A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profº Angelo Polizzi Filho, M.Sc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profº Angelo Polizzi Filho, M.Sc."— Transcrição da apresentação:

1

2 Profº Angelo Polizzi Filho, M.Sc.
Gestão de Pessoas (Turma GEPA08) Profº Angelo Polizzi Filho, M.Sc.

3 Apresentação da disciplina
Objetivos das organizações: (visão capitalista) CRESCER; e LUCRAR Preferencialmente de forma: ÉTICA e SUSTENTÁVEL

4 Alinhamento de conceitos
(revisão) Estratégia e Organizações.

5 Estratégia (conceito) Difícil se obter uma definição, então para nivelar nosso conhecimento, didaticamente será a: “formulação da missão e dos objetivos da organização, bem como de políticas e planos de ação para alcançá-los, considerando os impactos das forças do ambiente e a competição” (ALBUQUERQUE, 2002, P. 38)

6 Organizações Era da Informação (conceito)
Conjunto integrado e coeso de competências sistematicamente atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes o façam (imitabilidade).

7 Organizações (conceito)
Maior ênfase no trabalho em equipes e em projetos multifuncionais. Intensificação dos canais de comunicação laterais. Conhecimento: fator-chave na geração de valor. Maior autonomia e responsabilidade. Conexões: redes intra e inter-organizacionais.

8 Quem ainda não leu, leia: A Arte da Guerra de Sun Tzu
Estratégia (história) Quem ainda não leu, leia: A Arte da Guerra de Sun Tzu (escrito a 25 séculos atrás !)

9 Estratégia (história – cont.)
Um dos primeiros usos do termo estratégia deve-se ao estrategista chinês Sun Tzu, e foi feito há aproximadamente anos. Em seu livro “A Arte da Guerra”, Sun Tzu afirmava que: “todos os homens poderiam ver as táticas pelas quais obtinha suas vitórias, mas não conseguiriam ver as estratégias a partir das quais as grandes vitórias eram obtidas”.

10 Alinhamento Estratégico
(conceito) O termo do ponto de vista estratégico e sistêmico, refere-se à complexidade e interdependência dos seus sistemas abertos, cujos elementos formais (tecnologia, estratégia e estrutura) e informais (pessoas, líderes, missão, objetivos e valores), necessitam estar alinhados (ajustados ou _____________), para que se dê a implementação eficaz das suas estratégias. Beer e Eisenstat (1996, p. 598)

11 Estratégia (história – cont.)
Sun Tzu fala em seu livro que para ter sucesso na guerra, a pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. A falta deste conhecimento, ou seja, de informações, pode resultar na derrota. • coleta de informações; • discernimento de testes padrão e o significado dos dados (gerando informação); • respondendo à informação resultante.

12 Objetivo da AERH (revisão)
CONCILIAR Planejamento estratégico Plano de vida e carreira versus Organizações Pessoas

13 OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Atrair, desenvolver e manter (reter) profissionais qualificados (talentos) Garantir o comprometimento organizacional e a satisfação no trabalho dos recursos humanos. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho (bem-estar no trabalho). Administrar as mudanças.

14 ESTRATÉGIAS DA GESTAO DE rh
Quem deve trabalhar na organização:  Recrutamento de Pessoas  Seleção de Pessoas AGREGAR PESSOAS O que as pessoas deverão fazer:  Desenho de Cargo  Avaliação de Desempenho APLICAR PESSOAS PROCESSOS DE GRH Como manter as pessoas:  Clima e Cultura  Benefícios e Serviços MANTER (RETER) PESSOAS (TALENTOS) Como desenvolver as pessoas:  Treinamento e Desenvolvimento  Programas de Mudanças DESENVOLVER PESSOAS

15 O DESAFIO PARA AS ORGANIZAÇÕES
AS EMPRESAS COMPETEM COM BASE NA SUA CAPACIDADE DE GERAR CONTINUAMENTE INOVAÇÕES E, COM ISTO, CRIAR VALOR PARA CLIENTES, INVESTIDORES, COMUNIDADE, FORNECEDORES, ACIONISTAS, ETC. PARA SER EFICIENTE E OBTER SUCESSO, A ORGANIZAÇÃO TEM QUE SER CAPAZ DE PREVER MUDANÇAS AMBIENTAIS E INOVAR UMA NOVA: tecnologia produto ou serviço processo estratégia de marketing forma de servir ao cliente prática de gestão

16 A FUNÇÃO ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS
Alavancar o capital humano das organizações, a fim de criar, manter e desenvolver valor no seu contingente de RH e atender aos objetivos da organização. Conciliar as diretrizes estratégicas da organização com as decisões e ações relativas ao bem-estar no trabalho dos RH. Atuar efetivamente nos processos de mudança organizacional buscando produtividade compatível com seu segmento de mercado.

