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Fundamentos de Marketing UMC Pós Graduação Jan 2013.

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Marketing UMC Pós Graduação Jan 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Marketing UMC Pós Graduação Jan 2013

2 Apresentação Antonio Salgado Peres Neto Administrador (FEA/UFRJ e Université de Lausanne, Suiça) Especialista em Marketing (FGV) Sócio Diretor da ASPN Soluções Vice-Presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional de jan/2000 a jan/2012 Diretor de Divisão do SINDIPROM, Sindicato da Empresas de Promoções, Feira, Congressos...

3 O Módulo Primeira Parte – O que é Marketing? Definição Escopo de Marketing Quem faz o Marketing? O novo executivo de Marketing As novas realidades do Marketing Conceitos Centrais de Marketing Tipos de Demanda Os 4 P`s do Marketing Tarefas da Administração de Marketing

4 O Módulo Segunda Parte – Informação em Marketing SIM Componentes do Sistema de Informações Avaliação de Necessidades de Informação Análise Consumidor Comportamento Processo de decisão de compra Pesquisa Sistema Processo Avaliação

5 O Módulo Terceira Parte – Planejamento de Marketing Orientação da Empresa Marketing e Valor para o Cliente Planejamento Corporativo Planejamento Estratégico da BU Análise SWOT

6 O Módulo Quarta Parte – Elaborando a Estratégia de Marketing Segmentando o mercado Orientando a estratégia Definindo Produto Preço Praça (distribuição) Promoção (comunicação) O Plano de Marketing Quinta Parte – Discutindo Cases

7 AVALIAÇÃO Montagem e apresentação de um case Em GRUPO

8 O Que é Marketing?

9 Definição É um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos de valor entre si. Philip Kotler e Kevin Keller

10 Definição É a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo. AMA – American Marketing Association

11 Definição É suprir necessidades gerando lucro. Philip Kotler e Kevin Keller Proporcionar um padrão de vida melhor. Um profissional da área, conforme citado por Philip Kotler e Kevin Keller

12 Definição O objetivo do Marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. É conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho. De maneira ideal, o Marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária, então, seria tornar o produto disponível. Peter Drucker – Management: Tasks, Responsabilities, Practices

13 Definição O Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos destinados a criar, comunicar e entregar valor para os clientes e administrar as relações com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders. Philip Kotler e Kevin Keller

14 Definição A orientação ao cliente está no centro do conceito de marketing. John E. G. Bateson

15 MARKETING E SEXO Busca de satisfação Motivo de união Abordagem imediatista X longo prazo Potencializadoras de relacionamento

16 MARKETING E SEXO Motivam e estimulam Provocam envolvimento Exigem participação ativa São causa e/ou efeito de compromisso

17 MARKETING E SEXO Estimulam aprofundamento Buscam a melhoria contínua Necessitam preparação para alcançar resultados A falta da inovação gera oportunidades para a concorrência

18 CONCLUSÃO Atuar bem é OBRIGAÇÃO

19 Escopo do Marketing Bens Serviços Eventos Experiências Pessoas Lugares Propriedades Organizações Informações Idéias Gestão da troca de diferentes tipos de produtos:

20 Quem faz o Marketing? Profissionais de Marketing e Clientes Potencias Profissional de Marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação etc.) de outra parte, denominada Cliente Potencial ( prospect ). Busca influenciar o nível, a oportunidade e a composição da demanda para atender aos objetivos da organização. Philip Kotler e Kevin Keller

21 O Novo Executivo de Marketing Características de um profissional de Marketing Ouvir e falar somente o necessário Definir e priorizar objetivos Ampliar horizontes e buscar novas experiências que lhe permitam evoluir Planejar, organizar e delegar (princípio de empowerment ) Identificar as necessidades, desejos e expectativas dos consumidores buscando atendê-los Ter autoconfiança e autocontrole Trabalhar em equipe (princípio de team work ) Estar sempre atento as mudanças (princípio de flexibilidade) Ser criativo e buscar acordos alternativos (ganha versus ganha)

22 Quem faz o Marketing? O Marketing é importante de mais para ser deixado a cargo apenas do Departamento de Marketing. David Packard Vencerão a Revolução de Valor as empresas em que todo funcionário, independente da natureza de sua função, entender que está praticando marketing. Robert B. Tucker


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