A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Focal Pesquisas – Abril de 2010 PESQUISA DE ANÁLISE DO TRÂNSITO/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Focal Pesquisas – Abril de 2010 PESQUISA DE ANÁLISE DO TRÂNSITO/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Focal Pesquisas – Abril de 2010 PESQUISA DE ANÁLISE DO TRÂNSITO/2010

2 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Etapa Qualitativa: 10 entrevistas em profundidade com especialistas 25 entrevistas em profundidade com motoristas (Taxistas, caminhoneiros, motoboys, motociclistas, ciclistas, motoristas de ônibus, motoristas de lotação, motoristas de transportes escolares, motoristas de carros oficiais). 10 grupos nas seguintes cidades sendo 2 em cada cidade: Porto Alegre, Pelotas, Caxias, Passo Fundo e Lajeado Perfil dos grupos: Motoristas de 18 a 60 anos classe AB CD. Os grupos foram divididos nas seguintes faixas de idade: 18 a 28 anos 29 a 39 anos 40 a 50 anos 51 a 60 anos Para cada intervalo de idade eram convidados 2 participantes. Metodologia e amostra

3 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Metodologia e amostra Etapa Quantitativa: População do Rio Grande do Sul a partir de 18 anos de idade das classes AB CD. Cidades pesquisadas: Com menos de habitantes: Itaara Itati Espumoso Bom Princípio Arroio do Sal Com menos de e habitantes: Torres Parobé Osório São Sebastião do Caí Triunfo Demais cidades escolhidas: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Lajeado, Gravataí, Santa Maria, Canoas, Venâncio Aires, Uruguaiana.

4 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Metodologia e amostra Definição da Técnica Projetiva: Estímulos indiretos utilizados para entrevistas e pesquisas de marketing. Os métodos permitem que os inquiridos da amostra projetar as suas opiniões, crenças e sentimentos sobre um terceiro ou em alguma situação de tarefa. O pesquisador define a situação para os entrevistados, pedindo-lhes para expressar suas próprias opiniões.

5 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Metodologia do Nível de Renda Critério adotado para avaliação de Renda: O Critério de Classificação Econômica Brasil, atualizado em janeiro de 2010, da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), foi utilizado para levantamento da renda e distribuição da amostra pesquisada. Neste caso, não foi perguntado aos entrevistado os itens de posse, e sim, perguntado a renda familiar para adequação da classe social a que pertencia. De acordo com este critério, considera-se: Classe E: Menos de R$ 500,00 Classe D: De R$ 501,00 a R$ 775,00 Classe C: De R$ 776,00 a 1.850,00 Classe B: De R$ 1.851,00 a 6.350,00 Classe A: A partir de R$ 6.351,00

6 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Nível de Confiança e Margem de Erro O nível de confiança da pesquisada desenvolvida, para o total de pessoas pesquisadas, é de 95%. A margem de erro fica em 2,2% para cima ou para baixo. Para o universo de condutores pesquisados, 846 pessoas, o nível de confiança permanece em 95%, porém a margem de erro sobe para 3,4% acima ou abaixo. Já para o universo de não condutores, pessoas pesquisadas, o nível de confiança também permanece em 95% e a margem de erro fica em 2,9% para cima ou para baixo.

7 Focal Pesquisas – Abril de 2010 OBJETIVOS DA PESQUISA

8 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Objetivo Geral Realizar uma pesquisa Ad Hoc para o Detran RS para trazer a luz indicadores qualitativos e quantitativos sobre a percepção da população em relação ao trânsito, buscando orientar a campanha educativa que será desenvolvida pela agência de comunicação Objetivos específicos Verificar junto ao público-alvo quais são as suas maiores preocupações; Avaliar quais são as dificuldades relacionadas ao trânsito; Identificar o envolvimento em acidentes de trânsito (como, quando, onde, motivos); Realizar um ranking das preocupações relacionadas ao trânsito; Levantar subsídios para a campanha; Entre outros aspectos a serem definidos com a contratante Objetivos

9 Focal Pesquisas – Abril de 2010 ESTRUTURA DO RELATÓRIO

10 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Estrutura do relatório 1. PERFIL DA POPULAÇÃO 2. QUESTÕES FILTRO 3. O PERFIL DO MOTORISTA 4. PERCEPÇÃO DO PERFIL DO MOTORISTA NA CIDADE 5. O TRÂNSITO NAS CIDADES DO RS 6. ENTREVISTAS COM ESPECIALISTAS 7. SUBSÍDIOS PARA A COMUNICAÇÃO 8. RENDA IMPACTA NO COMPORTAMENTO? 9. SEXO IMPACTA NO COMPORTAMENTO? 10. E SOBRE O PÚBLICO COM MAIOR ÍNDICE DE ACIDENTES (HOMENS DE 18 A 24 ANOS), O QUE SE PODE DIZER? 11. RESULTADOS POR AGRUPAMENTO DE CIDADES 12. PRINCIPAIS PONTOS DA PESQUISA

11 Focal Pesquisas – Abril de 2010 PERFIL DA POPULAÇÃO

12 Focal Pesquisas – Abril de 2010 CIDADES PESQUISADAS (em percentual) * Base: 2068 respondentes Resultados

13 Focal Pesquisas – Abril de 2010 CIDADES PESQUISADAS (em números absolutos) * Base: 2068 respondentes Resultados

14 Focal Pesquisas – Abril de 2010 IDADE * Base: 2068 respondentes Resultados

15 Focal Pesquisas – Abril de 2010 SEXO * Base: 2068 respondentes Resultados

16 Focal Pesquisas – Abril de 2010 ESCOLARIDADE * Base: 1967 respondentes – 101 não respostas (4,9% da amostra) Resultados

