A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA TREVO DE QUATRO FOLHAS A Atuação das Mães Sociais na Redução da Mortalidade Infantil em Sobral - Ceará Francisca Júlia dos Santos Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA TREVO DE QUATRO FOLHAS A Atuação das Mães Sociais na Redução da Mortalidade Infantil em Sobral - Ceará Francisca Júlia dos Santos Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA TREVO DE QUATRO FOLHAS A Atuação das Mães Sociais na Redução da Mortalidade Infantil em Sobral - Ceará Francisca Júlia dos Santos Sousa

2 Programa Trevo de Quatro Folhas É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sobral, Ceará, desenvolvida pela Secretaria da Saúde e Ação Social, que atua com enfoque familiar oferecendo apoio social ao público alvo que se encontram em situação de risco clínico e/ou vulnerabilidade social, residentes na área urbana e rural do Município de Sobral. O apoio social é garantindo pela atuação da Mãe Social e pela contribuição de Madrinhas e Padrinhos Sociais. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sobral, Ceará, desenvolvida pela Secretaria da Saúde e Ação Social, que atua com enfoque familiar oferecendo apoio social ao público alvo que se encontram em situação de risco clínico e/ou vulnerabilidade social, residentes na área urbana e rural do Município de Sobral. O apoio social é garantindo pela atuação da Mãe Social e pela contribuição de Madrinhas e Padrinhos Sociais.

3 Objetivos / Público alvo: Reduzir a mortalidade materna e infantil no município; Garantir apoio social às gestantes, puérperas e crianças menores de dois em risco clínico e/ou vulnerabilidade social; Reduzir a mortalidade materna e infantil no município; Garantir apoio social às gestantes, puérperas e crianças menores de dois em risco clínico e/ou vulnerabilidade social;

4 Redução dos óbitos maternos, fetais e infantis evitáveis Gestão do cuidado nas 4 fases de atenção Materno-infantil Apoio de Madrinhas, Padrinhos e Mãe Social. Apoio técnico e operacional ao Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Perinatal e Infantil Mobilização Intersetorial Estratégias:

5 Apoio Social Madrinha/Padrinho Pessoas da sociedade civil ou empresas que contribuem mensalmente para viabilizar o apoio social às famílias. Essa contribuição é feita ao FMDCA e pode ser descontada do imposto de renda. Madrinha/Padrinho Pessoas da sociedade civil ou empresas que contribuem mensalmente para viabilizar o apoio social às famílias. Essa contribuição é feita ao FMDCA e pode ser descontada do imposto de renda.

6 Apoio Social Mãe Social Pessoas da comunidade selecionada, capacitada e remunerada para atuar no domicílio ou hospital, como cuidadora de gestantes, puérperas e crianças em risco clínico e social, sem apoio familiar. Mãe Social Pessoas da comunidade selecionada, capacitada e remunerada para atuar no domicílio ou hospital, como cuidadora de gestantes, puérperas e crianças em risco clínico e social, sem apoio familiar.

7 Funções da Mãe Social Apoiar gestantes, puérperas e mães de crianças menores de 2 anos (que não possuem apoio familiar) na realização das tarefas domésticas e na orientação dos cuidados com o bebê. Garantir à família condições para: - o exercício da maternagem e paternagem; - fortalecer o vínculo mãe/bebê/família. Funções da Mãe Social Apoiar gestantes, puérperas e mães de crianças menores de 2 anos (que não possuem apoio familiar) na realização das tarefas domésticas e na orientação dos cuidados com o bebê. Garantir à família condições para: - o exercício da maternagem e paternagem; - fortalecer o vínculo mãe/bebê/família.

8 Funções da Mãe Social Período de trabalho: 8 horas diárias no domicílio. Tempo de permanência: de acordo com as necessidades da família. Supervisão: visitas domiciliares para acompanhamento do trabalho das Mães Sociais pela equipe do Trevo. Integração com a ESF. Kit da Mãe Social. Funções da Mãe Social Período de trabalho: 8 horas diárias no domicílio. Tempo de permanência: de acordo com as necessidades da família. Supervisão: visitas domiciliares para acompanhamento do trabalho das Mães Sociais pela equipe do Trevo. Integração com a ESF. Kit da Mãe Social.

9 Capacitação de Mães Sociais

10

11 Capacitação da Mãe Social Comportamento ético junto à família; Cuidados com a gestante, puérpera e recém- nascido e menor de 2 anos Aleitamento materno Desenvolvimento infantil; Cuidados com o ambiente doméstico. Capacitação da Mãe Social Comportamento ético junto à família; Cuidados com a gestante, puérpera e recém- nascido e menor de 2 anos Aleitamento materno Desenvolvimento infantil; Cuidados com o ambiente doméstico.

12 Objetivos da Capacitação da Mãe Social Tornar a Mãe Social apta a: -Desenvolver ações para o fortalecimento do vínculo da gestante e do futuro pai com o bebê; - Oferecer condições para o acolhimento afetivo do bebê; - Respeitar o momento vivenciado pela família com a chegada da criança; Objetivos da Capacitação da Mãe Social Tornar a Mãe Social apta a: -Desenvolver ações para o fortalecimento do vínculo da gestante e do futuro pai com o bebê; - Oferecer condições para o acolhimento afetivo do bebê; - Respeitar o momento vivenciado pela família com a chegada da criança;

13 Objetivos da Capacitação da Mãe Social Tornar a Mãe Social apta a: - Observar os aspectos do desenvolvimento da criança; - Identificar situações de risco para o atraso no desenvolvimento; - Criar oportunidades para a interação da família com a criança; - Evitar acidentes na infância Objetivos da Capacitação da Mãe Social Tornar a Mãe Social apta a: - Observar os aspectos do desenvolvimento da criança; - Identificar situações de risco para o atraso no desenvolvimento; - Criar oportunidades para a interação da família com a criança; - Evitar acidentes na infância

14 Acompanhamento de Mãe Social

15

16 Conclusões O trabalho das Mães Sociais tem se mostrado eficaz e de baixo custo para a redução da mortalidade infantil no município. As pessoas conhecem e reconhecem seu trabalho e o fato de serem mulheres da própria comunidade fortalece o vínculo com as famílias acompanhadas. O principal reconhecimento da sociedade em relação a essa experiência foi a aprovação pela Câmara Municipal de uma Lei que instituiu o Trevo de Quatro Folhas como uma Política Pública permanente de saúde do município. Conclusões O trabalho das Mães Sociais tem se mostrado eficaz e de baixo custo para a redução da mortalidade infantil no município. As pessoas conhecem e reconhecem seu trabalho e o fato de serem mulheres da própria comunidade fortalece o vínculo com as famílias acompanhadas. O principal reconhecimento da sociedade em relação a essa experiência foi a aprovação pela Câmara Municipal de uma Lei que instituiu o Trevo de Quatro Folhas como uma Política Pública permanente de saúde do município.

17 Grata!!! Contatos: (88) – (88) –


Carregar ppt "PROGRAMA TREVO DE QUATRO FOLHAS A Atuação das Mães Sociais na Redução da Mortalidade Infantil em Sobral - Ceará Francisca Júlia dos Santos Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google