A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
Apresentação da Disciplina Prof. Dr. Benedito Cabral, Ph.D., P.D., C.

2 Do que consiste FINANÇAS CORPORATIVAS?
Consiste de TUDO o que tenha implicações financeiras junto à empresa ou organização: - Estrutura de Capital; - Investimento de Capital; - Busca de Financiamentos; - Retorno de Investimentos para Acionistas; - etc.

3 Quais conhecimentos se deve ter?
Matemática Financeira; Estatística; Economia; Administração de Empresas; Governança Corporativa; Pesquisa Operacional (Simulações); TI – Tecnologia da Informação; e ...

4 EMENTA DA DISCIPLINA Principais tópicos que compõem o elenco de conceitos, definições e técnicas quantitativas e qualitativas voltadas para as Finanças Corporativas e a Tomada de Decisões relativas aos métodos e procedimentos nela existentes.

5 OBJETIVOS Proporcionar visão abrangente e sistêmica das Finanças Corporativas; Transmitir os fundamentos de Finanças para a Tomada de Decisões Empresariais; Oferecer um Quadro Referencial Básico para os estudos envolvidos (apostila); e Promover trocas de experiências por meio de estudos de casos.

6 CONTEÚDO Visão Panorâmica de Finanças Corporativas. Introdução à Análise de Risco. Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Próprio e de Terceiros. Curto e Longo Prazos. Custo de Capital. Risco e Retorno. O Beta e o Modelo CAPM. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. Endividamento e Benefício Fiscal. Estrutura de Capital. Ações e Dividendos. Avaliação de Ações. Teorias sobre Políticas de Dividendos. Critérios para Classificação de Projetos. Taxa Média de Retorno Contábil. Payback Simples e Descontado, TIR, VPL e Índice de Lucratividade. Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento. Administração de Estoques.

7 METODOLOGIA Aulas Expositivas; Estudos de Casos;
Trabalhos em Grupos; e Debates.

8 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO 10% Frequência; 20% Participação Individual;
30% Prova Dissertativa; 20% Trabalho Individual Final; e 20% Análise de dois TIs de Colegas da Turma.

9 BIBLIOGRAFIA Vide apostila do curso.

10 MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR
Economista, Advogado, Sociólogo, M.Sc. em Econometria, D.Sc. em Planejamento de Pesquisa – Ciências Sociais Aplicadas, Ph.D. em Administração de Empresas, Pós-Doutor em Cultura Organizacional, Pós-Doutor em Relações Internacionais, MBA na Área da Gestão de Pessoas, Certificação Internacional de Couching (Sistema CIS), Consultor Empresarial e Professor de Pós-Graduação. Atuação como Consultor da FNS sob contrato com a ONU – Organização das Nações Unidas, trabalho em transnacional norte-americana por mais de 25 anos nas áreas de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional e Desenvolvimento Gerencial. Autor de vários livros e artigos gerenciais e direito econômico. Tem como lazer o karatê, tênis, xadrez e caminhadas. É Mestre Reiki, tem formação em Psicanálise e atua como Astrônomo Amador.


Carregar ppt "VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google