17 Focal Pesquisas – Abril de 2010 RENDA * Base: 1963 respondentes – 5 não respostas (0,2% da amostra) Resultados

18 Focal Pesquisas – Abril de 2010 QUESTÕES FILTRO

19 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Possui Carteira de Habilitação (CNH)? * Base: 2068 respondentes Resultados

20 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Qual o seu veículo principal? * Base: 842 respondentes - 4 não respostas (0,5% da amostra daqueles que possuem CNH) Resultados

21 Focal Pesquisas – Abril de 2010 O veículo é próprio? * Base: 786 respondentes - 56 não respostas (6,7% da amostra daqueles que possuem um veículo principal) Resultados

22 Focal Pesquisas – Abril de 2010 O veículo é utilizado por quantos condutores da família? * Base: 744 respondentes - 98 não respostas (11,6% da amostra daqueles que possuem um veículo principal) Resultados

23 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Caso o veículo seja conduzido por mais de 1 condutor, quantos o fazem? * Base: 242 respondentes Resultados

24 Focal Pesquisas – Abril de 2010 No caso de multas, quem as paga? * Base: 226 respondentes - 16 não respostas (6,6% da amostra em que o veículo é utilizado por mais de 1 condutor) Resultados

25 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você dirige? * Base: 801 respondentes - 45 não respostas (5,3% da amostra daqueles que possuem CNH) Resultados

26 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Sexo masculino (56,9%) Média de 39,3 anos Classe C (34,9%) Possui Colegial Completo (59,4%) Carro é o seu veículo principal (86,8%) Veículo é próprio (94,6%) Dirige uma média de 3,7 horas Morador da cidade de Triunfo (39% dos moradores) Sexo feminino (54,7%) Média de 39,5 anos Classe B (29,6%) Possui Colegial Completo (62,5%) Carro é o seu veículo principal (17,2%) Veículo é próprio (14,1%) Morador da cidade de Arroio do Sal (25% dos moradores) Afinal, quem dirige mais e quem dirige menos? Perfil de quem dirige todos os dias Perfil de quem não dirige todos os dias Resultados

27 Focal Pesquisas – Abril de 2010 PERFIL DO MOTORISTA

28 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Com quem você aprendeu a dirigir? * Base: 731 respondentes - 9 não respostas (1,2% daqueles que costumam dirigir) Resultados

29 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Com quem você aprendeu a dirigir? Resultados Outros – Porto Alegre

30 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Das imprudências abaixo, quais você comete com mais freqüência? * Base: 719 respondentes - 21 não respostas (2,2% da amostra daqueles que costumam dirigir) – 932 citações Resultados Na pesquisa qualitativa o uso do celular aparece bastante e para a maior parte dos pesquisados é socialmente aceita

31 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados * Etapa Qualitativa Constatamos na etapa qualitativa que a maioria dos entrevistados cometem pequenas imprudências no dia-a-dia. Alguns entrevistados relatam acidentes que tiveram no trânsito por falta de atenção, sono, bebidas entre outros.

32 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Bati de frente, se eu não estivesse de cinto tinha morrido. Eu não tive fratura de coluna, costela, ruptura de baço, porque eu estava de cinto, senão tinha morrido esmagado. Com certeza o cinto me salvou. Eu já tive um acidente, virou o carro, eu estava fazendo uma curva, eu estava com o cinto, eu e o meu pai, o meu sobrinho que estava do lado e o meu cunhado no outro carro. Eu bati porque dormi, trabalhei a semana inteira, só fazendo serão, serão, às 5 e meia da manhã estava indo pra casa e bati, a sinaleira fechou, dormi. A sorte é que eu estava bem devagar. O meu foi só uma batidinha, ninguém de machucou, mas foi o sono, o sono é muito traiçoeiro. Resultados * Etapa Qualitativa Citações:

33 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Pensando no seu perfil de condutor, como você se define Resultados * Base: 776 respondentes não respostas (62,5% da amostra) 18,7% Sigo / tento seguir / respeito / cumpro / obedeço as leis / regras de trânsito. 8,4% Prudente / bastante prudente. 8% Bom / muito bom / ótimo / procura ser um bom motorista. 6,6% Bom motorista / condutor. 5,8% Cauteloso. 5,4% Calmo / bem calmo. 5,2% Cuidadoso. 5,2% Atento / atento no trânsito / atento às sinalizações / atento às leis / atento a tudo.

34 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você teve alguma multa nos últimos 12 meses? * Base: 737 respondentes - 3 não respostas (0,4% da amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados

35 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados * Base: 69 respondentes (100% da amostra daqueles que tiveram multa nos últimos 12 meses) 33,3% Excesso de velocidade 11,6% Estacionamento em local proibido 7,2% Uso de celular Porque você teve multa nos últimos 12 meses? 7,2% Ultrapassagem de sinal vermelho 7,2% Não uso do cinto de segurança

36 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você se sente seguro dirigindo na sua cidade? * Base: 727 respondentes - 13 não respostas (1,8% amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados

