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A Publicidade da Indústria Automobilística e a Segurança do Trânsito Paulo Ricardo Meira Professor do UniRitter e Técnico Superior em Trânsito Mestre em.

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1 A Publicidade da Indústria Automobilística e a Segurança do Trânsito Paulo Ricardo Meira Professor do UniRitter e Técnico Superior em Trânsito Mestre em Marketing pelo PPGA/UFRGS Agosto de 2003

2 O que diz o Conselho Nacional de Auto- Regulamentação Publicitária - CONAR Anexo O - da propaganda de Veículos Motorizados : 1. Não se permitirá a divulgação de dados de desempenho que correspondam a condições de uso atípicas para a maioria dos Consumidores - a não ser quando tais condições forem claramente especificadas. 2. Não se permitirá que o anúncio contenha sugestões de utilização do veículo que possam pôr em risco a segurança pessoal do usuário e de terceiros, tais como ultrapassagens não permitidas em estradas, excesso de velocidade, não utilização de acessórios de segurança, desrespeito à sinalização, desrespeito aos pedestres e às normas de trânsito de uma forma geral.

3 ... continuação 3. Também não serão permitidos anúncios que induzam o usuário a desrespeitar, quando na direção de veículos motorizados, as regras de silêncio e de higiene das vias públicas, bem como do respeito aos recursos naturais e ecológicos quando em viagem. 4. Os anúncios não deverão induzir a erro quanto às características específicas do veículo, tais como consumo, velocidade, desempenho, conforto e segurança.

4 Enquanto isso, no mercado: Anúncio Hyundai: Você não dá partida. Dá largada.

5 Audi A HP. Junho de 2002

6 Da elegância à ignorância em 4,9 segundos Julho 2001

7 Ford KaDirija agasalhado que o friozinho na barriga é grande. Chegou o Ka XR 1.6. Simplesmente rápido, muito rápido.

8 Conforto, elegância, estilo. E 180 cavalos de potência, que é pra você não afrescalhar. Novo Golf GTI.

9 Até os mais rápidos vão se surpreender com tanto desempenho (Ford Ka Action - nov. 2002)

10 Peugeot - Melhor anúncio impresso do Prêmio Internacional El Ojo de Iberoamérica (2001).

11 Golf Sport. Transforma garotos em adultos. E adultos em garotos. (junho de 2003)

12 O que é dito nas entrelinhas...

13 A tríade da difusão cultural Historicamente: –Família –Escola –Igreja Mídia

14 Na Califórnia, um homem morreu e outros dois se encontram gravemente feridos, depois de um Nissan, viajando a 150 km/h, ter atingido outro carro, dirigido por um idoso que morreu instantaneamente. Os ocupantes do Nissan haviam acabado de assistir aMais Velozes e Mais Furiosos, e as autoridades policiais locais passaram a patrulhar as saídas de sessões de cinema Mensagem de advertência: em Inglês...

15 Da formação de atitudes à intenção comportamental Crenças Sentimentos Atitudes Intenção comportamental Comportamento 3 Es: Esforço legal Engenharia viária Educação

16 Hierarquia das necessidades - Maslow Auto realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas

17 Conceito de dreamketing Por Gian Luigi Longinotti-Buitoni, Presidente da Ferrari/USA, em HSM Management jun/2001. Premissa de que o sucesso do negócio depende de interpretar e materializar os desejos mais profundos dos clientes. Trata-se de vender uma experiência. Três sonhos básicos: –Reconhecimento social (atrair a atenção) –Heroísmo (identificação com pessoas admiradas) –Liberdade (transcender os limites)

18 Conflito de interesses A Tragédia dos Comuns Cidadão: autonomia X mobilidade Motorista: velocidade e potência X segurança Indústria: vendas X boa imagem Sociedade: mobilidade X sustentabilidade Governo: impostos X cofres públicos (5,3 bilhões de dólares em 2001 no Brasil)

