A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Dados coletados: pesquisa com os professores e análise dos relatórios dos projetos enviados para o concurso “Professor Nota 10”

2 ANÁLISE DOS PROJETOS: REVISTA NOVA ESCOLA/2006
“A avaliação do aluno é sempre descrita como processual, mas dificilmente o professor explica o que quis avaliar e o porquê. Em geral reconhece a satisfação e desenvolvimento dos alunos e, principalmente no caso do Ensino Fundamental 1, isso parece ser o suficiente e até mesmo o desejado. Raramente um trabalho apresentou a avaliação das aprendizagens dos alunos no desenvolvimento do projeto”.

3 ANÁLISE DOS PROJETOS: REVISTA NOVA ESCOLA/2006
“A avaliação é um ponto muito fraco, as considerações feitas são muito genéricas, tipo: avaliação democrática ou processual”. “Na maioria dos trabalhos apresentados, não há uma proposta de avaliação nem referências ao seu planejamento. O discurso reporta à avaliação permanente e em processo, realizada ao longo de todo o trabalho, mas não revela critérios, indicadores, instrumentos e resultados”.

4 ANÁLISE DOS PROJETOS: REVISTA NOVA ESCOLA/2006
“A avaliação é o ponto mais problemático. Nesse campo, aparece apenas a descrição de uma concepção de avaliação (dizem o que é avaliar), explicam como a avaliação deveria se dar, mas não descrevem, concretamente, os avanços e as aprendizagens dos alunos, propiciados pelo projeto”. “Os trabalhos não forneciam dados suficientes no quesito avaliação. A esmagadora maioria deles fazia, invariavelmente, uma introdução versando sobre sua própria concepção de avaliação, o que – via de regra – era sempre a mais recente concepção de avaliação que circula nos ‘meios acadêmicos’, tais como: ‘os alunos se envolveram bastante’; ‘eles melhoraram suas atitudes’; ‘eles aprenderam bastante’ – sem dizer o quê, nem como”.

5 Entrevista com os professores: o que afirmam sobre a avaliação
[...] A gente procura ver que a avaliação não é quantitativa, é mais ampla. Tem que ver o todo do aluno. (Professora B). Tudo que o aluno faz, como faz, como age na disciplina é avaliado. Eu acho que não deveria haver a prova, avaliação formal. Para a criança essa pesa. De 1ª a 4ª série a avaliação deveria ser uma atividade como se fosse prova, sem esse nome,mas sem nota. Mostro o erro, retorno com ele (Professora A).

6 Entrevista com os professores: o que afirmam sobre a avaliação
Avaliação é um “feedback”, para você retomar o ponto que está falho, para suprir, porque seu objetivo é a aprendizagem, então se você falhou nesse caminho, você vai avaliando. É para retomar naquela falha, para você ensinar o que não foi aprendido

7 Entrevista com professores: como o aluno demonstra que aprendeu o conteúdo?
“Quando houve uma mudança de comportamento perante aquele assunto”; “É engraçado, porque muitas vezes a gente vai lendo, falando, conversando e a gente vê no rostinho dele que ele tem dúvidas [...] Acho que o aluno que entendeu questiona mais, quando o aluno está inteirado do assunto. Aqueles que ficam com dúvida ficam mais quietos, mais ressabiados”.

8 Entrevista com professores: como o aluno demonstra que aprendeu o conteúdo?
“Pelo interesse, pela participação, porque quando a gente olha, vai aprendendo a conhecer. Olhando para a criança você sabe até onde ela vai, até o limite que ela aprende; mas você consegue perceber é pela participação”. “Quando ele volta com a participação do conteúdo”. “Mais conversando, na observação, que você percebe que ele está aprendendo ou não”.

9 Entrevista com professores: como o aluno demonstra que aprendeu o conteúdo?
[...] ele assume para a vida dele. Conversa, expõe e coloca na vida dele o que foi explicado”. [...] Quando ele é capaz de formar um conceito sobre aquele assunto, elaborar e trazer para a vida dele aquele conteúdo trabalhado”.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google