A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO NRE: Toledo COLÉGIO: Est. São José, Ens. Fund. e Med. AUTOR: Celito Francisco Zanon Rossato TEMA: O Sagrado da Água nas Tradições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO NRE: Toledo COLÉGIO: Est. São José, Ens. Fund. e Med. AUTOR: Celito Francisco Zanon Rossato TEMA: O Sagrado da Água nas Tradições."— Transcrição da apresentação:

1 JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO NRE: Toledo COLÉGIO: Est. São José, Ens. Fund. e Med. AUTOR: Celito Francisco Zanon Rossato TEMA: O Sagrado da Água nas Tradições Religiosas Turma: 7º ano

2 JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: Identificar o sagrado da água para as tradições religiosas e para o ser humano. Descrever e analisar os vários significados sagrados da água para as tradições religiosas.

3 DESENVOLVIMENTO/ METODOLÓGICO: Motivação – Música Planeta água, de Guilherme Arantes. Atividade: A letra desta música representa algum significado sagrado? Quais? Em que sentido a água é importante para o ser humano, segundo a letra desta música?

4 DESENVOLVIMENTO/ METODOLÓGICO: A água é um bem universal, que se destina a todos os seres vivos, imprescindível para a nossa vida e do planeta terra. A água na nossa vida cotidiana serve para que? Relatar no quadro o que o aluno sabe sobre a água. Exemplos: consumo humano, irrigação, energia, navegação, pesca, indústria, lazer, medicina, higiene,...

5 A água na dimensão dos valores e significados simbólicos, quais são? Exemplos: social, biológico, paisagem e turismo, política e poder, poesia e arte, saúde, ecologia, religioso... Desde a antiguidade a água sempre teve e tem um significado e uma simbologia muito variada entre os povos primitivos, manifestada nos mitos e ritos de origem de rios, do mundo, das coisas, dos oceanos e tantos outros.

6 No decorrer da história da humanidade a água sempre teve um simbolismo sagrado como foi registrado nos livros sagrados das diversas tradições religiosas antigas, como a Torá, o Alcorão e a Bíblia. O batismo de Jesus Cristo e outros tantos ritos e fatos históricos envolvendo o uso da água, bem como destaques atuais, como o do Rio Ganges, sagrado para os indianos e entre tantas outras tradições religiosas.

7 Neste sentido ela é uma substância considerada sagrada e venerada pela maioria das tradições religiosas no uso em rituais e cultos religiosos em quase todos os povos da terra. Na maioria das religiões utilizam a água como uma substância de purificação. O exemplo do batismo nas igrejas cristãs praticado com água que simboliza o nascimento de um novo ser, purificador dos pecados do ser humano.

8 No Xintoísmo, a água é usada em quase todos os rituais de seus seguidores. Para alguns místicos ou religiosos, os raios solares são transformados pelas nuvens (água) num belo espetáculo mágico o arco iris onde pode estar representado a Unidade do grande ensinamento em uma única cor.

9 O que dizem os livros sagrados sobre a água? BÍBLIA: APOCALIPSE,7,17: o Cordeiro... os conduzirá às fontes das águas da vida. JOÃO,4,4: Jesus: aquele que beber da água que eu lhe darei não terá mais sede... A água que eu lhe darei se tornará nele fonte de água a jorrar em vida eterna. JOÃO,4,13-14: A água se reveste de um sentido de eternidade. Aquele que beber dessa água viva participa antecipadamente da vida eterna.

10 ALCORÃO: CORÃO, (14,32;2,164): Deus! Foi Ele que criou o céu e a terra, e que fez descer do céu uma água graças à qual faz brotarem os frutos para a vossa subsistência. CORÃO, (2,25;88,12;etc): Designo a água-benta que cai do céu como um dos signos divinos. Os Jardins do Paraíso têm arroios de águas vivas e fontes. CORÃO, (86,6): O próprio homem foi criado de uma água que se difundiu.

11 UMBANDA: A água é sagrada porque tem o poder de absorver, acumular ou descarregar qualquer vibração, seja benéfica ou maléfica. As entidades que trabalham na linha das águas gostam de trabalhar nas mediações que tenham água tanto salgada como doce, como cachoeiras, rios, mares, riachos... Praticam o batismo por imersão ou não e banhos de purificação ou limpeza... Assim como em outras tradições religiosas a serem pesquisadas pelo professor e/ou pelos alunos.

12 TEXTOS ORAIS: O sagrado da água cultuado pelos indígenas é transmitido oralmente através de mitos ou lendas de geração em geração. Um destes mitos ou lendas é da Iara, para os índios americanos, e para os afros é Iemanjá, que é senhora, mãe e deusa das águas, doce ou salgada, podendo morar no mar, nos rios, nos lagos ou lagoas e nas cachoeiras.

13 No taoismo, a água é o símbolo da sabedoria porque não tem contestações é livre e desimpedida, corre segundo o declível do terreno. Ela tem a virtude de purificar e, por esse motivo, é considerada sagrada. Os orientais vêem a água como um sinal e um símbolo de benção. Para as tradições judaicas e cristã, a água simboliza a origem da criação e ação de impurezas enternas e externas.

14 ATIVIDADE EM GRUPO: Pesquisar, os modos de como a água representa um símbolo sagrado nas tradições religiosas. Cada grupo apresenta sua pesquisa na aula socializando as respostas. Confecção de cartazes para cada religião pesquisadas e montagem de um varal. Atividade avaliativa, elaborar uma pintura, poesia, texto, história em quadrinho...

15 BIBLIOGRAFIA: ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 5ª tiragem BELNIOK, Luzia Maria. Folhas publicadas: Água: um dom gratuito da natureza. Irati, PR. DCE – Diretrizes Curriculares do Ensino Religioso para a Educação Básica. Curitiba, BIANCA, Valmir et al – O Sagrado no ensino religioso – Cadernos pedagógicos para o ensino fundamental. - Curitiba: SEED – PR, YANSÃ, Yatemi Jurema de. O Elemento Sagrado. Disponível em: Acessado em 08 de julho de 2012.http://vodunabeyemanja.blogspot.com.br/2010/01/quando-os-olhos- se-perdem-na-imensidao.html


Carregar ppt "JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO NRE: Toledo COLÉGIO: Est. São José, Ens. Fund. e Med. AUTOR: Celito Francisco Zanon Rossato TEMA: O Sagrado da Água nas Tradições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google