A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2 Docente: Edson Alencar Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2 Docente: Edson Alencar Silva."— Transcrição da apresentação:

1 ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2 Docente: Edson Alencar Silva

2 Aprendizagem e seus desafios A aprendizagem é o processo pelo qual os seres humanos adquirem ou modificam o seu comportamento com base na experiência vivida. Entram aqui fatores neurológicos, sociais, afetivos e ambientais; Ela é o resultado da relação entre estruturas mentais e o ambiente em que o indivíduo está inserido.

3 Aprendizagem e seus desafios As atuais abordagens sobre o assunto apontam que o professor deve atuar como coparticipante, motivando e gerando meios para que o indivíduo por si só construa modos de entendimento e apreensão do objetos e problemas apresentados;

4 Aprendizagem e seus desafios Nessa relação os principais objetivos a serem desenvolvidos são: - Domínio cognitivo; - Domínio psicomotor; - Domínio afetivo.

5 Aprendizagem e seus desafios O não desenvolvimento de algum domínio ou parte deles compromete, dessa forma, a aprendizagem. Como é um fenômeno multifacetado o estudo desses déficits ganha grande foco várias áreas do conhecimento, devido a sua complexidade, tornando o problema como o grande desafio a ser vencido.

6 Atividade 1 Na sua opinião, o que caracteriza essencialmente a aprendizagem humana?

7 Dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem De acordo com Fonseca (apud. DÍAZ, 2011), há uma variedade desorganizada de conceitos, critérios, teorias, modelos e hipóteses no campo das alterações da aprendizagem;

8 Dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem Em um sentido geral, Días aponta que há uma confusão sobre as alterações da aprendizagem e, sendo assim, há a necessidade de desambiguação dos termos; O perigo que reside na utilização sem critérios está em não se poder fazer uma observação mais acurada.

9 Dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem Fonseca (apud. DÍAS, 2011, p. 249) aponta que essa confusão se dá porque não há um consenso sobre as dificuldades de aprendizagem, devido ao fato de que elas têm emergido mais de pressões e necessidades sociais e políticas do que de pesquisas científicas.

10 Dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem Podemos considerar que existem dois grupos de alterações no processo de aprender: - Dificuldades pedagógicas; - Dificuldades causadas por disfunção neuropsicológicas.

11 Dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem Além do cuidado com a desambiguação dos termos é preciso também se atentar para as observações apressadas, pois nem sempre que o cérebro funciona mal é por culpa de uma falha cerebral (DÍAS, 2011, p. 253).

12 Atividade 2 A partir da comparação das respostas da questão anterior, procurem responder quais seriam os perigos de um diagnóstico psicopedagógico equivocado?

13 Dificuldades de aprendizagem A dificuldade de aprendizagem se configura como um déficit aproveitamento acadêmico, sendo, pois, entendida a partir de fatores não biológicos.

14 Dificuldades de aprendizagem Tendo em vista que as dificuldades de aprendizagem não se apresentam ligadas a questões neurológicas, de acordo com Rotta, Riesgo e Ohweiler (2006, p. 117, apud DÍAS, 2011, p. 253) devemos proceder observando os seguintes fatores: a) Fatores relacionados a escola; b) Fatores relacionados a família;

15 Dificuldades de aprendizagem As dificuldades de aprendizagem geradas por conta de fatores externos podem gerar um quadro de baixo rendimento acadêmico do indivíduo; Nesse caso podemos considerar que é uma alteração leve no processo de aprendizagem, podendo ser resolvida com a intervenção psicopedagógica pontual no que tange estratégias e métodos de aprendizagem.

16 Distúrbios de aprendizagem Conforme Ciasca e Rossini (2000), distúrbio de aprendizagem é uma alteração particular do indivíduo, relacionada a fatores neurológicos; referem-se a disfunções no sistema nervoso central;

17 Distúrbios de aprendizagem Ligados a elementos biológicos, os principais pontos a serem observados são: a) Fatores relacionados com a criança; b) Condições físicas, psicológicas e neurológicas inerentes a criança.

18 Atividade 3 Em relação ao que foi discutido até agora, elaborem duas questões, sendo uma a respeito das dificuldades da aprendizagem e a segunda sobre os distúrbios da aprendizagem.

19 Deficiência mental e aprendizagem A deficiência mental se caracteriza por problemas que ocorrem no cérebro, levando a um quadro de baixo rendimento escolar, mas sem afetar outra funções cerebrais; São considerados deficientes mentais os indivíduos que apresentam um baixo rendimento cognitivo.

20 Deficiência mental e aprendizagem De acordo com Carvalho (2006, p 473), mesmo com as limitações inerentes, o deficiente mental poderá aprender; Porém, é preciso salientar que esse indivíduo necessitará de apoios e adaptações curriculares para se desenvolver.

21 Deficiência mental e aprendizagem A deficiência mental se apresenta em graus da seguinte maneira: a) Profunda; b) Grave; c) Média; d) Leve ligeira.

22 Deficiência mental e aprendizagem Apesar do avanço da tecnologia empregada para se traçar um diagnóstico, ainda pode haver muita dúvida quanto a possível causa da deficiência mental. As causas principais são: - Fatores genéticos; - Fatores Extrínsecos; - Fatores perinatais e neonatais; - Fatores pós-natais.

23 Deficiência mental e aprendizagem Apesar do avanço da tecnologia empregada para se traçar um diagnóstico, ainda pode haver muita dúvida quanto a possível causa da deficiência mental. As causas principais são: - Fatores genéticos; - Fatores Extrínsecos; - Fatores perinatais e neonatais; - Fatores pós-natais.

24 Atividade 4 Faremos um debate, tendo como referência as questões elaboradas na atividade anterior.

25 Referências CIASCA, S.M. & ROSSINI, S.D.R.: Distúrbio de aprendizagem : mudanças ou não? Correlação de uma década de atendimento. Temas sobre desenvolvimento, 8(48): 11-16, DÍAS, F. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: EDUFBA, 2011.


Carregar ppt "ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2 Docente: Edson Alencar Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google