37 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados * Base: 324 respondentes (100% da amostra daqueles que não se sentem seguros dirigindo na sua cidade) 11,7% Motoristas não respeitam as leis 9% Motoristas são imprudentes 5,9% Motoristas são mal educados Porque você não se sente seguro dirigindo na sua cidade? 4,3% Trânsito violento 4% Muitos assaltos 3,4% Motoristas correm muito 3,4% É necessário cuidar dos outros motoristas 1,9% Falta de atenção dos motoristas 1,9% Motoristas não respeitam nada/ninguém

38 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Quais medidas de segurança no trânsito você adota diariamente? * Base: 707 respondentes - 33 não respostas (1,2% da amostra daqueles que costumam a dirigir) – 2641 citações Resultados

39 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o seu conhecimento das leis de trânsito (saber o que deve ser feito): * Base: 732 respondentes - 8 não respostas (1,1% da amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 0,27

40 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Multados nos últimos 12 meses X Nota conhecimento das leis de trânsito Resultados

41 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o seu comportamento (o que você faz) como condutor no trânsito: * Base: 722 respondentes - 18 não respostas (2,4% da amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 0,81

42 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Multados nos últimos 12 meses X Nota comportamento como condutor Resultados

43 Focal Pesquisas – Abril de 2010 PERCEPÇÃO DO PERFIL DO MOTORISTA NA SUA CIDADE

44 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Nos últimos 12 meses você se envolveu em algum acidente? * Base: 2063 respondentes - 5 não respostas (0,2% da amostra) Resultados

45 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Envolvimento em acidente nos últimos 12 meses X Nota conhecimento das leis de trânsito Envolvimento em acidente nos últimos 12 meses X Nota comportamento como condutor Resultados

46 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Como você define o motorista de sua cidade? Resultados * Base: 2020 respondentes – 48 não respostas (2,3% da amostra) 351 citações positivas citações negativas Principais aspectos citados: Respeita as leis / sinalização de trânsito: 88 citações Prudente: 49 citações Bom motorista: 34 citações Calmo: 31 citações Responsável: 15 citações Principais aspectos citados: Imprudente: 529 citações Mal educado: 393 citações Não respeita as leis / sinalização de trânsito: 385 citações Apressado / Corre demais: 297 citações Não respeita os pedestres / faixa de segurança: 113 citações

47 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados Desrespeito com o pedestre; Não sinalizar manobras; Motoristas dirigindo alcoolizados; Motoristas que dormem na direção; Uso de celular. * Etapa Qualitativa Estas foram as imprudências mais citadas na etapa qualitativa:

48 Focal Pesquisas – Abril de 2010 A gurizada é tudo louca, é sonzeira, velocidade, bebedeira. Muitos andam desligados, esse negócio de celular, eles estão falando e não estão olhando. Tem muito motorista que não olha retrovisor. Resultados Às vezes não tomam nada de álcool, mas cheiram. E o que vai detectar? * Etapa Qualitativa Citações ilustrando imprudências:

49 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Das imprudências abaixo, quais acontecem com mais freqüência na sua cidade? * Base: 2043 respondentes - 25 não respostas (1,2% da amostra) – citações Resultados

50 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Em geral, você considera o motorista da sua cidade imprudente? * Base: 2059 respondentes - 9 não respostas (0,4% da amostra) Resultados

51 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Porque você não considera o motorista da sua cidade imprudente? * Base: 224 respondentes - 24 não respostas (9,7% da amostra daqueles que não acham o motorista da sua cidade imprudente) Resultados Principais citações o Respeitam as leis / sinalizações de trânsito: 77 citações o Cidade calma / Motoristas calmos: 18 citações o Não correm: 9 citações o Respeitam o pedestre: 8 citações o São cautelosos: 8 citações o Respeitam a faixa de segurança: 8 citações

52 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância de possuir um veículo: * Base: 2065 respondentes - 3 não respostas (0,2% da amostra) Resultados

53 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Possuidores de veículos X Grau de importância de possuir um veículo Resultados

54 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância de possuir habilitação: * Base: 2064 respondentes - 4 não respostas (0,2% da amostra) Resultados

55 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Possuidores de habilitação X Grau de importância de possuir habilitação Resultados

56 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância do trânsito na sua vida: * Base: 2056 respondentes - 12 não respostas (0,6% da amostra) Resultados

57 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Pessoas que dirigem X Grau de importância do trânsito na sua vida Resultados

58 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o conhecimento das leis de trânsito dos condutores da sua cidade: * Base: 2051 respondentes - 17 não respostas (0,8% da amostra) Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 0,77

59 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o comportamento do motorista na sua cidade: * Base: 2053 respondentes - 15 não respostas (0,7% da amostra) Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 0,55

60 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você se sente seguro dirigindo na sua cidade X Nota comportamento do motorista na sua cidade Resultados

61 Focal Pesquisas – Abril de 2010 INVESTIGANDO O TRÂNSITO NA CIDADE

62 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados Desrespeito as leis Como os gaúchos enxergam o trânsito: Andam devagar na pista da esquerda Ultrapassagem sem sinalização Parada na faixa de segurança Trancam o cruzamento Motociclistas dificultando o transito * Etapa Qualitativa

63 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados Comportamento Como os gaúchos enxergam o trânsito: Muito egoísmo Muita pressa dos motoristas Stress pelo congestionamento Falta de atenção Onipotência de condutores com carros maiores As mulheres são mais cuidadosas Falta de educação Imprudência Precisa prever o que o motorista vai fazer Pouca paciência * Etapa Qualitativa

64 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados Formação do condutor: Como os gaúchos enxergam o trânsito: Falta preparação para os novos condutores para dirigir Falta de reciclagens periódicas para os motoristas Falta de preparo dos professores e instrutores * Etapa Qualitativa