19 Carta aberta à mídia cidadã - Dez/02 A Comissão de Mídia do Fórum de Entidades em Defesa da Vida elaborou em dezembro de 2002 a "Carta Aberta à Mídia Cidadã", documento originário de discussões de mais de trinta entidades presentes na Reunião Extraordinária em Defesa da Vida, realizada dia 4 de dezembro no Auditório da Secretaria de Justiça e da Segurança. Esse documento, que chama à reflexão os veículos da mídia impressa e eletrônica e agências de publicidade acerca de uma postura consciente sobre a temática do trânsito, foi levado posteriormente a empresas e entidades representativas da comunicação social no Estado.

20 ... Nosso apelo reside no reconhecimento de que a mídia publicitária ou comercial tem um poder enorme na formação da consciência da sociedade. Já cumpriu o seu papel pró- ativo quando iniciou-se o debate em relação aos direitos da mulher contribuindo na revolução cultural em todos os lares brasileiros; já contribuiu de forma crítica e propositiva quando o tema foi e é a preservação do meio ambiente e esperamos que mude a abordagem e contribua na construção de uma cultura do trânsito seguro......a) As campanhas publicitárias de comercialização de automóveis devem enfatizar sempre a responsabilidade do futuro proprietário com a utilização do bem que está adquirindo de forma que sua utilização respeite os direitos e os espaços das outras pessoas que circulam no trânsito;

21 b) As campanhas publicitárias devem sempre enfatizar a importância do respeito às normas e regras de trânsito, não porque são leis burocráticas, mas porque são convenções internacionais e sinais que indicam a todos os que circulam naquele espaço como cada um deve se comportar em relação aos conflitos naturais e inerentes o um deslocamento de duas ou mais pessoas; c) As campanhas publicitárias devem reforçar o papel e a função dos agentes de fiscalização porque necessitamos que haja um respeito à autoridade criando o equilíbrio entre as relações e solucionando conflitos;..

22 Proposta que tramita no Congresso Propaganda de automóveis deverá educar para trânsito - A propaganda de veículos, peças, acessórios, combustíveis e lubrificantes poderá ser obrigada a conter frases educativas que façam alusão a alguma das normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro. A proposta é do Projeto de Lei do deputado Chico da Princesa, do Paraná, que, segundo a Agência Câmara, pretende conscientizar os condutores de veículos da importância de obedecer as regras de trânsito. (maio 2003)

23 Como é possível fazer diferente?

24

25 É impossível ser feliz sem grandeza interior. Considerado pelas leitoras de Nova como o melhor anúncio do mês. Junho 2003

26 O carro ideal para sair. Principalmente da rotina. Citroën C3. Intenso como você. Julho 2003.

27 Teoria do Risco-Homeostase Dr. Gerald Wilde, professor emérito de psicologia da Universidade de Queen, em Ontário, Canadá. A teoria: o indivíduo possui um nível de risco tolerado, que escolhe aceitar para maximizar o benefício global esperado de uma atividade. O grau de conduta de correr-se o risco e a magnitude de perdas devidas a acidentes e doenças em função de um estilo de vida do indivíduo são mantidos através do tempo, a menos que haja uma mudança no nível de risco tolerado. Mais segurança percebida = maior risco a ser corrido aceito.

28 Talvez você nunca atinja 300 km/horas. Mas e daí? Nossos engenheiros não trabalham com suposições. Pneus Continental. Junho 2003.

29 Prêmio Detran-RS Publicidade Pela Vida Debate Técnico Volvo "A influência da mídia na segurança ao transito". "Publicitários Pelo Brasil", uma campanha da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade - ALAP - que conclama a classe publicitária a desenvolver sua consciência cidadã e empregar voluntariamente seu talento em prol de causas sociais.

30 Nosso apelo, em defesa da vida: mudem o foco. Criatividade, com certeza, é o que não falta. Que tal somar, também, responsabilidade social?


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