A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia do Desenvolvimento (desenvolvimento mental e crescimento orgânico) Estuda o desenvolvimento do ser humano Físico-motor Intelectual Afetivo-emocional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia do Desenvolvimento (desenvolvimento mental e crescimento orgânico) Estuda o desenvolvimento do ser humano Físico-motor Intelectual Afetivo-emocional."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do Desenvolvimento (desenvolvimento mental e crescimento orgânico) Estuda o desenvolvimento do ser humano Físico-motor Intelectual Afetivo-emocional Social Tradicionalmente o estudo do desenvolvimento humano focou o estudo da criança e do adolescente

2 Psicologia e História Todo e qualquer conhecimento passa por um estudo realizado por outro pesquisador, que num tempo anterior fez a mesma indagação. No século XIX, destaca-se o papel da Ciência, e seu avanço torna-se necessário. Em meados do século XIX, a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia.

3 Psicologia da Aprendizagem Aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas. (Thordike, , Psicólogo americano, formulador da 1ª teoria de aprendizagem na Psicologia). Processo a ser investigado. É a conexão entre o estímulo e a resposta. Aprendizagem é um processo que se dá no decorrer da vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade (Teoria de Ausubel( ).

4 Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Sigmund Freud (1856 – 1939) Comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interação de energias. Jean Piaget (1896 – 1980) Biólogo Filósofo Psicólogo Assimilação e acomodação Capta as grandes tendências do pensamento da criança Encara as crianças como sujeitos ativos da sua aprendizagem

5 Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Lev Vygotsky ( 1896 – 1934) Teoria sócio-cultural do desenvolvimento cognitivo (raízes no Marxismo) Mediação Pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais. Descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose.

6 Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Henry Wallon ( ) Psicólogo francês 1ª guerra ( ) 2ª guerra (1939 – 1945) O materialismo dialético era um método de análise referencial epistemológico. Acredita que o processo de construção do conhecimento passa por conflitos, momentos de crises e rupturas.

7 Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carl Ranson Rogers ( 1902 – 1987) Nasceu em Chicago (EUA) Aproximou-se de Paulo Freire Pedagogia do Oprimido. Obras: A pessoa como centro. Um jeito de ser. Tornar-se pessoa. Psicologia Humanista – concebe o ser humano como fundamentalmente bom e curioso. Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1987 Rogers X Skinner

8 Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem David Paul Ausubel ( ) Médico psiquiatra Aprendizagem verbal significativa – o aluno é o responsável pelo seu próprio aprendizado. Nova informação é acoplada a uma estrutura cognitiva particular e específica, prévia, conhecida como subsunçor. Para que a aprendizagem significativa ocorra, o autor assinala duas condições essenciais : 1) disposição do aluno para aprender; 2) O material didático desenvolvido, que deve ser, sobretudo, significativo para o aluno.


Carregar ppt "Psicologia do Desenvolvimento (desenvolvimento mental e crescimento orgânico) Estuda o desenvolvimento do ser humano Físico-motor Intelectual Afetivo-emocional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google