17 A FUNÇÃO ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS
Disseminar as diretrizes, políticas, informações e conhecimento em todos os níveis da organização. Ajustar os seus processos no sentido de auxiliar na realização dos objetivos organizacionais e individuais, buscando propiciar aos funcionários motivação, comprometimento e satisfação profissional.

18 ADMINISTRAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RH
Ajuste das estratégias de RH à estratégia empresarial como um todo; Parceria estratégica; Desenvolvimento de um diagnóstico organizacional; Transformação das estratégias empresariais em ações prioritárias em RH.

19 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS
Deve necessariamente analisar e considerar o: Contexto organizacional (valores, metas e missão); Futuro da organização; Resultados pretendidos pelas estratégias .

20 ADMINISTRAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DA EMPRESA
Concepção e desenvolvimento de processos eficientes para: contratar, treinar e avaliar, premiar e promover, gerir o fluxo de funcionários na organização Busca pela eficiência e eficácia administrativa. Melhoria contínua dos processos.

21 ADMINISTRAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
Incentivar o envolvimento, comprometimento e competência dos RH; Defender os RH dedicando tempo e presença pessoal a eles; Promover e desenvolver ações que busquem nos RH a contribuição esperada pela empresa.

22 ADMINISTRAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO E DA MUDANÇA
Identificar possibilidades de mudança, desenvolver e implementá-las; Auxiliar a organização a quebrar paradigmas; Ser o agente de mudança ao: identificar, estruturar e solucionar problemas; construir relações de confiança; e criar e executar planos de ação exequíveis.

23 PARADOXOS INERENTES AOS MÚLTIPLOS PAPÉIS DE RH
Parceiro Estratégico X Defensor dos Recursos Hu,anos Agentes da Mudança Especialistas Administrativos

24 O RH COMO PARCEIRO EMPRESARIAL
Atuar de forma eficiente e eficaz em todos os papéis da gestão de pessoas para ser: Player Estratégico; Especialista em processos administrativos; Interlocutor dos Funcionários; e Agente da Mudança.

25 CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DE PESSOAS
☞ CONTINGENCIAL E SITUACIONAL ☞ RESPONSABILIDADE DE LINHA E STAFF ☞ SISTÊMICA

26 O CARÁTER CONTIGENCIAL E SITUACIONAL
Não existe um único Modelo ou o Melhor Modelo de Gestão de Pessoas, aplicável a toda ou qualquer organização O Desenho da Gestão de Pessoas é elaborado de acordo com o perfil de cada organização em particular, pois depende de aspectos como: Negócio da Organização Capacidade Financeira Processos Internos Contexto Ambiental Estrutura Organizacional Tecnologia Utilizada Cultura Organizacional

27 RESPONSABILIDADE DE LINHA E COMO STAFF
☛ A Gestão de Pessoas é responsabilidade de todos os gerentes da organização ☛ A área de RH tem como objetivo e responsabilidade dar apoio (staff) aos gerentes e à organização

28 RESUMINDO ORGANIZAÇÃO AMBIENTE DE TRABALHO GRUPO DE TRABALHO
ADMINISTRAÇÃO __________ GERENTES/LIDERANÇA TRABALHO REMUNERAÇÃO PESSOAS CONFLITO RELAÇÕES DE PODER MOTIVAÇÃO CLIMA ORGANIZACIONAL LIDERANÇA COMUNICAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL

29 RESUMINDO ORGANIZAÇÃO AMBIENTE DE TRABALHO GRUPO DE TRABALHO
ADMINISTRAÇÃO CONCILIAR GERENTES/LIDERANÇA TRABALHO REMUNERAÇÃO PESSOAS CONFLITO RELAÇÕES DE PODER MOTIVAÇÃO CLIMA ORGANIZACIONAL LIDERANÇA COMUNICAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL


Carregar ppt "Profº Angelo Polizzi Filho, M.Sc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google