65 Focal Pesquisas – Abril de 2010 O trânsito em Caxias do Sul : Resultados Falta de duplicação das vias Muitos pardais móveis Pouca orientação da Auto-Escola Estradas pouco conservadas Falta de educação do pedestre e motoristas (falta de ética, individualismo, falta de respeito) Falta reciclagem para os motoristas Imprudência dos mais jovens (bebidas / alta velocidade) Alto fluxo de veículos (muito veículo e pouca estrutura) Falta de fiscalização (no sentido de educação para o trânsito) Falta de sinalização para pedestre Motoristas não sinalizam manobras * Etapa Qualitativa

66 Focal Pesquisas – Abril de 2010 O trânsito em Pelotas : Resultados Pouca fiscalização Pouca sinalização no centro Transporte público de baixa qualidade Falta estacionamento rotativo no centro Excesso de veículos Falta de ciclovias Trânsito confuso e sem regras Despreparo dos motoristas Ruas sem sinalização (placas cobertas / má sinalização) Carroças no centro (obstrução das vias) Falta engenheiro de trânsito Falta de treinamento para os agentes de trânsito * Etapa Qualitativa

67 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados O trânsito em Passo Fundo : Falta de educação e respeito / falta de paciência Falta estacionamento Más condições das vias Muitos quebra-molas Falta de fiscalização Falta de controle de velocidade nas estradas Mais rigor da auto-escola na habilitação dos motoristas Criar alternativas para o trânsito fluir (viadutos / elevadas) * Etapa Qualitativa

68 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados O trânsito em Lajeado : Motoqueiros andam em alta velocidade com muitos acidentes Dificuldade de estacionar no centro da cidade Motoristas não respeitam a via rápida (esquerda) RS 130 é muito perigosa no trecho da Avipal até o posto do Arco Sinalização do posto do Arco é confusa causando acidentes diários Ultrapassagem pela direita Passagem em sinal vermelho Motoristas dirigem alcoolizados * Etapa Qualitativa

69 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Utilizando uma escala de 0 a 10 como você avalia o trânsito na sua cidade: * Base: 2033 respondentes - 35 não respostas (1,7% da amostra) Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 0,77

70 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você se sente seguro dirigindo na sua cidade X Nota para o trânsito na sua cidade Resultados

71 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, o que mais dificulta o trânsito hoje na sua cidade? * Base: 2050 respondentes - 18 não respostas (0,3% da amostra) citações Resultados

72 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Não existe educação, existe o seguinte: é o motorista sentir no bolso. A verdade é só essa. Esse negócio de educação, eles estão tentando desde que o automóvel foi inventado, não funciona. O que funciona? Por exemplo, Porto Alegre tem o radar móvel, tu ligas o rádio de manhã, o radar móvel vai estar em tal rua e tal rua, os caras não vão naquela rua. Não adianta, é fiscalização, não tem outro jeito. Se o valor da multa é alto ou baixo é outra história, mas a fiscalização tem que existir. Resultados * Etapa Qualitativa Citação:

73 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, quais são as preocupações mais presentes relacionadas ao trânsito? * Base: 2057 respondentes - 11 não respostas (0,5% da amostra) citações Resultados

74 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dentre as opções assinaladas, qual a sua maior preocupação? * Base: 2042 respondentes - 26 não respostas (1,3% da amostra) Resultados

75 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, algum veículos dificulta o trânsito? * Base: 2057 respondentes - 11 não respostas (0,5% da amostra) Resultados

76 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Se alguns veículos dificultam o trânsito, quais? * Base: 1960 respondentes citações Resultados

77 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Se alguns veículos dificultam o trânsito, quais? * Base: 1960 respondentes citações Destes... 37,3% possuem carro, 1,7% possuem moto, 0,5% possui transporte pessoal ou de carga e 3,9% não possuem veículo Resultados

78 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Se alguns veículos dificultam o trânsito, quais? * Base: 1960 respondentes citações Destes... 27% possuem carro, 5,7% possuem moto e 6,8% não possuem veículo Resultados

79 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Que tipo de ações ajudariam a reduzir a imprudência do motorista na sua cidade? * Base: 1999 respondentes - 69 não respostas (3,3% da amostra) Resultados

80 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Situações que dificultam o trânsito X Ações que ajudariam a reduzir a imprudência do motorista Resultados

81 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Situações que dificultam o trânsito X Ações que ajudariam a reduzir a imprudência do motorista Resultados

82 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Maior preocupação no trânsito X Ações que ajudariam a reduzir a imprudência do motorista Resultados

83 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Maior preocupação no trânsito X Ações que ajudariam a reduzir a imprudência do motorista Resultados

84 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Se você tivesse que descrever o trânsito da sua cidade em uma frase, que frase você usaria? Resultados * Base: 2024 respondentes – 44 não respostas (2,1% da amostra) 244 citações positivas citações negativas Principais aspectos citados: Calmo / Ainda é um trânsito calmo / Está mais calmo: 40 citações Tranqüilo: 31 citações Bem sinalizado: 24 citações Respeitam as leis / sinais / sinalização de trânsito: 21 citações Bom / Muito bom: 20 citações Principais aspectos citados: Caótico / Muito caótico: 212 citações Congestionado / Trancado: 180 citações Mal educados: 181 citações Não respeitam as leis / sinais / sinalizações de trânsito: 154 citações Muitos carros: 132 citações

