor é de Ponta Grossa e iniciou seus estudos sobre o cinema em Curitiba. - O protagonista do filme é um sociólogo que viaja pelo Brasil. - Nome - Cronicamente Inviável ou Eu não Tenho Culpa.

34 Momento do trecho I: Neste momento, no Rio de Janeiro, o protagonista assiste a uma apresentação de um grupo de meninos e ouve o empresário orgulhoso de seu trabalho. Na sequência, ele faz uma crítica à situação.

35 Esta é a última cena do filme. Momento do trecho II:

36 Segunda-feira ao Sol

37 Segunda-feira Ao Sol (Los Lunes Al Sol) 2002, Espanha, França, Itália. 113 min.. Diretor: Fernando León de Aranoa Ficha técnica:

38 O filme mostra o drama das personagens Santa, José Soarez, Lino e Amador, ex- operários do estaleiro naval, Aurora. A perda de seus empregos gerada pelo fechamento da empresa, não reflete um desemprego temporário, mas sim, uma crise estrutural, na qual suas ocupações, irremediavelmente, foram anuladas. Sinopse:

39 - O filme é considerado marginal por estar fora do padrão comercial das grandes produções Hollywoodianas. - Indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro. Informações sobre o filme

40 Momento do trecho I: O trecho é a primeira cena do filme. No ferryboat, Santa, José e Lino começam a semana buscando dar um sentido à vida.

41 Essa cena acontece quando Santa faz bico de babá. A personagem lê para o menino o conto A Cigarra e a Formiga Momento do trecho:

42 Contato: Elisandra Angrewski


Carregar ppt "A utilização de obras cinematográficas no Ensino de Sociologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google