A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE COMO QUALIDADE DE VIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE COMO QUALIDADE DE VIDA"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Cooperação Técnica Anvisa e Ministério da Agricultura Formação e Capacitação de R.H

2 SAÚDE COMO QUALIDADE DE VIDA
Assistência Educação Nutrição SAÚDE COMO QUALIDADE DE VIDA Meio Ambiente Geração de Renda Segurança Organização Popular Cultura

3 VIGILÂNCIA SANITÁRIA C P
Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, prevenir riscos e danos à saúde, e de intervir em problemas sanitários decorrentes do ambiente e da produção e consumo de bens e serviços C P VISA

4 NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE NO USO/CONSUMO RISCO

5 SNVS Mistério da Saúde ANVISA INCQS LACEN CNS SUS VISA ESTADUAL VISA
FUNASA FIOCRUZ ANS ANVISA USUÁRIOS INCQS LACEN VISA ESTADUAL MERCADO CONASS VISA MUNICIPAL CONASEMS SETOR REGULADO SNVS CNS REDE PRÓPRIA REDE CONTRATADA SUS SOCIEDADE

6 Princípios Doutrinários do SUS
Descentralização Integralidade Equidade Universalidade Participação da comunidade Controle Social

7 Estrutura Organizacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

8 MISSÃO Proteger e promover a saúde, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços.

9 VISÃO Ser agente da transformação do sistema descentralizado de vigilância sanitária em uma REDE, ocupando um espaço diferenciado e legitimada pela população.

10 VALORES Conhecimento como fonte da ação; Transparência; Cooperação;
Responsabilização.

11 O VALOR DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE AÇÃO FUNÇÕES DO CONHECIMENTO E
DESENVOLVIMENTO DE RH Ideológica Tecnológica / instrumental Crescimento pessoal Desenvolvimento organizacional Ação continuada

12 Estados Anvisa TAM Outros Desenvolvimento de RH para a saúde
Desenvolvimento de RH para a Vigilância Sanitária Estados Anvisa TAM Outros Ministérios

13 Política de Recursos Humanos Regulação Profissional
Gestão do Trabalho Desenvolvimento do Trabalhador Política de Recursos Humanos Controle Social Saúde Ocupacional Regulação Profissional

14 DIRETRIZES Viabilizar a gestão e o desenvolvimento de RH como componentes fundamentais e estratégicos para a implementação do SNVS.

15 DIRETRIZES Integrar a gestão e o desenvolvimento de RH em Vigilância Sanitária à política de RH do SUS, enfatizando duas dimensões: a) planejamento, definição do perfil profissional e a adequação funcional das equipes de trabalho; e b) processos específicos de capacitação e educação permanente.

16 DIRETRIZES Constituir em conjunto com os Estados e Municípios um programa de capacitação e desenvolvimento de Recursos Humanos vinculado e apoiado no sistema formal de educação.

17 DIRETRIZES Articular os processos de trabalho e áreas de conhecimento das atuações específicas da Vigilância Sanitária, capazes de evidenciá-la como um campo de práticas de saúde condizente com sua missão.

18 PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RH
Formação e Capacitação Continuada para a ANVISA Fomento a Pesquisa e Difusão do Conhecimento em VISA PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RH Desenvolvimento da Gestão de RH na ANVISA Desenvolvimento de Parcerias e Mobilização Social para Ações de VISA Apoio ao Desenvolvimento de RH dos Estados e Municípios

19 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - ANVISA
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - ANVISA COMPOSIÇÃO: SISTEMA DE CARREIRAS (Baseado em competências) SISTEMA DE REMUNERAÇÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (individual e coletivo)

20 PRINICIPAIS PARCERIAS
OPAS Ministério da Saúde ENSP / FIOCRUZ CECOVISA / USP NESCON / UFMG ISC / UFBA UnB UFC UFRGS UFG OPS / BIREME

21 Portal de Informações Técnico - Científicas
Acesso online eficiente à informação científica para o desenvolvimento de atividades e processos na área de vigilância sanitária, via intravisa. Projeto realizado em parceria com o Centro Latino- Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e o seu desenvolvimento é definido por um Comitê Consultivo composto por representantes dos diretores da Anvisa.

22 PARADIGMAS EM CONFLITO
RH Mecanicista A instituição é uma máquina e as pessoas, as engrenagens. Operacional e burocrático Centralizado Controlador/reativo/lento Carreiras especializadas/alta mobilidade vertical Treinamento em tarefas A competição é a mola que move a instituição. Só o topo da empresa deve conhecer as estratégicas e metas RH Holístico A instituição é um sistema dinâmico e orgânico. Estratégico e Diretrizes Todo gerente é gerente de RH Proativo /rápido Carreira na instituição/ muito rodízio Desenvolvimento contínuo/ apoio as mudanças A cooperação é a mola que move a instituição. Todo o pessoal-chave participa e conhece as estratégias e metas. Transparências

23 TREINAMENTO DESENVOLVIMENTO Habilidades Técnicas / Organizacionais
 Informação Know-how + sabedoria Desenvolvimento Pessoal Experiências (pessoal, interpessoal, situacional) Valores Princípios DESENVOLVIMENTO

24 Técnico Psicossocial Gerencial Gestão do negócio
Gestão da cadeia de valor Qualidade Total Padronização e Melhoria Contínua Investigação Apreciativa Habilidades Interpessoais Liderança Cultura do ganho X ganha X Ganha Ferramentas Sinergia em Grupo- Diálogo, Dinâmicas Humans: outras; Tecnologia da Informação Controle estatístico do processo Monitoramento em tempo real Gerencial Bio-Psico-Social-Espiritual O ser humano e seus vários papéis Liderança auto-gerenciada Proatividade Desenvolvimento Pessoal Técnico Psicossocial Tecnologia do negócio Responsabilidade Social Sustentabilidade Espiritualismo Cientifico Tecnologia fundamentada em valores Rastreabilidade

25

26 SOCIEDADE

27 Formação e Capacitação de Recursos Humanos
Oficina de trabalho conjunta: Anvisa; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento junho 2003 Formação e Capacitação de Recursos Humanos

28 Colaboração entre as organizações:
Compreender a natureza da cooperação; Superar barreiras; Descobrir pontos de compatibilidade; Assegurar que a empresa agregue valor e Construir base de confiança.

29 Objetivos Específicos:
Objetivo Geral: A busca constante da excelência nos serviços desenvolvidos pelo laboratório Objetivos Específicos: Capacitar os técnicos dos laboratórios para oferecer resultados confiáveis; Formação de auditores e Qualificação em gerência de qualidade contínua.

30 Ações do programa Identificação do perfil dos profissionais e suas necessidades; Mecanismos de sensibilização e comprometimento- qualidade como estilo de vida; Cursos de qualificação e Incentivos

31 Propostas de eventos de capacitação
Estatística para analistas; Validação de métodos; Cálculo de incerteza e Auditoria

32 Mecanismos de incentivos
Acesso ao portal técnico- científico; Publicações; Certificados reconhecidos por instituições formadoras; Participação em cursos e congressos e O detalhamento deve ser tratado por uma comissão Anvisa- DAS específica a ser formada.

33 MODELO SISTÊMICO MISSÃO VISÃO VALORES Habilidades Sistemas Estrutura
Estratégias Estilo Pessoal

34 “ O caráter inacabado dos homens e o caráter evolutivo da realidade exigem que a educação seja uma atividade contínua... Que permite ao homem reinventar-se enquanto reinventa, com outros homens, a realidade”. FREIRE


Carregar ppt "SAÚDE COMO QUALIDADE DE VIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google