85 Focal Pesquisas – Abril de 2010 ENTREVISTAS COM OS ESPECIALISTAS

86 Focal Pesquisas – Abril de 2010 SIGNIFICADO DO AUTOMÓVEL: Resultados VELOCIDADE / STATUS /PODER STATUS /PODER * Etapa Qualitativa Para os homens Para as mulheres

87 Focal Pesquisas – Abril de 2010 As maiores preocupações são: Resultados Aumento do número de veículos Falta de fiscalização Aumento do número de motos Comportamento dos gaúchos no trânsito * Etapa Qualitativa

88 Focal Pesquisas – Abril de 2010 * Etapa Qualitativa Resultados Visão dos especialistas sobre os motoristas do RS: Não respeitam o sinal vermelho Agressão contra os agentes de trânsito Fazem conversões proibidas Fazem zig-zag em horários de pico Só respeitam as leis na presença do agente Direção agressiva

89 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados Visão dos especialistas sobre os motoristas do RS: Visão individualista, pensam só em si (aproveitam o sinal amarelo, não param na faixa de segurança, não dão passagem, os taxistas param em qualquer lugar, preocupados somente com o seu deslocamento); Falta respeito entre as pessoas; Falta solidariedade; O ato de transitar se tornou automático - Fiz o trajeto e não lembro. * Etapa Qualitativa

90 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados Visão dos especialistas sobre os acidentes no RS: Os acidentes mais graves são aqueles que envolvem motos (60% destes). 80% dos traumas envolvem acidentes de trânsito. Acidentes em final de semana: Pico entre as 3 e meia e 4 horas da manhã. Na maioria das vezes o acidente é causado por ingestão de bebida alcoólica, identificados por sinais clínicos. O uso de drogas também está presente nos acidentes. As mais utilizadas são cocaína e crack. Motoristas de final de semana que não estão habituados a dirigir. Carros em más condições de uso. Motoristas iniciantes despreparados. Motoristas jovens são os mais apressados. * Etapa Qualitativa

91 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Crianças também são vítimas de acidentes. Estes acidentes muitas vezes são causados pela falta do uso de cinto de segurança, cadeiras inadequadas ou criança no colo dos pais. Lei Seca: No primeiro mês houve redução de 18% nos acidentes, no segundo mês 9% e no terceiro mês 3%. Ultrapassagem indevida. Uso de celular. Buracos nas estradas. Falta de sinalização. Resultados Visão dos especialistas sobre os acidentes no RS: * Etapa Qualitativa

92 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Resultados Trabalhar a educação no trânsito (da educação infantil até as universidades). Tentativa de levar as pessoas a utilizar o transporte público. Campanhas publicitárias contínuas. Fiscalização eficiente. Campanhas publicitárias específicas com crianças, adolescentes, adultos (homens / mulheres) e idosos. * Etapa Qualitativa Ações sugeridas:

93 Focal Pesquisas – Abril de 2010 A RENDA IMPACTA NO COMPORTAMENTO?

94 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Seu conhecimento das leis de trânsito X Renda Seu comportamento como condutor no trânsito X Renda Resultados

95 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Conhecimento das leis de trânsito pelos motoristas da cidade X Renda Comportamento dos motoristas na sua cidade X Renda Resultados

96 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Conhecimento das leis de trânsito pelos motoristas da cidade X Renda Resultados

97 Focal Pesquisas – Abril de 2010 E O SEXO, IMPACTA NO COMPORTAMENTO?

98 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Seu conhecimento das leis de trânsito X Sexo Seu comportamento como condutor no trânsito X Sexo Resultados

99 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Conhecimento das leis de trânsito pelos motoristas da cidade X Sexo Comportamento dos motoristas na sua cidade X Sexo Resultados

100 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Conhecimento das leis de trânsito pelos motoristas da cidade X Sexo Resultados

101 Focal Pesquisas – Abril de 2010 E SOBRE O PÚBLICO COM MAIOR ÍNDICE DE ACIDENTES (HOMENS DE 18 A 24 ANOS), O QUE SE PODE DIZER?

102 Focal Pesquisas – Abril de 2010 ESCOLARIDADE * Base: 193 respondentes – 9 não respostas (4,5% da amostra de homens entre 18 a 24 anos) Resultados

103 Focal Pesquisas – Abril de 2010 RENDA * Base: 201 respondentes – 1 não resposta (0,5% da amostra de homens entre 18 e 24 anos) Resultados

104 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Possui Carteira de Habilitação (CNH)? * Base: 202 respondentes Resultados

105 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Qual o seu veículo principal? * Base: 62 respondentes (100% da amostra daqueles que possuem CNH) Resultados

106 Focal Pesquisas – Abril de 2010 O veículo é próprio? * Base: 50 respondentes - 1 não resposta (2% da amostra daqueles que possuem um veículo principal) Resultados

107 Focal Pesquisas – Abril de 2010 O veículo é utilizado por quantos condutores da família? * Base: 51 respondentes (100% da amostra daqueles que possuem um veículo principal) Resultados

108 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Média de condutores por cidade pesquisada Resultados * Espumoso, Passo Fundo e Triunfo não tiveram respondentes.* Desvio-padrão = 0,75 * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados

109 Focal Pesquisas – Abril de 2010 No caso de multas, quem as paga? * Base: 9 respondentes - 6 não respostas (40% da amostra em que o veículo é utilizado por mais de 1 condutor) Resultados

110 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você dirige? * Base: 54 respondentes - 8 não respostas (12,9% da amostra daqueles que possuem CNH) Resultados

