A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV."— Transcrição da apresentação:

1 Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV

2 CONTEÚDO Textos Sagrados. Textos Sagrados.

3 OBJETIVO: Conhecer alguns textos sagrados, identificando-os como diferentes formas de registro dos ensinamentos das tradições religiosas: Conhecer alguns textos sagrados, identificando-os como diferentes formas de registro dos ensinamentos das tradições religiosas: - islamismo, - cristianismo, - africanas e - Indígenas.

4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Identifica o pertencimento religioso dos seguintes livros sagrados das tradições religiosas: Identifica o pertencimento religioso dos seguintes livros sagrados das tradições religiosas: - Islamismo; - Cristianismo; - Afro-brasileiras; - Indígenas.

5 Textos Sagrados ( A aula é transmitida para todas as salas simultaneamente pelo sistema de som da escola). ( A aula é transmitida para todas as salas simultaneamente pelo sistema de som da escola). Crianças, alguns de vocês frequentam um templo religioso, ou seja, cada um tem uma orientação religiosa ensinada pelos pais, ou outras pessoas do nosso convívio, certo? Com certeza, em algumas celebrações religiosas você ouve a leitura de textos feitas por seus guias espirituais (padre, pastor, reverendo, rabino, mãe de santo, entre outros). Crianças, alguns de vocês frequentam um templo religioso, ou seja, cada um tem uma orientação religiosa ensinada pelos pais, ou outras pessoas do nosso convívio, certo? Com certeza, em algumas celebrações religiosas você ouve a leitura de textos feitas por seus guias espirituais (padre, pastor, reverendo, rabino, mãe de santo, entre outros).

6 Faz orações que aprendeu desde muito pequeno e canta belas músicas. Tudo isso, a leitura de um texto religioso, a oração e a música são considerados textos sagrados. E o que são textos sagrados? Entre os textos sagrados mais conhecidos aqui no Ocidente estão as diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico e o Torá, judaico. Os textos sagrados das tradições religiosas Afro-brasileiras e Indígenas são passadas aos seus seguidores por meio oral.

7 Os textos sagrados são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus, ou seja, as pessoas que os escreveram receberam inspiração divina. Eles surgiram como orientação às pessoas a respeito de sua fé. Revela a vontade, a mensagem, o plano de Deus para aqueles que acreditam. Mas uma coisa precisa ficar bem claro para todos nós, é que esses textos não foram escritos para provocar discórdia, guerras, injustiças e o distanciamento entre as pessoas. Todos, na sua essência ensinam o amor e o respeito ao próximo. Veja:

8 Tudo aquilo, portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles. (Jesus- Mat. 7,12) Cristianismo. Nenhum de vós sois um crente até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos. (Maomé) Islamismo. Não firais os outros com o que vos fere. (Buda) Budismo. O que é odioso a vós, não façais aos outros. (Hillel, mestre judeu) Judaismo.

9 Agora, nós assistiremos alguns vídeos. O primeiro é uma oração islâmica. (Crianças, quero pedir a todos vocês que assistam ao vídeo com muito respeito. A oração que vocês verão a seguir, não é frequentemente ouvida por nós, por ser de outra origem cultural e religiosa, mas que precisa ser acolhida com o mesmo respeito que vocês querem para suas crenças e rituais religiosos). Esse vídeo mostra o primeiro capítulo do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, denominado A Sura Al – Fatiha A Abertura. Seus sete versos são uma oração por orientação divina e um louvor ao senhorio e a misericórdia de Deus. (Professores, há uma legenda no vídeo traduzindo a oração, leia para seus alunos. Vídeo com duração de 1`09``) Filme 1: Surah Al Fatiha ( A Abertura).wmv

10 O próximo vídeo é a história do Filho Pródigo, um texto sagrado do cristianismo encontrado no Novo Testamento. Como todo texto sagrado ele nos passa um mensagem divina, em ensinamento que vai ao encontro do que ensina o cristianismo. Filme 2: Bblia para Crianas O filho prdigo.wmv

11 O próximo vídeo nos mostra um mito indígena. A religiosidade desse povo sempre esteve ligada a natureza. Assim, os povos indígenas, explicavam acontecimentos do seu dia-a-dia através de fenômenos naturais, cultuavam a natureza, os animais, a lua, o sol, as estrelas, etc. (duração de 2 min) Filme 3: LENDAS INDGENAS.wmv O próximo vídeo conta a história de um mito afro- brasileiro. Um Orixá, divindade ou semideus, cultuado nos terreiros de Umbanda ou Candomblé. (duração de 4 min) Filme 4: Mitos Afro Brasileiros Justia Seja Feita.wmv

12 ATIVIDADES CICLO I Quebra-cabeça CICLO II Caça-palavras

13

14 MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS Sistema de som da escola; Televisão;DVD; Folhas de sulfite; Lápis de cor; Tesoura;

15 RESULTADOS Reconhece igualdades e diferenças entre textos sagrados das matrizes religiosas: cristianismo, islamismo, indígena e afro-brasileira, demonstrando isso através da valorização e do respeito às tradições religiosas apresentadas. Reconhece igualdades e diferenças entre textos sagrados das matrizes religiosas: cristianismo, islamismo, indígena e afro-brasileira, demonstrando isso através da valorização e do respeito às tradições religiosas apresentadas.

16 REFERÊNCIAS -CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico – Ensino Religioso. Curitiba, CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico – Ensino Religioso. Curitiba, CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico – Critérios de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Curitiba, CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação. Caderno Pedagógico – Critérios de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Curitiba, Vídeos: Vídeos: Islamismo: último acesso em 19/08/2012 Islamismo: último acesso em 19/08/2012http://www.youtube.com/watch?v=MGjujKPX-cQ Indígena: último acesso em 19/08/2012 Indígena: último acesso em 19/08/2012 Cristianismo: último acesso em 19/08/2012 Cristianismo: último acesso em 19/08/2012 Afro-brasileiras: último acesso em 19/08/2012 Afro-brasileiras: último acesso em 19/08/2012


Carregar ppt "Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google