111 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Com quem você aprendeu a dirigir? * Base: 51 respondentes Resultados

112 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Das imprudências abaixo, quais você comete com mais freqüência? * Base: 49 respondentes - 2 não respostas (3,9% da amostra daqueles que costumam dirigir) – 81 citações Resultados

113 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você teve alguma multa nos últimos 12 meses? * Base: 51 respondentes (100% da amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados

114 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você se sente seguro dirigindo na sua cidade? * Base: 50 respondentes - 1 não resposta (2% amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados

115 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Quais medidas de segurança no trânsito você adota diariamente? * Base: 50 respondentes - 1 não resposta (2% da amostra daqueles que costumam a dirigir) – 156 citações Resultados

116 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o seu conhecimento das leis de trânsito (saber o que deve ser feito): * Base: 50 respondentes - 1 não resposta (2% da amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 1,16* Espumoso, Passo Fundo, Torres e Triunfo não tiveram respondentes.

117 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o seu comportamento (o que você faz) como condutor no trânsito: Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 1,29 * Base: 50 respondentes - 1 não resposta (2% da amostra daqueles que costumam dirigir) * Espumoso, Passo Fundo, Torres e Triunfo não tiveram respondentes.

118 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Nos últimos 12 meses você se envolveu em algum acidente? * Base: 202 respondentes Resultados

119 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Das imprudências abaixo, quais acontecem com mais freqüência na sua cidade? * Base: 201 respondentes - 1 não resposta (0,5% da amostra) – 1325 citações Resultados

120 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Em geral, você considera o motorista da sua cidade imprudente? Resultados * Base: 201 respondentes - 1 não resposta (0,5% da amostra) – 1325 citações

121 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância de possuir um veículo: * Base: 202 respondentes Resultados

122 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância de possuir habilitação: * Base: 202 respondentes Resultados

123 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância do trânsito na sua vida: * Base: 202 respondentes Resultados

124 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o conhecimento das leis de trânsito dos condutores da sua cidade: * Base: 202 respondentes Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 1,60

125 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o comportamento do motorista na sua cidade: * Base: 202 respondentes Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 1,76

126 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Utilizando uma escala de 0 a 10 como você avalia o trânsito na sua cidade: * Base: 202 respondentes - 3 não respostas (1,5% da amostra) Resultados * Valores por cidade não significativos devido à variabilidade do número de pesquisados * Desvio-padrão = 2,02

127 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, o que mais dificulta o trânsito hoje na sua cidade? * Base: 201 respondentes - 1 não resposta (0,5% da amostra) citações Resultados

128 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, quais são as preocupações mais presentes relacionadas ao trânsito? * Base: 202 respondentes citações Resultados

129 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dentre as opções assinaladas, qual a sua maior preocupação? * Base: 199 respondentes - 3 não respostas (1,5% da amostra) Resultados

130 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, algum veículos dificulta o trânsito? * Base: 201 respondentes - 1 não resposta (0,5% da amostra) Resultados

131 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Se alguns veículos dificultam o trânsito, quais? * Base: 192 respondentes citações Resultados

132 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Que tipo de ações ajudariam a reduzir a imprudência do motorista na sua cidade? * Base: 194 respondentes - 8 não respostas (4% da amostra) Resultados

133 Focal Pesquisas – Abril de 2010 RESULTADOS POR AGRUPAMENTO DE CIDADES

134 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Método de Agrupamento Para fins de agrupamento de resultados por porte de cidade, adotamos os seguintes critérios: Região Metropolitana (nos gráficos, RM) = Canoas e Porto Alegre. Agrupamento de cidades com menos de 70 questionários (nos gráficos, Menos 70) = Lajeado, Uruguaiana, Venâncio Aires, Itaara, Itati, Espumoso, Bom Princípio, Arroio do Sal, São Sebastião do Caí, Triunfo, Osório, Parobé e Torres. Para os demais casos, mantivemos a abertura das cidades. São estas: Caxias do Sul; Gravataí; Passo Fundo; Pelotas; Santa Maria.

135 Focal Pesquisas – Abril de 2010 CIDADES AGRUPADAS * Base: 2068 respondentes Resultados

136 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Possui Carteira de Habilitação (CNH)? * Base: 2068 respondentes Resultados

137 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Qual o seu veículo principal? * Base: 842 respondentes - 4 não respostas (0,5% da amostra daqueles que possuem CNH) Resultados

138 Focal Pesquisas – Abril de 2010 O veículo é próprio? * Base: 786 respondentes - 56 não respostas (6,7% da amostra daqueles que possuem um veículo principal) Resultados

139 Focal Pesquisas – Abril de 2010 O veículo é utilizado por quantos condutores da família? * Base: 744 respondentes - 98 não respostas (11,6% da amostra daqueles que possuem um veículo principal) Resultados

140 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você dirige? * Base: 801 respondentes - 45 não respostas (5,3% da amostra daqueles que possuem CNH) Resultados

141 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Com quem você aprendeu a dirigir? * Base: 731 respondentes - 9 não respostas (1,2% daqueles que costumam dirigir) Resultados

142 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Das imprudências abaixo, quais você comete com mais freqüência? * Base: 719 respondentes - 21 não respostas (2,2% da amostra daqueles que costumam dirigir) – 932 citações Resultados

143 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você teve alguma multa nos últimos 12 meses? * Base: 737 respondentes - 3 não respostas (0,4% da amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados

144 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Você se sente seguro dirigindo na sua cidade? * Base: 727 respondentes - 13 não respostas (1,8% amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados

145 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Quais medidas de segurança no trânsito você adota diariamente? * Base: 707 respondentes - 33 não respostas (1,2% da amostra daqueles que costumam a dirigir) – 2641 citações Resultados

146 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o seu conhecimento das leis de trânsito (saber o que deve ser feito): * Base: 732 respondentes - 8 não respostas (1,1% da amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados * Desvio-padrão = 0,27

147 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o seu comportamento (o que você faz) como condutor no trânsito: * Base: 722 respondentes - 18 não respostas (2,4% da amostra daqueles que costumam dirigir) Resultados * Desvio-padrão = 0,81

148 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Nos últimos 12 meses você se envolveu em algum acidente? * Base: 2063 respondentes - 5 não respostas (0,2% da amostra) Resultados

149 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Se houve envolvimento em algum acidente nos últimos 12 meses, qual o seu papel? Resultados

150 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Das imprudências abaixo, quais acontecem com mais freqüência na sua cidade? * Base: 2043 respondentes - 25 não respostas (1,2% da amostra) – citações Resultados

151 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Em geral, você considera o motorista da sua cidade imprudente? * Base: 2059 respondentes - 9 não respostas (0,4% da amostra) Resultados

152 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância de possuir um veículo: * Base: 2065 respondentes - 3 não respostas (0,2% da amostra) Resultados

153 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância de possuir habilitação: * Base: 2064 respondentes - 4 não respostas (0,2% da amostra) Resultados

154 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Avalie o grau de importância do trânsito na sua vida: * Base: 2056 respondentes - 12 não respostas (0,6% da amostra) Resultados

155 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o conhecimento das leis de trânsito dos condutores da sua cidade: * Base: 2051 respondentes - 17 não respostas (0,8% da amostra) Resultados * Desvio-padrão = 0,77

156 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dê uma nota de 0 a 10 para o comportamento do motorista na sua cidade: * Base: 2053 respondentes - 15 não respostas (0,7% da amostra) Resultados * Desvio-padrão = 0,55

157 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Utilizando uma escala de 0 a 10 como você avalia o trânsito na sua cidade: * Base: 2033 respondentes - 35 não respostas (1,7% da amostra) Resultados * Desvio-padrão = 0,77

158 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, o que mais dificulta o trânsito hoje na sua cidade? * Base: 2050 respondentes - 18 não respostas (0,3% da amostra) citações Resultados

159 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, quais são as preocupações mais presentes relacionadas ao trânsito? * Base: 2057 respondentes - 11 não respostas (0,5% da amostra) citações Resultados

160 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Dentre as opções assinaladas, qual a sua maior preocupação? * Base: 2042 respondentes - 26 não respostas (1,3% da amostra) Resultados

161 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Na sua opinião, algum veículos dificulta o trânsito? * Base: 2057 respondentes - 11 não respostas (0,5% da amostra) Resultados

162 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Se alguns veículos dificultam o trânsito, quais? * Base: 1960 respondentes citações Resultados

163 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Que tipo de ações ajudariam a reduzir a imprudência do motorista na sua cidade? * Base: 1999 respondentes - 69 não respostas (3,3% da amostra) Resultados

164 Focal Pesquisas – Abril de 2010 PRINCIPAIS PONTOS DA PESQUISA

165 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Freqüência com que os motoristas dirigem: 65,4% dirige todos os dias. Imprudência cometida com mais freqüência pelos motoristas: 69,1% deles apontam que fazem uso do celular enquanto dirigem. Motivo pelo qual os motoristas são multados: 33,3% apontaram que foram multados por excesso de velocidade. 44,6% dos entrevistados apontaram que não se sentem seguros na sua cidade. Nota para o comportamento dos motoristas (auto-análise): 5,5. Novamente o uso do celular aparece, agora com 73,4%, quando as imprudências dos motorista das cidades, como um todo, são analisadas. 88% dos entrevistados apontaram que o motorista de sua cidade é imprudente. Nota para o conhecimento das leis de trânsito na sua cidade: 6,2. Nota para o trânsito de sua cidade: 5,3. O que mais dificulta o trânsito na cidade: 52,4% apontaram a falta de educação. Preocupação mais presente relacionada ao trânsito: 75,9% apontam a imprudência dos motoristas. Veículo que dificulta o trânsito: 53% apontaram Carroça. PRINCIPAIS PONTOS DA PESQUISA

166 Focal Pesquisas – Abril de 2010 CONCLUSOES DA PESQUISA

167 Focal Pesquisas – Abril de 2010 A ORIGEM DA IMPRUDÊNCIA

168 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Conclusões A MODERNIDADE E SEU CONTEXTO Notamos que o número de acidentes e imprudências vem crescendo cada vez mais. Cabe ressaltar no capítulo de conclusões alguns fatores da vida moderna que estão interferindo cada vez mais no trânsito como um todo. Nas entrevistas com os especialistas conseguimos mapear alguns aspectos que compõe e estão muito relacionados com o cotidiano da população do RS. Nos slides seguintes vamos apresentar os fatores críticos e influenciadores para um trânsito imprudente.

169 Focal Pesquisas – Abril de 2010 FATOR CRÍTICO 1: O INDIVIDUALISMO DA POPULAÇÃO Conclusões Notamos que estamos atravessando um momento cultural de individualismo como característica da vida moderna. Na pesquisa constatamos que os entrevistados enxergam o trânsito de forma individual, pensando no seu tráfego, no seu percurso e desconsiderando o trânsito como coletivo. Este fator também está relacionado com o fator crítico 2 que aborda a direção social.

170 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Conclusões FATOR CRÍTICO 2: A EDUCAÇÃO Constatamos que a população gaúcha não pratica a *direção social. A educação no trânsito é reflexo de vários grupos que pertencemos e participamos. Podemos citar aqui a família, a escola, o trabalho. O comportamento reflete nas nossas ações e no cotidiano. Alguns aspectos influenciam na formação da nossa educação e que são reflexos da modernidade. a) Ausência dos pais - A ausência destas figuras repercute na falta de limites b) A Falta de limites se estende para outros âmbitos como escola, trabalho, trânsito c) O comportamento atual reflete a prática de imprudências no trânsito que remonta o cenário construído anteriormente. d) A impunidade também está presente e influencia pois mesmo se desrespeito a lei fico impune. Este acaba se tornando um comportamento padrão. * Direção social: Este tipo de direção pressupõe a cordialidade entre as pessoas.

171 Focal Pesquisas – Abril de 2010 FATOR CRÍTICO 3: A DISPUTA PELO ESPAÇO URBANO Conclusões Estamos vivenciando uma disputa pelo espaço urbano e esta é uma disputa não cordial. Disputa em que predomina a lei do mais forte. O caminhão e o ônibus pressionam o carro, o carro pressiona a moto, a moto pressiona a bicicleta e assim por diante. Com o aumento do número de carros cada vez mais disputamos com outros veículos um espaço para trafegar.

172 Focal Pesquisas – Abril de 2010 FATOR CRÍTICO 4: INSTABILIDADE EMOCIONAL Conclusões O contexto da modernidade gera comportamentos mais tensos em muitos casos agressivos. O intenso congestionamento que foi constatado na pesquisa para POA e região metropolitana contribui para alterações emocionais. O stress, preocupações existentes, pressão por chegar a tempo também geram alterações no humor provocando irritabilidade e diminuição da tolerância. Quando somos afetados pelo stress demonstramos sinais de desequilíbrio que podem se manifestar também no trânsito como agressividade, ansiedade. Desta forma, o risco de acidentes pode aumentar significativamente.

173 Focal Pesquisas – Abril de 2010 FATOR CRÍTICO 5: A DISTRAÇÃO NO TRÂNSITO Conclusões Levando em consideração o fator modernidade, a distração também merece destaque. Sabemos que a tecnologia que temos hoje nos automóveis mudou drasticamente em comparação com a tecnologia existente no passado. Os carros possuem inúmeros botões, possuem CD, DVD, MP3, e até mesmo em alguns casos TV e computador de bordo. O aparelho celular é considerado um fator de extrema distração e na pesquisa foi apontado entre as imprudências mais freqüentes. Outro fator que diminui a atenção e provoca distração é o cansaço decorrente de inúmeras atividades da vida moderna. (trabalho, academia, aulas de inglês, pós-graduação). Este fator também contribui para imprudência no trânsito podendo causar acidentes.

174 Focal Pesquisas – Abril de 2010 FATOR CRÍTICO 6: PLANEJAMENTO URBANO Conclusões A cidade Porto Alegre está passando por uma adaptação na acessibilidade pois tem muitos fatores que a bloqueiam, colocando em risco a vida do pedestre e em muitos casos provocando acidentes. Em algumas situações existem 2/3 de obstrução da calçada, empurrando o pedestre a trafegar na rua. Outra questão séria é a sinalização que muitas vezes fica escondida embaixo de árvores. Além disso o excesso de informação visual acaba invadindo o espaço público.

175 Focal Pesquisas – Abril de 2010 PERFIL PSICOLÓGICO DO IMPRUDENTE

176 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Conclusões Jovens: Desejo de conduzir um veículo que faça manobras e satisfaça o seu desejo de onipotência e o seu narcisismo. O veículo muitas vezes é utilizado para mostrar o que é e o que se quer ser. PERFIL PSICOLÓGICO DOS MOTORISTAS IMPRUDENTES Adultos: Na maioria das vezes o fator agressividade está envolvido. Dentre eles podemos destacar: passar no sinal amarelo, ultrapassagem em local proibido, excesso de velocidade (relacionado a comportamentos auto-destrutivos), se vingar do motorista que corta a sua frente. Muitas vezes o veículo é uma via para extravasar a agressividade. Notamos na pesquisa que os motoristas que confirmaram multas no último ano a maior parte delas foi por excesso de velocidade.

177 Focal Pesquisas – Abril de 2010 POR QUE OS GAÚCHOS SE CONSIDERAM PRUDENTES NO TRÂNSITO?

178 Focal Pesquisas – Abril de 2010 Conclusões A maioria dos entrevistados afirmaram na pesquisa não cometer imprudências. Por outro lado identificamos que esta maioria faz parte da população que não se envolveu em acidentes de trânsito e tampouco tiveram multas (90,6% dos entrevistados não tiveram multa no último ano). Este grupo faz parte dos motoristas que sabem o que deve ser feito mas cometem imprudências que impactam no trânsito em geral e afetam os demais condutores. Tanto que a nota geral para o comportamento no trânsito teve média 5,5. Falta a consciência de que as minhas atitudes impactam e prejudicam o coletivo. POR QUE OS GAÚCHOS SE CONSIDERAM PRUDENTES NO TRÂNSITO


Carregar ppt "Focal Pesquisas – Abril de 2010 PESQUISA DE ANÁLISE DO TRÂNSITO/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google